Ex-líder da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Tatuí), Lúcia Bonini Favorito é a nova presidente do Sincomércio Tatuí (Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Tatuí). A equipe que dirigirá a entidade já foi formalizada em cartório e aguarda registro no Ministério do Trabalho, em Brasília.
Responsável por ocupar a mesa de negociações representando os interesses patronais, o Sincomércio Tatuí funcionará como mais uma voz em defesa do comércio local, além da ACE, ressaltou Lucia.
“A papelada está em Brasília, nós torcemos para que seja rápido, mas é um processo que pode demorar. Buscaremos trabalhar lado a lado com o sindicato que representa os funcionários”, afirmou a presidente.
De acordo com Lúcia, a abrangência do Sincomércio Tatuí será municipal. Formalizado em 1997, o sindicato representava comerciantes de cidades limítrofes, como Capela do Alto e Quadra.
“Será uma batalha. Após a formalização em Brasília, irei para São Paulo e farei um curso de dois meses. Nós queremos um sindicato humano e que seja atuante na defesa dos interesses dos comerciantes. Não queremos confronto algum com a representação dos funcionários”, reforçou.
Entre as atribuições do Sincomércio, estão a negociação sobre os dias de funcionamento do comércio local, ajustes salariais e horários de trabalho.
“Vamos nos sentar com o outro sindicato para analisar as propostas salariais. Queremos algo honesto e amigo. Os comerciantes de Tatuí batalham muito pelos empregos da cidade, e o nosso sindicato estará nessa jornada”, apontou.
A nova presidente da entidade patronal disse que o sindicato não foi montado “para brigar ou discutir” com os empregados. Para Lúcia, o órgão dará “coerência” à cidade e uma nova base de representação aos comerciantes, que já contam com a ACE.
“Iremos buscar convênios com creches, planos de saúde. A Prefeitura será a nossa parceira. Em breve, anunciaremos novidades do nosso sindicato”, contou.
Segundo a nova presidente, o sindicato ainda não tem como disponibilizar informações como o número de afiliados. Lúcia salientou que a ACE e o Sincomércio Tatuí “possuem atribuições diferentes” e “são duas frentes de trabalho”.
“Vamos batalhar pelos comerciantes em conjunto com o Eric Proost (presidente da ACE). Vamos funcionar em uma sala da Associação Comercial, onde atualmente está instalado o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)”, antecipou.