
Atleta da Academia CheckMat, Lucas Guedes registrou conquista dupla. Ele tornou-se vice-campeão do Campeonato Paulista de Jiu-Jítsu neste mês e o mais novo escalado para disputar a fase seletiva dos Jogos Pan-Americanos.
Guedes obteve o bronze no Paulista no início deste mês. Realizado nos dias 5 e 6 de novembro pela FPJJ (Federação Paulista de Jiu-Jítsu), o campeonato aconteceu no Ginásio “José Correia”, em Barueri. A disputa registrou a participação de atletas de diversas partes do país na modalidade GI (com kimono).
Os competidores estiveram em busca de medalhas e da classificação para concorrer à seletiva do Campeonato Pan-americano de 2017, que acontece nos Estados Unidos. Os escolhidos terão passagens aéreas pagas pela federação.
Guedes é atleta amador e treina com o sensei Ivan Tureck, faixa preta. Ele chegou à final após vencer duas luas. Na última, empatou por 0 a 0 e, por decisão dos juízes, tornou-se vice-campeão na faixa azul, peso pena (até 70 quilos).
A seletiva do Pan-americano está programada para o próximo dia 3 de dezembro, também a cargo da FPJJ. Na ocasião, Guedes e os demais classificados participarão da fase classificatória na mesma modalidade. As disputas acontecerão no Ginásio Poliesportivo “Angelo Favoran”, no município de Itu.
O atleta que representa o município participará da seletiva na categoria máster um (até 70 quilos), na faixa azul e roxa (juntos). Se vencer, ele ganhará as passagens aéreas para disputar o Pan-Americano, nos Estados Unidos, em 2017.
Disputarão esse prêmio somente os atletas campeões, vice-campeões e terceiros colocados do Circuito Paulista e Campeonato Paulista da modalidade. Os competidores são das categorias galo, pluma e pena (faixas azuis e roxas).
Segundo o sensei, a meta de Guedes é conseguir atingir “uma excelente colocação”. “Se possível, sagrar-se campeão”, comentou. Por entender não ser tarefa fácil, Guedes intensificará os treinos nas semanas para atingir o melhor resultado.
O Campeonato Pan-americano está programado para acontecer entre os dias 15 e 19 de março de 2017. A disputa será realizada em Irvine, Califórnia, Estados Unidos, pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation).