Lista de pacientes da Santa Casa é utilizada por criminosos para golpe





A lista de pacientes internados na Santa Casa de Tatuí tem sido utilizada por criminosos para prática de golpes. A diretoria do hospital divulgou na tarde de quinta-feira, 18, que teve o sistema de computadores invadido por “hackers”.

Conforme nota, criminosos obtiveram acesso aos dados que ficavam armazenados nos computadores do hospital. A reportagem de O Progresso tentou contato com os responsáveis pelo hospital, mas não conseguiu obter detalhes sobre o crime, ou de providências adotadas para resolver a questão.

Segundo o comunicado da direção da entidade, criminosos estariam ligando para parentes de pacientes internados (que constam em lista) solicitando depósito em dinheiro. O pagamento teria de ser feito em conta bancária e seria justificado como valor cobrado pelo hospital pelos serviços de atendimento.

A diretoria também informou que comunicou o fato à Polícia Civil, assim que tomou conhecimento do crime. Por conta disso, registrou boletim de ocorrência na tarde do mesmo dia. O caso deverá ser investigado em inquérito.

Por telefone, a gestora geral do hospital, Sandra Maria dos Santos, relatou à reportagem que a diretoria tomou conhecimento da situação na manhã de quinta-feira. Ela reforçou, também, que a equipe de tecnologia de informação da Santa Casa está trabalhando para proteger o sistema contra vulnerabilidades.

Sandra disse que a questão está sendo resolvida inteiramente pela equipe responsável pela informatização do hospital. Também declarou que não tem conhecimento sobre detalhes, uma vez que eles envolvem questões técnicas.

Pelo mesmo motivo, ela não soube informar se o hospital credita o vazamento das informações a uma invasão por “hacker” ou a um possível “furto de dados”. Sandra afirmou que a equipe está verificando o problema.

Em nota, o hospital informou que “nenhuma solicitação de pagamento é feita por telefone”. Nos casos de atendimento particular, esse tipo de procedimento é realizado “diretamente com pacientes e familiares” na sede da instituição.

Há menos de um mês a Prefeitura assumiu a administração do hospital por meio de requisição. A medida foi anunciada no dia 27 de janeiro, depois de a Santa Casa passar por duas greves.

Com isso, a entidade passou a ter administração direta do Executivo. A empresa São Bento Saúde e a então provedora Nanete Walti de Lima deixaram o comando da instituição, oficialmente, após anúncio em evento público.