Levantamento aponta PS com 80% de aprovação de usuários





Oitenta por cento dos pacientes do Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto” aprovaram o atendimento oferecido. Esse é o resultado do primeiro levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde com base em formulários preenchidos por usuários e inseridos nas urnas de críticas e sugestões.

A informação foi divulgada pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, na noite de terça-feira, 18. No discurso de apresentação do fisioterapeuta Ivan Rezende Ferreira como titular da pasta (reportagem nesta edição), o prefeito destacou ações realizadas na área e o diagnóstico.

Conforme o prefeito, 80% das pessoas que passaram pelo pronto-socorro avaliaram o atendimento como satisfatório. Manu disse que a maioria das fichas preenchidas pelos usuários qualificou o serviço dos profissionais como “bom” e “ótimo”.

Também segundo ele, apenas 20% dos pacientes registraram críticas e sugestões de melhoria. “Invertemos a situação de quando pegamos o pronto-socorro”, disse. No início da gestão, o prefeito declarou que o Executivo promoveu uma avaliação entre usuários, registrando 80% de insatisfação.

Manu antecipou os resultados ao então secretário da Saúde para “tranquilizá-lo”. Ele enfatizou que o ambulatório era o “maior problema” da administração no início da gestão. Também por isso, tornou-se um dos principais pontos de compromisso da campanha nas eleições de 2012.

O prefeito disse que precisou realizar muitas ações, com os trabalhos se concentrando na contratação de mais médicos e na revitalização do prédio que abriga o ambulatório.

“Era um local insalubre de se trabalhar, estava um caos. Sofri por mais de um ano e meio”, declarou ele, mencionando que recebia reclamações de usuários diretamente no celular.

Segundo Manu, a Prefeitura resolveu a questão da falta de médicos com “gestão especializada”. Para isso, contratou uma empresa para fornecer os profissionais. Também trocou a gestão do ambulatório, colocando-a sob responsabilidade de Sandra Santos, atual diretora municipal da Saúde.

Com as mudanças, afirmou que a gestão conseguiu “acertar o passo”. “Antes, as pessoas (os médicos) dormiam, não cumpriam horário. Hoje, é um relógio. Atendemos, mais ou menos, 13 mil pessoas por mês, sem atraso”, sustentou.

Outro diferencial do atendimento foi ressaltado quanto à realização dos exames. O prefeito apontou que todos os pacientes – quando necessário – deixam o local com eles nas mãos. Também citou a presença de pediatras nos vários turnos de atendimento.

Por esses motivos, o prefeito afirmou considerar que a administração “conseguiu reverter o quadro de satisfação dos pacientes”. O resultado verificado junto às urnas, implantadas no ambulatório na metade de junho deste ano, leva em consideração apenas a opinião de usuários que preencheram ficha.

A Prefeitura concluiu a apuração na semana passada, quando o prefeito abriu as urnas. Manu é a única pessoa que tem a chave para a abertura das caixas.