Leitores votam em ‘péssimo’ na avaliação sobre ensino tatuiano





Pesquisa virtual realizada ao longo da semana pelo jornal O Progresso, por meio de “O Progresso Digital” mostra que 31% dos leitores avaliaram como “péssima” a qualidade do ensino na cidade. O resultado da enquete foi apurado na tarde da sexta feira, dia 31 de janeiro.

A enquete disponibilizou cinco opções de respostas. As mais votadas foram “regular”, com 27%, e “ruim”, com 22%. Por último, ficaram: “excelente”, com 5%, e “boa”, com 15% dos votos.

A pesquisa online baseou-se na reportagem do dia 23 de janeiro, a respeito de protesto promovido por um grupo de educadores da rede municipal de ensino. A manifestação ocorreu por conta de “descontentamento” dos educadores com relação ao rateio do bônus do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Na ocasião, os professores foram recebidos pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, e pela secretária municipal de Educação, Ângela Sartori. Segundo a Prefeitura, a redução dos valores ocorreu devido ao “crescimento progressivo de escolas e professores na rede municipal nos últimos nove anos”.

A enquete é realizada semanalmente e tem como objetivo mensurar a opinião dos leitores sobre temas de interesse geral. A pesquisa é promovida desde 2005.

Para esta edição, ela traz tema recorrente: a saúde. Nesta semana, a Prefeitura divulgou redução na fila de espera para exames na central de vagas. Em 2013, conforme dados do Executivo, a queda chegou ao patamar de 30%.

De acordo com nota liberada pelo setor de comunicação, os números em 2013 correspondem a 1.438 exames a menos em relação a 2012. A comunicação destacou, ainda, a informação de que “a central de vagas, que sempre foi alvo de muitas críticas por parte da população, vem revertendo” quadro de represamento.

Com base neste tema, o jornal apresenta a seguinte questão: “Você já precisou aguardar por consultas e exames em Tatuí?”. A pergunta abrange o tempo de espera de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), particulares e conveniados e tem como respostas: “sim, muito tempo”, “sim, pouco tempo” e “não tive de esperar”.

O resultado final será divulgado na edição que circula no próximo domingo, dia 9. O parcial pode ser conferido no endereço www.oprogressodetatui.com.br.