Da redação
A partir desta segunda-feira, 6, a Câmara Municipal retoma as sessões ordinárias no plenário, a partir das 19h. É o primeiro encontro ordinário de 2023, após o encerramento do recesso parlamentar que se estendeu entre os dias 2 e 31 de janeiro.
O Poder Legislativo inicia o ano com uma nova mesa diretora, eleita para o biênio 2023/2024, comandada por Eduardo Dade Sallum (PT) – eleito, aos 29 anos, o presidente mais jovem da história da Câmara Municipal de Tatuí – e um novo vereador.
Sallum compõe a mesa diretora para a metade final da atual legislatura, juntamente com o vice-presidente Antonio Marcos de Abreu (PSDB) – presidente do Legislativo nos últimos quatros anos -, com o primeiro-secretário Renan Cortez (MDB) e com o segundo-secretário Fábio Antônio Villa Nova (PP).
O encontro também marca a primeira sessão ordinária de Hiago Daros (PRTB), filho do ex-vereador Nilto José Alves, o Bispo Nilto (legislatura 2017-2020). Daros substitui o agora ex-parlamentar Paulo Sérgio de Almeida Martins, o Paulinho Motos, que assumiu a titularidade da pasta da Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal em janeiro.
Apesar do retorno das sessões ordinárias, a Casa de Leis está em “sessão permanente” desde a segunda-feira, 30 de janeiro. A medida, colocada em prática para auxiliar as famílias desalojadas pelas chuvas do sábado anterior, 28 de janeiro, permite que os vereadores possam ser chamados para votar outras medidas emergenciais a qualquer momento (reportagem nesta edição).