Legislativo aprova a “Rua do Esporte da Capital da Música” em Tatuí

Iniciativa prevê interdição temporária de ruas ou avenidas aos domingos

Alex Leite Mota, propositor do projeto (Foto: AI Câmara)
Da reportagem

Os vereadores aprovaram o projeto de lei 4/2025, de autoria de Alex Leite Mota (União), durante sessão extraordinária na Câmara Municipal, segunda-feira, 14, que dispõe sobre o projeto “Rua do Esporte da Capital da Música” em Tatuí, prevendo a interdição temporária de ruas ou avenidas, aos domingos, entre 6h e 15h, para a prática de esportes e lazer pela população.

De acordo com a iniciativa, a escolha das vias a serem interditadas será definida pelo Executivo, que levará em consideração a segurança e a acessibilidade dos participantes, o impacto no trânsito e a viabilidade técnica e logística.

O projeto tem como objetivos incentivar a prática de atividades físicas e esportivas, promover o lazer e a convivência comunitária, estimular a ocupação dos espaços públicos de forma saudável e inclusiva e fortalecer a identidade cultural de Tatuí como “Capital da Música”, por meio de atividades que poderão incluir apresentações musicais e culturais no período de interdição das vias.

Em sua justificativa, o projeto afirma que a criação do projeto “Rua do Esporte da Capital da Música” é pautada na “necessidade de promover a saúde, o bem-estar e a convivência comunitária entre os cidadãos de Tatuí”.

“A interdição de vias públicas em horários específicos aos domingos visa oferecer um espaço seguro e acessível para a prática de esportes, atividades físicas e recreativas, além de fortalecer o senso de pertencimento e ocupação saudável do espaço público”, declarou o vereador.

“O fechamento temporário de uma via pública cria um espaço de interação onde pessoas de todas as idades podem se reunir para atividades em grupo, como corridas, caminhadas, jogos e recreações diversas”, acrescenta o autor.

Mota e Renan Cortez (MDB) foram à tribuna para comentar sobre a proposta. “Ao olhar de algumas pessoas, pode parecer apenas a interdição de uma rua. Mas, pretendo trazer outro olhar, pois a maioria de nós teve a oportunidade, enquanto crianças e adolescentes, de brincar nas ruas”, iniciou Mota.

“Hoje, a gente ‘briga’ muito contra o sedentarismo. Crianças apenas nos celulares, televisores, computadores, sem a oportunidade de brincar ou fazer atividades físicas”, continuou.

“A gente sabe que a pessoa mais ativa tem melhor qualidade de vida, menos problemas de saúde, mais imunidade, e, no caso das crianças, também diminui o risco da obesidade infantil. Enfim, são vários benefícios. E a minha proposta é trazer um olhar que vai além da qualidade de vida”, complementou.

Em seguida, Cortez, também presidente da Câmara, foi à tribuna e parabenizou a iniciativa, afirmando que a pauta apresentada por Mota existia “muito antes de ele estar aqui nesta Casa”. “É um sonho que hoje está prestes a ser realizado, e isso é muito digno de quem defende o esporte como um instrumento para transformar vidas”, opinou.

O presidente declarou ser um exemplo de que o esporte pode transformar vidas: “Foi o esporte que me salvou, me resgatou, assim como está sendo proposto nesse projeto, que me fez amar o próximo como a mim mesmo, que me trouxe espírito de equipe, a importância de saber cumprir as regras e traçar objetivos, sejam individuais ou coletivos”.

“E quando é feita uma proposta que resgata costumes de esporte e lazer, trazendo também segurança, uma rua especificamente para isso, num determinado momento, num determinado bairro, é algo extraordinário”, disse o vereador.

Cortez ainda argumentou ser preciso “olhar para trás”, resgatar brincadeiras e fomentar nas crianças o coletivo e contato, “pois hoje, infelizmente, há muitas barreiras até para uma criança abraçar a outra”.

Em aparte, Vade Manoel Ferreira (Republicanos), Maurício Couto (PP) e Leandro de Camargo Barros (MDB) falaram sobre a importância da iniciativa, também relembrando os costumes das brincadeiras infantis nas ruas. O projeto foi aprovado e segue para a sanção do prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui