Lar São Vicente inaugura a Praça do Idoso

Autoridades e membros da diretoria descerram a fita inaugural do novo espaço (foto: Diléa Silva)

Em evento na manhã de sábado, 16, o Lar São Vicente de Paulo inaugurou a Praça do Idoso “Pascoalina Alves Ribeiro”. A entrega do espaço marca a continuidade do projeto “Bem-Estar no Lar”, iniciativa promovida pela diretoria há seis anos.

A cerimônia de apresentação do novo ambiente, dedicado ao lazer dos idosos, aconteceu no Centro de Convivência “Nicolau Eleutério”, dento do Lar São Vicente, e também marcou a troca de diretoria da entidade.

O evento contou com a presença dos integrantes da nova diretoria, do ex-presidente do asilo, fisioterapeuta Ivan Rezende, da assistente social da entidade, Mirna Iazzetti Grando, da prefeita Maria José Vieira de Camargo, secretários municipais, voluntários e convidados.

Conforme Rezende, o objetivo do local é disseminar as atividades do programa de saúde preventiva – já realizado pela instituição – e ampliar o espaço para o uso dos assistidos, além de proporcionar mais espaço para a realização da Festa da Caridade.

“Como o espaço (da praça) era fechado, acabava estrangulando e limitando a circulação das pessoas na Festa da Caridade. Ela é um dos principais eventos da entidade e recebe, anualmente, milhares de visitantes. Então, também vai ajudar bastante”, ressaltou.

A praça integra um ciclo de investimentos realizados pela instituição de modo a garantir melhor atendimento ao público interno e externo. A proposta faz parte do projeto Bem-Estar no Lar, iniciativa que completará quatro anos de atividades em julho.

Por meio desse projeto, a instituição oferece oficinas de artes, informática e atividades físicas a pessoas a partir dos 60 anos. Os participantes se encontram, diariamente, no Centro de Convivência “Nicolau Eleutério”, pela manhã.

Conforme Rezende, a praça era um pedido dos assistidos. O espaço também conta com uma academia do idoso ao ar livre e o Espaço de Lazer “Vicente Ribeiro Assumpção”.

“Eles já vinham utilizando a academia e o quiosque, mas faltava este espaço com bancos, ainda mais agradável para a utilização. Agora, com este espaço amplo, dentro da programação diária do Lar, haverá também as atividades na praça”, afirmou Rezende.

A prefeita Maria José salientou que o projeto também possibilita a sociabilização dos idosos. “É um espaço de grande importância, principalmente para a saúde física e mental do idoso. Quando ele vem em um espaço agradável, ele se sente bem”, argumentou a prefeita.

Maria José ainda afirmou que o espaço físico do Lar é “uma referência para nossa região”. “Nestes seis anos, a diretoria foi melhorando, dando manutenção dos espaços mais antigos e finalizou com esta importante inauguração, que é a Praça do Idoso”, comentou.

Por ser aberta ao público, a praça tem como característica estimular a sociabilização dos internos. Rezende argumentou que o espaço possibilitará que os assistidos tenham mais contato com o público externo.

Atualmente, os assistidos interagem com as pessoas em diversas atividades do projeto “Bem-Estar”, além dos eventos como a Festa da Caridade, ou por ações e iniciativas realizadas por voluntários e grupos institucionais.

A iniciativa da instituição conta com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social. O órgão disponibiliza verba específica, por meio do FMI (Fundo Municipal do Idoso).

Conforme Rezende, o dinheiro é proveniente de doações feitas por pessoas físicas e jurídicas, por meio da declaração de Imposto de Renda. O valor é destinado à conta do FMI e distribuído a duas instituições da cidade. Além do asilo, a Casa do Bom Velhinho “Vale da Lua” recebe o recurso.

“Fizemos a terraplanagem, guias, plantação de grama, etapa por etapa. Faltava a finalização com as lixeiras, colocação dos bancos, para que este espaço ficasse concreto, e está sendo muito especial entregar este espaço hoje, que leva o nome de uma benfeitora e que foi nossa assistida, Pascoalina Alves Ribeiro”, concluiu.


Pascoalina A. Ribeiro

O nome do novo ambiente é uma homenagem a Pascoalina Alves Ribeiro, uma das assistidas do Lar do São Vicente de Paulo e “grande parceira da instituição”, conforme lembrado por Rezende.

A homenageada era esposa de Vicente Ribeiro Assumpção, nome dado ao espaço de lazer da instituição. Eles foram doadores de um terreno em uma área rural, o qual a entidade arrenda para plantação de cana-de-açúcar e consegue gerar renda, revertendo os recursos ao pagamento das despesas da entidade.

“Antes, o déficit mensal da casa era coberto somente pela Festa da Caridade. Hoje, a renda permanente do arrendamento do sítio auxilia nos períodos de dificuldade, cobrindo as despesas da casa”, contou.

No final da cerimônia, Rezende agradeceu à equipe de trabalho pelo apoio e participou, na sequência, do descerramento da placa e da fita inaugural do novo ambiente. Na sequência, convidados e assistidos puderam conhecer e usufruir do espaço.