
Da redação
Nesta semana, o Conservatório de Tatuí anunciou a quinta temporada do projeto “Conservatório na Rede”. Com estreia programada para este dia 24, a ação prevê o lançamento de 36 videoaulas gratuitas, de temas diversos e ministradas por diferentes artistas e profissionais das áreas da música e artes cênicas.
O projeto, que teve início em 2021, chega à quinta temporada trazendo nove séries que vão desde leitura e produção musical, aprofundamento sobre instrumentos variados, fisiologia da voz, técnicas de palco e iluminação cênica, entre outras.
Com objetivo de “levar cultura e conhecimento de forma acessível, o ‘Conservatório na Rede’ permite que um amplo número de espectadores tenha a oportunidade de aprender e aprimorar suas noções técnicas e teóricas da área cultural, além de aproximar o público da instituição”, conforme divulgado.
A primeira série do projeto é ministrada por Patrícia Costa. Intitulada “Administração de coro a curto prazo”, a sequência de aulas busca envolver novos participantes em atividades de coral.
A partir de “reflexões, provocações e especificidades dos coros de curto prazo”, a docente apresenta temas como: diferentes formatos de coro; procedimentos, ajustes e particularidades que impactam o êxito de um coro de prazo curto; reflexões e ênfase ao repertório como uma mola propulsora de formações de coral; e, a partir da comparação dos procedimentos de quatro áreas distintas, como é possível dar um novo enfoque para a atividade coral, seja ela tradicional ou de curto prazo.
Com licenciatura, mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Patrícia Costa é arranjadora, educadora musical e diretora cênica.
Como regente, criou e dirigiu por três décadas o projeto coral de instituições como o Colégio São Vicente de Paulo e o Coro Jovem São Vicente a Cappella.
É fundadora e diretora do projeto Coro Relâmpago, voltado para adultos, da Oficina de Música de Aveiro. Desde 2020, reside na Europa, onde vem expandindo sua atuação e método em países como Portugal e Alemanha. E, por meio da junção de linguagens musicais e teatrais, a docente busca aprimorar o canto coletivo expressivo em grupo.
Já a partir de 1º de agosto, o “Conservatório na Rede” lança a série “Introdução à leitura musical”, ministrada por Marisa Ramires. Ao longo das aulas, a professora aborda aspectos básicos da linguagem musical, permitindo ao público “uma leitura simples, prática e integrada da música”.
Entre os temas discutidos, destaque para as quatro propriedades do som, identificação auditivas de sons médios, graves e agudos e leitura de partitura, entre outros temas.
Marisa Ramires é professora de música e mestre pela Unesp. Atua também como palestrante e já publicou livros sobre teoria, harmonia e análise musical.
Já integrou o Projeto Guri como consultora pedagógica e, nos anos de 2023 e 2025, ministrou cursos de aperfeiçoamento e atuou como docente convidada no I Encontro Formativo de Professores, ambos no Conservatório de Tatuí.
Para assistir às aulas, basta acessar o canal do Conservatório de Tatuí no YouTube.