Judocas são tetracampeões nos Regionais





Divulgação

Atletas e senseis celebram títulos consecutivos no evento esportivo

 

Bruno Santi e Marcos Pires são os nomes por trás de um feito. Eles são senseis e técnicos dos judocas tatuianos que obtiveram pela 59ª edição dos “Jogos Regionais” dois títulos. Eles sagraram-se tetracampeões por equipe e na classificação geral. Os resultados são comemorados em “alto e bom som”.

Santi considera que o judô masculino “deu show em Jundiaí”. A cidade recebe, até o próximo dia 11, atletas de quase 60 cidades para disputas em várias modalidades. Tatuí obteve o título seguido com saldo de 10 medalhas obtidas em 11 categorias. Foram sete ouros, duas pratas e um bronze.

Desde 2012, quando os senseis assumiram a função de técnicos, o judô masculino de Tatui vem conquistando prêmios. No primeiro ano de trabalho, Santi destacou que os judocas obtiveram títulos de campeão por equipes e na classificação geral. Os resultados se repetiram em 2013 e neste ano. Em 2014, Tatuí terminou a competição regional campeã por equipe e vice-campeã na geral.

“No único ano em que a ‘Judô Pires’ (academia dirigida pelos senseis) foi responsável também pela equipe feminina, em 2013, as meninas conquistaram o vice-campeonato com três ouros, duas pratas e um bronze”, informou Santi.

Em nota a O Progresso, o fundador da academia afirmou que a “Judô Pires” representa a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Também ressaltou que ela “vem mostrando muita força”. “Com apenas quatro anos de vida, já se tornou uma das academias mais respeitadas da região”, disse.

Nos últimos 40 dias, a academia conquistou diversos títulos. Entre eles, o 3o lugar na classificação geral do torneio de Piedade. Também sagrou-se campeã na classificação geral da III Copa “Kazuo Suga de Judô (torneio organizado pela própria academia com parceria da Secretaria Municipal de Esporte).

A esse período de tempo se somam, ainda, uma medalha de prata obtida nos “Jogos Abertos da Juventude”, pela atleta Pamela Cristina; além dos títulos de campeã na classificação geral do torneio de Capão Bonito e os dos Regionais.

“É muita conquista. Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho e dos nossos atletas. Em 2012, o judô estava sem expressão em Tatuí. Eu, mesmo, lutava por outra cidade fazia cinco anos”, declarou Santi, sobre os títulos.

O sensei afirmou que, a partir do trabalho retomado em 2011, ele e Pires “voltaram a ser respeitados e temidos no esporte”. “Sem contar que, nesses quase quatro anos, realizamos cinco torneios oficiais da FPJ (Federação Paulista de Judô) e cursos oficiais, colocando a cidade no calendário oficial do esporte”, disse.

Santi creditou os resultados também ao apoio recebido do secretário municipal Miguel Lopes Cardoso Junior. Em nota, ele agradeceu, ainda, a equipe da secretaria e ao Clube de Campo, com quem a academia tem parceria.

Cumprida a missão nos Jogos Regionais (com a conquista de dois títulos na categoria masculina), Santi antecipou que a academia tem um novo desafio. Os atletas defenderão a cidade de Piratininga nos Jogos Regionais de Santa Bárbara D’Oeste nas categorias masculina e feminina.