Judô Pires contabiliza conquistas e projeta novos desafios para 2014





Divulgação

Equipe masculina da Academia Judô Pires exibe medalhas conquistadas em competição no ano passado

 

Bruno Santi e Marcos Pires seguiam caminhos distintos no judô há até pouco tempo. A partir do ano passado, uniram-se em parceria que rendeu frutos. Fundaram a Academia de Judô Pires, que contabiliza conquistas.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, eles aumentaram o número de atletas atendidos e de troféus trazidos para o município. Participaram de 12 competições, obtiveram seis troféus gerais, sete colocações por equipe e, aproximadamente, 400 medalhas.

Os números são do primeiro ano do convênio firmado com o município. Com apoio da secretaria, a academia expandiu as atividades e chegou longe numa das competições mais disputadas do Estado, os Jogos Regionais. Neles, conquistou o título de bicampeã geral.

Tudo isso com participação de atletas que são selecionados, preparados e treinados em três ações diferentes. Na primeira delas, os senseis transmitem conhecimentos a crianças e jovens indicados pela Secretaria Municipal de Esporte.

Na segunda, trabalham com meninos e meninas junto ao Clube de Campo; e na terceira, com alunos que frequentam de modo particular a academia.

Os polos de atendimento têm focos diferenciados de trabalho. No Clube de Campo, por exemplo, são atendidas “algumas crianças” de maneira gratuita.

São meninos e meninas selecionados pela equipe que ministra curso de judô na sede da secretaria. A pasta de Esporte fica na praça Paulo Setúbal, 71.

O treinamento no clube campestre é realizado também por Édren Augusto Theotônio. Na academia, as instruções ficam a cargo de Santi e de Pires – este também ministra aulas na secretaria, para jovens indicados pela municipalidade.

As ações têm focos diferenciados, mas com um único objetivo: a formação de atletas. No Clube de Campo, os treinos atraem muitas crianças.

“Porém, o objetivo é a equipe adulta da cidade”, explicou Santi. De acordo com ele, os cursos de judô são voltados a pessoas de diversas idades, a partir de seis anos.

Na secretaria, não há um “número limite de vagas”. Atualmente, 70 meninos e meninas aprendem judô em salas que funcionam em dias específicos.

A sede da pasta municipal recebe crianças às terças e quintas, no período da tarde. À noite, as aulas acontecem somente às quartas.

No Clube de Campo, as instruções são ministradas à noite, às terças e quintas; e na academia (situada na rua Prudente de Moraes, 1.330), às sextas.

“Nós diversificamos os conteúdos e, atualmente, gerenciamos um total de 120 atletas”, disse Santi. Conforme o sensei, os números não contabilizam os estudantes que frequentam curso de judô por meio do projeto “Mais Educação”, desenvolvido nas escolas municipais de ensino fundamental.

Ao longo do ano passado, os alunos que se destacaram compuseram equipes que participaram de 12 competições, sendo duas no próprio município.

A cidade sediou, em junho, a primeira edição da “Copa Kazuo Suga”. Em agosto, a academia trouxe para o município o “Campeonato Regional”.

A disputa aconteceu em Tatuí por causa do apoio da Prefeitura. Ela representou a primeira fase do Campeonato Paulista. Também em 2013, a Judô Pires realizou três cursos voltados ao aperfeiçoamento dos competidores.

Para participar das dez competições fora do município, os atletas da academia contaram com suporte da secretaria municipal. A pasta do Esporte cedeu transporte e alimentação para os judocas que viajaram para outras cidades.

Os resultados converteram-se em troféus e medalhas. “O judô nunca teve tantas conquistas como no ano passado. Nem na época do Kazuo Suga (conhecido treinador de judô) nós tivemos tanta projeção”, sustentou o sensei.

Santi também destacou o trabalho desenvolvido no decorrer do ano passado pela Academia “Adriana Bento”, da sensei de mesmo nome. Essa escola também realiza projeto social, por meio de treinos voltados a alunas atendidas pelo projeto Lar Espaço Feliz, mantido pelo Lar “Donato Flores”.

Para 2014, o sensei projeta novas participações. Razão pela qual os treinamentos foram suspensos apenas na semana entre o Natal e o Ano Novo. “Estamos começando a treinar forte. Neste ano, nós queremos chegar fortes aos Jogos Regionais. Então, já estou compondo as equipes”, comentou.

O objetivo é buscar o tricampeonato da competição. Como preparativo, os atletas locais devem competir fora da cidade e “dentro dela”.

A academia projeta, para este ano, dois novos eventos de judô. O primeiro será a segunda edição da “Copa Kazuo Suga” e o segundo, um amistoso da modalidade.