Um total de 15 jovens – com idade a partir dos 16 anos – começou o ano com “o pé direito”. Eles ingressaram no mercado de trabalho a partir de iniciativa do Departamento Municipal da Juventude. O órgão encaminhou os selecionados para estágios em empresas, por meio do programa “Primeiro Emprego”.
“Realizamos essa ação juntamente com os cursos”, explicou o diretor do departamento, Gustavo Grando Cruz. De acordo com ele, o programa é voltado a jovens que passaram por qualificações diversas, oferecidas pela Prefeitura.
Em 2017, o departamento iniciou programa que permite a pessoas com idade a partir de 16 anos receberem treinamentos específicos. Por meio de parceria com a Femague (Fundação Educacional “Manoel Guedes”), o setor ofereceu capacitação a 500 jovens. Neste ano, a meta é formar mil, pelo menos.
Os cursos têm como objetivo preparar adolescentes para entrar no mercado de trabalho. Eles também são realizados por adultos e pessoas que querem retornar ao serviço. As capacitações são oferecidas gratuitamente, têm cargas horárias distintas e acontecem na Etec (Escola Técnica) “Dr. Gualter Nunes”.
Para ampliar as oportunidades, Grando elaborou o programa de encaminhamento a estágio. Ele é aberto a formandos dos cursos e a universitários. A ação começou a ser desenvolvida em janeiro deste ano e, até o dia 8 deste mês, contava com 15 estudantes compondo o quadro de funcionários de empresas locais.
O programa continua a receber currículos de pessoas interessadas em estágio remunerado. Segundo o diretor, algumas empresas têm buscado, junto ao departamento, indicações para contração de mão de obra.
Os interessados devem comparecer à sede do Departamento Municipal de Juventude, à praça Martinho Guedes (Santa), 12, no centro (antigo Alvorada Clube), de segunda a sexta, das 8h às 17h.
“Já visitei mais de dez empresas para apresentar aos representantes dos departamentos de recursos humanos a proposta. Nós estamos tentando encaminhar os próprios formandos dos cursos para ocupar as oportunidades”, reforçou.
Conforme o diretor, as contratações são feitas por meio do “Jovem Aprendiz”. Trata-se de um programa do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) destinado a encaminhar jovens ao primeiro emprego. Ele é voltado a pessoas com idades entre 14 e 24 anos, contratadas na função de aprendizes.
“Minha proposta para os empresários tem sido de receber deles a demanda. Já me pediram cursos de estoquista e operador de caixa, para oferecer aos jovens. Vamos montando as capacitações na medida em que recebemos as solicitações dos empresários e preparando os jovens para o emprego”.
O departamento ainda promoveu ação em benefício à Santa Casa de Misericórdia. No dia 10 de janeiro, o órgão repassou à intervenção do hospital 180 litros de leite. Os alimentos foram arrecadados nos dias de inscrições dos cursos do programa “Qualifica Jovem”.