Jovem de Tatuí assina contrato e integra time sub-17 do Corinthians

Acordo de João Pedro na categoria de base do ‘Timão’ é válido por 3 anos

JP assina contrato de formação de três anos com o Corinthians (foto: Arquivo pessoal)
Da reportagem

As categorias de base do Corinthians, a partir deste ano, passam a contar com mais um jovem de Tatuí. João Pedro Carneiro de Camargo, também conhecido como “JP”, de 16 anos, assinou contrato para fazer parte da categoria sub-17 do “Timão”.

A assinatura aconteceu na manhã de segunda-feira, 2, no Centro de Excelência em Formação de Atletas, localizado ao Centro de Treinamento “Dr. Joaquim Grava”, onde ocorrem os treinamentos da equipe profissional do clube, na capital paulista.

No momento da assinatura, JP esteve acompanhado dos pais, Marco Aurélio Naves de Camargo e Camila Carneiro, dos técnicos tatuianos Carlos Eduardo de Alvarenga Viana, o Duza, e Jenner Tavares, o Jeninho, além de representantes da empresa que agencia a carreira do jovem.

O contrato do tatuiano com o Corinthians é de formação, sendo válido por três anos. Ainda na manhã de segunda-feira, 2, o acordo foi oficializado ao ser publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Nascido em 4 de abril de 2006, JP começou a treinar futsal no Clube de Campo, aos seis anos, sob o comando de Jeninho. A partir dos sete anos, ele também passou a fazer parte dos treinamentos de futebol de campo, dirigidos por Duza.

“Ele é dedicado. Se esforçava muito e sempre foi inteligente para jogar”, relembrou Jeninho. “O JP sempre foi um jogador de qualidade com a perna esquerda. Ele é ‘diferenciado’ e muito determinado”, completou Duza.

No futsal, Jeninho conta que, desde 2012, o menino sempre teve atuações de destaque e conquistou diversos títulos regionais por diferentes categorias do Clube de Campo e até tornou-se campeão estadual, no ano passado.

Já no futebol de campo, quando Duza deixou de comandar os treinamentos do Clube de Campo para ser responsável por um projeto social esportivo no Jardim Santa Rita de Cássia, JP decidiu acompanhá-lo.

Conforme Duza, entre 2016 e 2017, o garoto queria fazer testes no Corinthians “de qualquer jeito”. A vontade era grande, pois Gabriel Yuske, amigo de JP desde os tempos de treinos no Clube de Campo e no Jardim Santa Rita, já estava nas categorias de base do Timão.

Em 2019, JP chegou a atuar pelo Comercial, de Tietê. No entanto, Duza afirma que o pai de JP costumava dizer que aguardaria o garoto completar 14 anos para ter uma “maturação” melhor e começar a investir nele.

Aos 15 anos, o tatuiano conseguiu uma vaga no Santacruzense, de Santa Cruz do Rio Pardo. Ainda por lá, no ano passado, apesar de ter 16 anos, ele defendeu o time na categoria sub-17 do Paulista.

Ao término da primeira fase, o Santacruzense não conseguiu se classificar e deixou a disputa. Apesar disso, JP foi chamado para jogar a segunda fase do campeonato estadual pelo Sertãozinho, da cidade homônima.

“É muito difícil pela idade (categoria para atletas nascidos em 2005), mas ele conquistou o próprio espaço. O JP foi bem nos jogos contra o Ituano e o Red Bull Bragantino, mas o time não se classificou e ele foi embora”, informou Duza.

Apesar da não classificação, a disputa estadual serviu para a elaboração de vídeos com lances do tatuiano. A partir disso, os empresários da Made In Brazil Sports tiveram uma conversa com o pai e resolveram agenciar a carreira de JP.

Posteriormente, JP passou por uma avaliação de 15 dias no Corinthians, sendo aprovado para fazer parte das categorias de base. Na sub-17 do Timão, terá a oportunidade de reeditar a parceria com Yuske, com quem atuara em Tatuí.

“Uma felicidade imensa em ter no Corinthians dois jogadores que iniciaram comigo desde pequenos”, ressalta Duza. “São frutos que eles mesmos plantaram e colheram, mas é prazeroso para mim, como professor”, concluiu o treinador tatuiano.