Esperado e até justo (vez ser inerentemente positiva à democracia a “fiscalização” da situação pela oposição) que uma espécie de campanha antecipada já comece a ganhar o cenário de todos os municípios em ano pré-eleitoral, como já se observa em Tatuí. Em nosso típico linguajar, “daqui em diante”, notícias não faltarão, portanto.
Em todo e qualquer lugar, neste cenário, cabe à imprensa – equilibrada, responsável e submetida ao princípio basilar da isenção -, meramente relatar os fatos, sem deles tirar conclusões , senão, sobretudo, garantir o direito de manifestação de ambas as partes.
Este é um compromisso a ser religiosamente respeitado por este jornal, baseado já na premissa de manter ressaltada a diferença entre a notícia e a opinião (expressa pela empresa apenas neste espaço devidamente identificado).
Neste sentido, o fato mais significativo a figurar o cenário político em 2023 – e, consequentemente, o noticiário – é a denúncia de supostas irregularidades envolvendo a Santa Casa de Tatuí e a prefeitura com relação à contratação de uma empresa organizacional para atuar na entidade.
O documento acusatório teve leitura na íntegra na sessão legislativa da semana passada e, por conseguinte, repercussão na imprensa. E assim naturalmente acontece, com o devido cuidado de se registrar a manifestação de ambos os lados envolvidos.
Assim o fez este veículo, e desta forma seguirá, assegurando o “respeito”: antes e prioritariamente, ao interesse do leitor, que espera todas as informações sobre a sua comunidade; e respeito aos “agentes” da notícia, aqueles que aparecem, estejam em oposição ou não.
Por sua vez, ainda que, explicitamente, já se observe a (reiterando, “natural”) movimentação política, todas as ações francamente positivas precisam ser também destacadas e, com justiça, reconhecidas – eventualmente, até em espaço de opinião.
Este é o caso de outra situação envolvendo a mesma Santa Casa: a inauguração do Centro de Diagnósticos por Imagem, na quinta-feira da semana passada, 16. O espaço gerou a expectativa de se zerar a fila de espera por exames de imagem no município ainda no primeiro semestre.
O anúncio foi feito pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, já no início do mês, durante apresentação do novo espaço às autoridades eclesiásticas e líderes religiosos locais.
No local, encontram-se disponíveis exames de ultrassonografia, raio-X, tomografia, mamografia, “mapa” (monitorização ambulatorial da pressão arterial), holter (avaliação capaz de monitorar a atividade do coração), ecocardiograma, teste ergométrico e densitometria óssea.
De acordo com o prefeito, atualmente, o município tem fila para todos esses tipos de exames, mas, até então, a prefeitura não conseguia atender à demanda por falta de clínicas especializadas e das limitações do número de exames diários realizados por elas.
“Não é por má vontade da prefeitura que não conseguimos atender. Não tínhamos clínicas suficientes para atender à demanda. Determinada clínica só vende cinco ou dez exames por dia; a outra só vende mais cinco. Tomografia, por exemplo, só conseguimos comprar em torno de 15 por dia, e temos uma fila enorme”, argumentou.
Com a nova clínica, amplia-se a capacidade para 60 tomografias diárias. O espaço ficou pronto no dia 1º de março e, desde então, executa os exames de imagem nos pacientes internados na Santa Casa.
“Para o exame de raio-X, nós temos uma fila de espera de três ou até quatro meses, e, volto a dizer, não é por má vontade da prefeitura. Nós tínhamos o recurso para comprar os exames, mas não havia espaço para fazê-los”, reforçou o prefeito.
Conforme anunciado, os principais benefícios para a população serão a quantidade de exames oferecidos, a celeridade e a alta resolução das imagens. A municipalidade sustenta que o tempo de deslocamento dos pacientes também passa a ser menor e o agendamento pode ser feito por telefone.
O espaço é administrado pela empresa Brasil Laudos Serviços Médicos e o horário de atendimento, das 7h às 19h, além de se manter 24 horas por dia para pacientes da própria Santa Casa. Todos os da unidade hospitalar são beneficiados, sendo 90% atendidos via SUS (Sistema único de Saúde).
“Hoje, temos (a empresa Brasil Laudos) o melhor serviço SUS em Jaguariúna, e a ideia é trazer este mesmo serviço para Tatuí. Nossa missão é tratar todos os pacientes como se fosse um serviço particular, de primeira, e acabar com as filas por exames”, garantiu o proprietário da Brasil Laudos, Marcelo Koshi Yoshimura.
Para os que não estão internados na Santa Casa, o processo de agendamento ocorre após o paciente passar por consultas nas unidades de saúde da prefeitura.
Ele deve levar o pedido médico até a Secretaria de Saúde, que se encarregará de enviar, diariamente, os pedidos ao Centro de Diagnóstico por Imagem, o qual, por sua vez, entrará em contato por telefone com o paciente para agendar o melhor dia e horário para os exames.
“Agendaremos o quanto antes e, se tiver retorno confirmado com o médico do posto de saúde, antecipamos o agendamento. Dos demais, vamos manter agilidade para atender o quanto antes”, declarou o diretor da Brasil Laudos, Clayton Rodrigues.
A interventora da Santa Casa, a médica ginecologista e obstetra Maria Laura Lavorato Matias, pontuou que, com o espaço, os pacientes não precisarão mais se deslocar para a realização de exames por imagem.
Segundo Maria Laura, muitas vezes, os pacientes não estavam em estado clínico adequado para sair do hospital e, por conta disso, a equipe precisava postergar a realização de exames e retardar o tratamento.
“Para nós, da Santa Casa, também é a realização de um sonho poder oferecer o serviço de saúde na integralidade, sem precisar ficar postergando o início de tratamento. Além disso, também tem todo um benefício para toda a rede municipal, já que todos os exames serão centralizados em um único local”, acrescentou ela.
Os pacientes que forem atendidos na UPA (unidade de pronto-atendimento) e precisarem de exames imediatos também serão encaminhados em uma ambulância para o Centro de Diagnóstico e atendidos no mesmo dia.
Segundo Cardoso Júnior, até o dia da inauguração, na quinta-feira, 16, o espaço somava a realização de mais de mil exames de raio-X e além de 500 ultrassons, somente para os pacientes internados na Santa Casa.
Concretizando-se todas as previsões externadas na inauguração, não há dúvida de um grande ganho pelo município, especialmente em relação à população sujeita aos cuidados da Santa Casa – a imensa maioria, portanto.
O novo serviço, finalmente, pelos benefícios vários, merece unânime saudação. Ainda, como se repete à exaustão desde sempre, “mais importante é ter saúde” – muito mais que qualquer política.
Assim, em todas as situações, a Santa Casa deve significar para todos os tatuianos o mesmo que a isenção precisa representar para o jornalismo: algo sagrado!