Da reportagem
A partir deste domingo, 12, a versão impressa do jornal O Progresso de Tatuí ganha um “layout” diferenciado e mais moderno. A mudança dá sequência às adequações implementadas em celebração ao centenário de fundação do periódico (em 30 de julho de 1922).
Recentemente, já em 2023, outra alteração significativa já havia ocorrido, com o encerramento das edições de quarta-feira para um maior investimento no conteúdo digital, por meio do portal de notícias, o qual passou a ganhar mais publicações diárias e com agilidade maior em relação aos fatos reportados.
Para a publicação impressa também se manter “conectada” com os leitores, por sua vez, agora acontecem ajustes no projeto gráfico, visando dar mais destaque aos títulos dos artigos e reportagens e facilidade na leitura.
O desenvolvedor do novo design gráfico, Erivelton de Morais, explicou que as fontes (tipo gráfico das letras) usadas a partir de agora acompanham tendências do mercado editorial, justamente buscando a leitura mais confortável.
“A principal mudança ocorre nas fontes dos títulos e textos, dos artigos e reportagens, que ganham mais corpo. As letras são mais finas que as usadas anteriormente, mas ficaram maiores e mais espaçadas, tornando a leitura mais agradável”, explica o profissional.
Outros elementos gráficos, como os ícones (representação visual de símbolos e imagens), também foram alterados nas páginas para dar mais visibilidade aos títulos dos artigos e colunas de opinião.
“Até então, os ícones das colunas tinham um destaque maior do que o próprio título; a partir de agora, essa iconografia se torna menos evidente nas páginas, dando mais destaque aos textos”, pontuou Morais.
O suplemente “Zoom” também ganha nova roupagem, com fontes diferenciadas dos demais cadernos, e a página de classificados traz um fundo mais claro, também facilitando a leitura e o encontro dos melhores negócios.
“São pequenas mudanças estéticas, mas que trazem mais destaque às matérias, artigos e colunas e, consequentemente, ajudam a melhorar a leitura, dando mais conforto visual”, apontou o designer gráfico.
Ao longo deste século, readequações e mudanças foram parte inerente ao jornal – que resistiu ao tempo, também pela percepção das exigências de cada momento histórico, adequando-se à realidade.
Entre diversas alterações, impôs atualizações em seu logotipo pioneiro, sem, contudo, desrespeitar suas linhas originais. Da mesma forma, teve modificações de formato e sistemas de impressão.
Em 6 de julho de 1986, por exemplo, ganhou o formato padrão nacional de jornais, o chamado standard, que segue até a atualidade. Na sequência, surgiria justamente a edição de quarta-feira, em 7 de janeiro de 1987.
Já o ano de 1988 apresentou um avanço ainda maior: o uso do sistema “offset”, que passou a permitir impressões melhores e uso de fotos, ainda que em preto e branco, com maior frequência.
As primeiras edições em duas cores, por sua vez, começam a surgir em 1993. Em 26 de dezembro daquele ano, a capa era impressa em preto e vermelho, inserindo a cor em espaço noticioso pela primeira vez na história do jornal – sempre na capa e contracapa.
Depois, ampla reforma visual aconteceu a partir da edição de 8 de janeiro de 1995, seguida de uma breve experiência em periodicidade trissemanal, em 1997, concluída no ano seguinte, com a retomada das oito edições mensais.
Ainda em 1997, também marcando os 75 anos da publicação, apresentou-se uma grande novidade: cores na capa e contracapa de todas as edições. A publicação pioneira com uma página toda em cor, contudo, já tinha sido publicada havia mais de dois anos.
Essa página, evidenciando a Igreja Matriz com uma foto de Erasmo Peixoto, marcou a edição especial de aniversário da cidade, na data de 9 de agosto de 1995, embora ainda em caráter experimental – razão pela qual a cor seguiu aparecendo ocasionalmente, até consolidar-se no final de 1997.
Em 7 de outubro de 1998, O Progresso de Tatuí anunciava mais uma mudança de periodicidade: voltaria a ser bissemanal, sendo publicado às quartas e domingos – como permaneceu até janeiro deste ano.
Nos anos seguintes, novas mudanças foram realizadas. A mais significativa, também concretizada por Erivelton de Morais, aconteceu no ano de 2010, quando o “layout” foi revigorado e o logotipo, alterado mais uma vez.
Contudo, uma nova modificação do logotipo ainda aconteceria, em razão dos 90 anos de fundação de O Progresso de Tatuí, dessa vez pelo ilustrador e publicitário Fábio Antunes dos Santos – que havia começado a “dar os primeiros traços” justamente na oficina do jornal.
Já responsável pelas ilustrações de grandes empresas – como Natura, Coca-Cola e por todo o material publicitário e de embalagens do Toddynho –, Antunes dos Santos realiza a modernização final do logotipo de O Progresso de Tatuí, que passa a figurar a capa a partir da edição de 6 de outubro de 2013.
Abaixo dele, também um novo slogan: “O Jornal da Cidade Ternura”, como forma de acentuar ainda mais a ligação do periódico com um dos maiores patrimônios locais, além de manter viva a memória de que cabe justamente ao jornal a herança desse título tão emblemático do município.
O atual logotipo é o sétimo utilizado por O Progresso de Tatuí desde a fundação, em 1922. Além do veículo impresso, ele está presente em todo o material de divulgação da empresa, figurando e unificando visualmente a capa de seus dois veículos: o semanário e o portal de notícias na internet, denominado O Progresso Digital.