Jorge Rizek 25/06/2023

O balão vai subindo
Vai caindo a garoa
O céu é tão lindo
E a noite é tão boa
São João, São João
Acende a fogueira do meu coração
“FESTA DE SÃO JOÃO”


“Tudo depende do esforço. A felicidade que vem de bandeja não tem gosto bom. A felicidade que criamos – esta sim é verdadeira felicidade.”
Shmuel Lemle – “Sementes de Cabala”


China irá comemorar seu aniversário em São Paulo, na próxima sexta-feira, 30, e reunirá amigos daqui e de lá.


As juninas passam agora para julinas e o clube XI de Agosto agendou para 15 de julho sua festa com quadrilha do Fusstat, da Terceira Idade, apresentação de dança coreografada por Ane Frutuoso e Bateria do XI. E mais: show com Aruan e Tiggre, além de barracas de comes e bebes.


A Paróquia São Judas Tadeu está fazendo sua festa junina desde quinta, 22, e segue até domingo, 25, com venda de doces, salgados e refrigerantes.


Kiki, do LéComKré Buffet de Itapetininga, comemorou seu aniversário na festa Thunder com amigos.


O show de Johnny Hooker, que aconteceria no sábado, 17, no Teatro “Procópio Ferreira”, teve que ser adiado por motivo de saúde do artista. E foi remarcado para domingo, 27 de julho, integrando a programação do Fetesp.


Neste sábado, é reinaugurada a loja multimarcas Alternativa.


Dia 8 de julho, no Qualistage, no Rio de Janeiro, acontece uma homenagem a Rita Lee. E o maestro tatuiano Adriano Machado estará regendo a Orquestra Sinfônica Villa-Lobos, com a participação especial de Beto Lee, filho da Rainha do Rock, e Fernanda Abreu.

Além desse projeto, Adriano Machado participa do projeto Tributo Nirvana, que percorrerá o Brasil a partir do mês de outubro, com a banda Supersonics. Entre as cidades agendadas, estão: Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, São José dos Campos, Criciúma, São José do Rio Preto, São Paulo, Poços de Caldas, Brasília, Belo Horizonte, Vitória, Londrina, Goiânia e Ribeirão Preto.


O Sítio do Carroção preparou uma noite especial para receber o show de Tony Gordon, vencedor do “The Voice”, no primeiro “Jazz and Disco”.

A noite começa com o melhor do blues, seguido por Tony Gordon com suas interpretações fascinantes de músicas consagradas nos estilos jazz e soul. A noite terá ainda o DJ Ricardo Amaral, trazendo os clássicos da disco. Reservas e vendas antecipadas.


No Rio, as escolas de samba estão a todo vapor, preparando seus enredos para 2024. Vejam só: Beija-Flor – “Um Delírio de Carnaval no Maceió de Rás Gonguilla”, Mangueira – “A Negra Voz do Amanhã” (homenagem a Alcione), Salgueiro – “Hutukara”, Paraíso do Tuiuti – “Glória ao Almirante Negro”, Portela – “Um Defeito de Cor”, Grande Rio – “Nosso Destino É Ser Onça”, Viradouro – “Arroboboim Dangbé”, Imperatriz Leopoldinense – “Com A Sorte Virada pra Lua, Segundo O Testemunho da Cigana Esmeralda”.


Foi dado o start na sexta, com uma cerimônia aberta na A.A. XI de Agosto, da edição 2023 dos Jogos Abertos da Juventude, que seguem até 1º de julho, reunindo atletas de 350 municípios.


O Espaço Longevitá faz sua festa junina neste sábado, 24, das 10h às 14h, com almoço, mingau de milho-verde com frango, vinho quente e sucos, arroz doce, música, bingo e sorteios. Longevitá fica na Avenida das Mangueiras, 240.


O Coro do Conservatório, sob a regência do maestro Marcos Baldini, faz concerto na Basílica Nossa Senhora da Conceição neste sábado, 24, às 20h. No programa, “Glória RV 589”, de Vivaldi.




TIM-TIM
24 – Altair Benedito Vieira
25 – Renato Azevedo
26 – Alberto Zuzzi / Estevão Henrique Rizek
27 – Neder Rizek / Vera Gasparian
28 – Thais Medeiros / Michele Miranda
29 – João Zuza
30 – Elide Modolo Fiusa / Nivaldo Miranda / Mauro Araújo


NIGHT AND DAY
Praça da Matriz
Sábado, 24
10h às 20h – Feira de Artesanato
11h – Música na Praça
Banda Lira Santa Cecília de Pereira
.
Armazém
Sábado, 24
20h – Niver no Armazém
.
Espaço Longevitá
Sábado, 24
10h às 14h – festa junina
.
Basílica Nossa Senhora da Conceição
Sábado, 24
20h – Coro do Conservatório de Tatuí
.
Teatro “Procópio Ferreira”
Sábado, 24
20h – Camerata de Violões do Conservatório
Domingo, 25
20h – Grupo de Música Raiz do Conservatório
.
Boteco do Bodega
Sábado, 24
21h – Caseli e Bellato
.
Fábrica Rock
Sábado, 24
20h – Rock Zone
.
Boteco do Tuka
Domingo, 25
19h – Domingueira KP
.
G7
Sábado, 24
20h – aniversário do G7
Nando Nunez e Zuaê
.
Centro Cultural
Terça, 27
17h – Roda de Choro
.
Cine Santa Helena
“The Flash”
19h | 21h45 | 2D – dublado

“Elementos”
15h | 17h | 3D – dublado

“Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”
16h | 2D – dublado

“Transformers: O Despertar das Feras”
21h30 | 2D – dublado

“A Pequena Sereia”
19h | 2D – dublado


FALEI E DISSE
“A Xuxa ensinou a ser profissional. Eu via simplicidade nela, como tratava o público com carinho. Hoje, a nossa relação é maravilhosa.”
Letícia Spiller
.
“A porta mais difícil foi abrir a minha vida. Sou uma pessoa reservada, nunca falei sobre o que passei, sobre as minhas conquistas.”
Lorrane Silva, a Pequena Lo, infuenciadora, que lançou seu primeiro livro
.
“Desde que me conheço por gente, lembro do meu pai alcoolizado. Havia uma agressão psicológica muito forte contra a minha mãe. Eu não dormia, ficava esperando que ele chegasse. Quando precisava, eu interferia.”
Rodrigo Hilbert, capa da GQ de julho
.
“Aquele canhotinho escurinho lá, como é o nome dele?”
Vanderlei Luxemburgo, treinador do Corinthians, em comentário racista a respeito do jogador Patrick de Paulo, ex-Palmeiras e agora Botafogo
.
“Se eu tiver condições e for escolhido, posso ser uma opção para sair desse negócio de esquerda e direita. Se ela vai ser vitoriosa, só saberemos em 2026.”
Ratinho Junior, governador do Paraná



A Dezamíes comemorou um mês, fazendo lançamento de coleção com coquetel com delícias de Júlio Homemade e vinhos de Cultura do Vinho.


Tatuí ganhou dois novos espaços em um fim de semana.

Foi inaugurada oficialmente na sexta passada, 16, a Casa África, de Tuca Campos e Way – espaço colaborativo, café, bar, loja, drinques e comidas saudáveis.

Abre de terça a domingo e fica na Maneco Pereira, 385.

O outro foi a Choperia São Bento, que fica na rua São Bento, 700, famosa esquina que já foi a Choperia do Paulinho, totalmente restaurada. Além de salão térreo, tem uma varanda superior e, claro, a famosa calçada que contorna o espaço.

Fotos: Celso Gribel e Clayton Martim



Festa junina do Colégio Anglo, no clube XI de Agosto.


Provar uma experiência gastronômica: eis o diferencial de Eliane Torteria & Cia. Digo isso, pois quem já teve a oportunidade de se deliciar com o famoso pudim de lata ou com as tortas salgadas sabe que estará criando memórias gustativas.

E, graças ao sonho de Eliane dos Santos Pinheiro Miranda e de sua persistência, que hoje em dia amigos e clientes podem comer os pratos doces ou salgados de sua Torteria, que funciona de terça a domingo.

A ideia de abrir o empreendimento surgiu de uma vida inteira de sonhos. “Isso vem da minha mãe, que não conseguiu abrir um restaurante, e crescemos com esse desejo entre irmãs. Costumo dizer que nasci dentro de uma panela, pois venho de uma família de cozinheiras, minha avó, mãe. Quando criança, meu pai administrava uma fazenda de café, e minha mãe e minha avó que cozinhavam para os funcionários; eram, em média, 300 funcionários. Crescemos no meio de tudo isso. Na adolescência, nos mudamos para a cidade, e aí veio o desejo dos meus pais de montar algo. Mas nunca aconteceu. Quando estava com 16 anos, fui embora para São Paulo pra trabalhar como babá e, aos poucos, fui tendo conhecimento, conhecendo pessoas. Aos 19 anos, iniciei meu primeiro trabalho de cozinheira e foquei em estudos, cursos, e fui me capacitando. Aos 23 anos, fui morar em Boituva com uma irmã e trabalhei com a Dona Lúcia, que é irmã do Dela Nona, que descobri atualmente que são daqui de Tatuí”, conta Eliane.

Aos 27 anos, ela foi trabalhar em Salvador, conheceu a comida regional e, em seguida, foi para o Rio de Janeiro, onde fez um curso de chef executivo pelo Senac.

Retornou a SP e trabalhou com grandes nomes. “Me formei em gastronomia pelo Anhembi Morumbi. Foi então que recebi uma proposta de ir pra Portugal, mas não chegamos em um denominador comum. Daí, fui passar uns dias na casa dos meus pais e encontrei uma irmã por parte de pai que tinha nos reencontrado depois de uns 30 anos. Ficamos uma semana lá e foi quando ela falou que iria apresentar o patrão do marido dela, e passou meu telefone para ele, e aqui estou indo pra oito anos em Tatuí. Chegando aqui, minha vida virou de ponta-cabeça. Pois era tudo novo. Muita informação. Casada, filho, sem trabalho, sem amigos, sem família”, relembra.

Foi então que Eliane acabou conhecendo a querida prefeita Maria José, responsável por convidar a empreendedora a ministrar cursos no Fundo Social. “Foi onde conheci muitas das minhas primeiras clientes. Meu primeiro jantar aqui foi na residência da Dona Regina Mantovani, que me abriu as portas e o boca a boca foi me apresentando a mais e mais pessoas. Tenho muita gratidão ao Rizek, que abriu um leque maior na minha trajetória; me sinto honrada! Mas o principal foi as pessoas que abraçaram esse sonho junto comigo. Minhas irmãs Ana Meire, Maria Alice e Débora Pinheiro.

Minha equipe, que tenho tanta gratidão por estarem firme comigo por um propósito, por um sonho. Minhas cunhadas Beth e Ilza, e o Voss, que sempre estão me apoiando em tudo. Meu esposo Nei e o Mauro, meu filho, que aguentam o rojão, que não é fácil. E, é claro, a todos que confiam nessa trajetória até aqui”, agradece Eliane.

Como dissemos, além de oferecer experiências aos clientes, a vitrine recheada conta com produtos exclusivos, desde doces, salgados, aos almoços. Tudo preparado com muito amor e carinho.

E vem novidades por aí: Eliane Torteria & Cia estará presente na Feira do Doce, com o pudim de lata, palha italiana recheada, cuscuz de tapioca, bombom de pistache, éclair, brownie pistache e muito mais.

Haja latinha para tantos pudins!

(Por Maria Eliza Rosa)