Jorge Rizek 18/06/2023

A fogueira tá queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos, gente, rapa pé nesse salão
Traz a cachaça, Mané!
Que eu quero ver
Quero ver paia avoar
“SÃO JOÃO NA ROÇA”
(Zé Dantas / Luiz Gonzaga)


“Felicidade não é uma euforia constante. Felicidade é uma plenitude interna por estar fazendo o que se veio a fazer neste mundo.”
Shmuel Lemle – “Sementes de Cabala”


Está programado, de 21 a 30 de julho, o 28° Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo), com 12 propostas selecionadas, espetáculos, convidados e oficinas.

Os trabalhos selecionados são:

“A Vaca é Notícia” – Grupo Alta, “Chão Brasil” – Cia. Teatro Tal& Pá, “Estuário: Entre Íntimos e Imaginários” – Coletivo Negranças, “Hoje É Dia de Maria” – Contante Grupo Teatral, “Inimigas Públicas: Memórias de Chumbo” – Cia Andarilhas, “Insetos” – Grupo Os Sete, “Mentira.Br: Um Estudo de Caso” – Bando de Mentirosas, “Mercado Ojá: Um Campo de Mandinga” – Coletivo Teatral Girantes, “Rastro Coletivo” – Turma 74, “Tecendo Miçangas, Contando Vidas” – Companhia de Teatro Flor do Asfalto, “Tremores sobre A Luz dos Vaga-Lumes” – Coletive Avertere, “Vila Rica ou a História de um Coração que Quer ser Ocupado” – Cia. Quase Poética de Teatros.


O Teatro “Procópio Ferreira” apresenta neste sábado, 17, o show de Johny Hooker em “Clube da Sofrência”, uma homenagem à cantora Marília Mendonça. A entrada é gratuita. Os ingressos estão esgotados.


O Clube de Campo faz sua festa julina dias 21, 22 e 23 de julho, com a banda Styllus e shows diários com Embalo de Galpão (sexta), Léo e Júlio e Nando Nunez (sábado), Chris e Beto, Ivan e Gustavo (domingo).


Neste fim de semana, acontece a 13ª Festa das Nações, no Centro de Eventos, em Cerquilho. Quem está na barraca dos EUA é Sakata Barbecue.


Está agendada para 1° de julho a festa julina do Colégio 11 de Agosto, com show de Júlio e Thiago na quadra de esportes do colégio.


Já foi anunciada a data da segunda edição do “Aqui é Porco”, da Cowpig. Será dia 7 de outubro, em Boituva.


Também em 7 de outubro, é a segunda edição da “Casa do Polengue”, no clube XI de Agosto.


A Dezamíes está completando um mês de vida na cidade e fez um coquetel em comemoração para seus clientes.


Vamos dançar neste domingo à tarde no Balleteatro Fred Astaire, que promove mais uma de suas tardes dançantes. Um encontro de amigos, alunos e professores para praticar e dançar forró, samba, bolero e outros ritmos.

A entrada é R$ 25 e homens devem levar bebidas e as mulheres, um prato doce ou salgado.


A loja Ana Banana está fazendo uma campanha – “Aqueça o Inverno de quem mais precisa” – para doação de agasalho. A cada peça doada, você preenche um cupom para concorrer a um vale-compras de R$ 5.000 na loja.


A Associação Cerveja Livre realiza neste sábado, 17, e domingo, 18, o “Botecos no Parque”, com mais de cem rótulos de cervejas, comidas de boteco e música ao vivo, no Parque Campolim, em Sorocaba. A banda tatuiana Cherry Bomb estará por lá, além de Grupo KKS, 4Strings, DJ Phill, Cassinho e Alta Deriva. A entrada é gratuita.


Será aberta neste sábado, 17, a Choperia São Bento, com cervejas, chope artesanal e porções.


Voss está fazendo trabalhos de cerimonial/celebrante em vários casamentos da cidade, entre outros, um casamento na chácara Roma Tecelagem, mês passado, e dos professores Diana e Eduardo.


Tony Gordon, que ficou conhecido nacionalmente como vencedor do programa “The Voice”, em 2019, fará um show exclusivo no Sítio do Carroção, dia 1º de julho.

Ele tem diversos trabalhos autorais em mais de 30 anos de carreira.

Tony é filho de Denise Duran e Dave Gordon, importantes cantores da noite na história da música brasileira.




TIM-TIM
17 – Márcia Ribeiro / Fausto Jubran / Patrícia Campos / Angélica Falchi
18 – Paulo Borges
19 – Raquel Silva Araújo / Silas Hessel
20 – Fátima de Souza
21 – Aline Saroba
22 – Theo Coelho
23 – Maria Aparecida Silva Araújo


NIGHT AND DAY
Bangalô
Sábado, 17
22h – Os Botequeiros
.
Boteco do Bodega
Sábado, 17
21h – Aruan e Tiggre
.
Bodega
Sábado, 17
23h – Luiz Miguel e Daniel
DJ Felipe Mello
.
Fábrica Rock
Sábado, 17
21h – banda João do Caminhão
Homenagem aos Mamonas Assassinas
.
Beco
Sábado, 17
21h – banda Simphony
.
G7
Sábado, 17
20h – Gabriel Rodrigues
.
Boteco do Tuka
Sábado, 17
20h – Pegada do Pretinho
.
Pagofunk
Domingo, 18
19h – Domingueira KP
.
Clube XI de Agosto
Sábado, 17
11h – festa junina Colégio Anglo – Tem Leão no Arraiá
.
Colégio Objetivo
Sábado, 17
15h – festa junina
.
Teatro “Procópio Ferreira”
Sábado, 17
20h – Johnny Hooker
Clube da Sofrência
Homenagem a Marília Mendonça
.
“Cine Bibi”
Domingo, 18
17h – “O Jardim Suspenso”
Terça, 20
19h30 – “A Revolução da Discoteca”
.
Casarão
Domingo, 18
12h – Tardezinha no Casarão
Feijoada com KiPresença
.
Praça da Matriz
Sábado, 17
11h – Música na Praça
Banda Drone (rock pop)
.
Cine Santa Helena
Transformers: o Despertar das Feras
18h45 | 21h15 | 3d – dublado
“A Pequena Sereia”
16h | 2D – dublado
“Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”
16h15 | 19h | 2D – dublado
“Velozes & Furiosos 10”
21h45 | 2D – dublado


FALEI E DISSE
“O samba não está na pauta dessa molecada ouvindo trap, que está no Tiktok. Minha ideia é mudar isso.”
Marcelo D2

.

“Nossa mãe viveu a vida de cem mulheres.”
Beto e João Lee, filhos de Rita Lee

.

“A cabeça do comediante é parecida com a cabeça do psicopata. A diferença é que a gente não mata. O humorista sempre vai incomodar.”
Marcos Veras

.

“O Brasil é o país que mais mata a comunidade LGBTQIAB + no mundo. O Brasil é recorde em assassinato e também recorde em busca por conteúdos homossexuais nos sites de pornografia.”
Armando Babaioff



Casamento de Giovanna e Rafael

Na sexta da semana passada, 9, a Basílica Nossa Senhora da Conceição ficou superlotada para a cerimônia religiosa de Giovanna Godoy e Rafael Paccola.

A noiva usou um belíssimo vestido da Nova Noiva. A igreja foi decorada com flores brancas e velas, por Raquel Flores. A trilha foi executada pela Camerata Bravo Tatuí.

A maioria dos convidados ficou hospedada no Hotel Del Fiol e seguiu para a festa com van organizada para transportes até a Colina das Estrelas, onde todos foram recepcionados no salão nobre com quitutes e jantar assinados por Kiki LécomKré.

Os doces e bem-casados eram da grife Clara & Cia.

Após os brindes, agradecimentos, discurso surpresa feito pelo irmão da noiva, a dança dos noivos. Depois, entrou no palco a banda Sexta Dimensão, que fez com que a pista ficasse lotada, seguida do DJ Wagner Machado, que só terminou após as 4h da manhã.

Os noivos seguiram em lua de mel para Maragogi e Porto de Galinhas.


Thunder Remember com Rita Lee Cover, sábado, 10, no clube XI de Agosto.


Festa de São João do Bemfica

Três dias de festa na Praça da Matriz com quadrilhas e barracas típicas, além da escolha de miss e mister caipirinha.


Elaine Fonseca comemorou aniversário na quarta, reunindo familiares e amigos.


Numa das esquinas mais charmosas de Tatuí, fica o Maracamex, de Vânia Mara Rodrigues e Vanessa Regina Rodrigues. O espaço, que funciona de segunda a sábado, das 17h30 às 23h30, surgiu na pandemia quando, da comida brasileira, as proprietárias partiram para a comida mexicana.

“Já que tínhamos raízes mexicanas na família e sempre fizemos diversos pratos, vimos a oportunidade de trazer essa gastronomia, que, ao contrário do que a maioria pensa, vai muito além dos tacos e burritos. São pratos com muito tempero e que trazem a ancestralidade e toda sua sabedoria de uma das culinárias mais antigas e mais consumidas no mundo”, conta Vânia.

Então, surgiu a escolha do nome. “Maracangalha foi o nome dado quando abrimos em 2018, com uma parte de bar e restaurante, focados em comida brasileira. Devido à música de Dorival Caymmi e sua brasilidade, quando a pandemia surgiu e precisávamos sobreviver, trouxemos a comida mexicana e tudo se encaixou. Maraca é o instrumento mais usado na música mexicana pelos mariachis, que são instrumentos tipo ‘chocalhos’, e então vimos que deixaríamos um pedacinho do maraca e agora mexicano, então surgiu o Maracamex’”, dizem as sócias.

Em outubro de 2021, foi inaugurado o novo espaço temático, com a representação da Cidade do México, a Vila do Chaves, um salão mariachi.

Além da comida ser preparada diariamente, as tortilhas são artesanais, o espaço apresenta a história do México em sua temática, há uma fonte dos desejos que foi reproduzida de Oaxaca.

Vale lembrar que o antigo Maracangalha surgiu do nada, quando as proprietárias viram uma casinha simpática enquanto procuravam imóveis. “Ligamos, visitamos e ficamos! O Maracamex surgiu da urgência de um espaço maior, hoje com capacidade para cem pessoas sentadas e bem confortáveis”, afirma Vânia.

Para quem não sabe, Vanessa e Vânia são irmãs que sempre gostaram de viajar e conhecer culturas diferentes, o que as fez sair de suas carreiras de marketing e de analista de sistemas para estudar a gastronomia. “Largamos empregos estressantes pelo que amamos, que é conhecer uma cultura pela gastronomia”, afirmam.

E vem novidade por aí… “Estamos alinhando algumas coisas na cozinha para produção em grande escala, para oferecermos franquia em breve, com tudo feito em Tatuí”, adiantam as entrevistadas.

O Maracamex possui cardápio com a autêntica comida mexicana, contando com pratos autorais, assim como os drinques, como o famoso “Fantasma da Ópera”, “Passeio de Balão”, entre outros.

A visita vale muito a pena!



Nasceu para brilhar…

Nasceu Cecília, Cecília Paques, a nossa eterna porta-bandeira.

Cecília é arte.

Cecília é cultura.

Cecília é a raiz do Carnaval tatuiano.

Cecília é o presente que ganhei no Carnaval que se foi.

O Carnaval foi e ficou o encanto de uma amizade concreta.

Cecília, iniciou sua arte juntando-se com a nobreza do samba tatuiano, os Breves, Rolim, Vagalume, e o resultado sempre foi a entrega e o comprometimento com sua arte.

Uma rainha na avenida, num espetáculo inesquecível, e volto ao tempo e a vejo com seus mestres-salas.

Cecília deslizava, bailava e flutuava com gestos graciosos cheia de elegância e charme ao carregar o pavilhão, enquanto o mestre-sala a cortejava, protegia e evoluía em uma dança de sedução, no qual a finalidade principal era a proteção da bandeira e de sua parceira. E assim inúmeros tatuianos se destacaram nesses postos — e muitos até podemos dizer que se eternizaram —, por conta de suas apresentações memoráveis na história do Carnaval tatuiano: Edo, Paulinho Vagalume, Sérgio Vagalume e Dito Jackson.

Na Imperiais do Samba, ao som da potente Maria Helena, nossa inesquecível “Bá”, encantou Tatuí e todo o interior do Estado.

Cecília, a cultura agradece os 20 anos dedicados à passarela, o samba a reverencia e para você os meus aplausos.

Hoje, iniciando seu novo ciclo Cecília me mostra a leveza de seus 84 anos de brilho, postura e encanto.

Cecília, saúde!

E que continue a desfilar em meu coração, fazendo parada para aquele bate-papo rápido e de doces abraços.

Amo você!

Por Sidney Luis Paques