Jorge Rizek 13/07/2024

Me sinto livre no escuro
Espero por você
Só me desculpe que talvez
Eu possa te esquecer
Essa piscina é rasa
Só não me deixe em casa
Eu sou curiosa
Tontom perigosa
Eu tô tão doida pra te ter
Seu cheiro me pira
Já virou mania
Viciada em você
“TONTOM PERIGOSA”
(Antônia Perissé de Farias)


“Ao invés de enxergar o negativo, veja o positivo. Segure a ansiedade que surge com o medo de ser julgado e não deixe a possessividade te dominar.”
Shmuel Lemle – ‘Sementes de Cabala’


Em agosto… De 7 a 11, acontece, no Aeroclube de Tatuí, o 11º Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea.


E as festas julinas continuam acontecendo. Neste sábado, 13, tem “Arraiá em Casa” com Rose Araújo e Amigos, em Boituva.


Ivone Selau também faz seu arraiá no dia 13, no Jardim Bela Vista.


O pesqueiro Recanto dos Verdes promove sua festa julina no dia 20, a partir das 19h, com comidas típicas, bebidas e música ao vivo com Wilson e Renan.


Ana Maria Vila Nova comemora seu aniversário com uma feijoada no Bosques do Junqueira.


A edição “Tatuí Rodeo Music 2024” acontece de 1º a 3 de agosto, no Espaço de Eventos do Lar Donato Flores.

Os shows programados são: dia 1º, Os Menotti, sendo que a entrada será um quilo de alimento não perecível, que será destinado às obras do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí. dia 2, será Us Agroboy e Don Juan; e, no dia 3, fechando o evento, Luan Pereira e DJ Guetto. Ingressos na Coxinha Real do centro e do Boqueirão, Boteco do Bodega, Oklahoma e no link da bio no Instagram oficial.


Na programação do Fetesp (Festival Estudantil de Teatro), um show com Assucena, na Praça da Matriz (“Índia – Tributo a Gal Costa”), na quarta, 24 de julho. Um show com releitura do álbum “Índia”, lançado em 1971.


O “Asia Festival”, uma celebração cultural que reúne tradições, música, dança de países da Ásia, acontece no dia 3 de agosto, na Praça da Matriz, a partir das 11h.


A banda Simphony celebra os dez anos de carreira no dia do Rock, 13 de julho, no Centro Hípico de Tatuí, com a presença das bandas: Aléxia, Revoltrio, Black Tequila, Índigo, Kuadhra 30, Mad Daze e DJ Ricardo Amaral.

Uma megaestrutura está sendo montada no local, além de praça de alimentação, espaço para flash tattoo, exposição de carros antigos e motos customizadas. A Simphony vai encerrar o evento com um repertório exclusivo. Ingressos na bio do Instagram!




TIM-TIM
13 – José Duarte / Bruna Cardenas
14 – Giovanna Hessel / Rodrigo Correa / Bernadete Elmec
15 – Luciana Holtz, Pires
16 – Xuxa / Orlando Neto
17 – Rodrigo Pedroso / Tiago Ferreira
18 – Ary Roberto Pinto
19 – Fábio Rotta / Daniel Junior
20 – Mercês Rocha Leite / Luís Duarte Azevedo


NIGHT AND DAY
Praça da Matriz
Sábado, 13
11h – Especial Dia Mundial do Rock
Banda Sentido Horário
.
Centro Hípico de Tatuí
Sábado, 13
19h – Simphony 10 Anos Festival
Banda Simphony, Índigo, Revoltrio, Aléxia, Mad Daze, Black Tequila, Kuadhra 30 e DJ Ricardo Amaral
.
Emílio
Sábado, 13
12h – Almoço no Emílio
16h – Que tal um Samba?
Grupo Melanina
22h – Doctor House
DJ Cali
.
Bodega
Sábado, 13
23h – Baile dos Brutos
DJ Beto Sam, DJ Vovô, Richard Cerda
.
Cercatrova
Sábado, 13
21h – Wave 2.0
.
Casa África
Sábado, 13
23h – Aloha Night
Especial Julina
.
G7
Sábado, 13
21h – Grupo Zuaê, Léo e Júlio, Gustavo Campos
.
Fábrica Rock
Sábado, 13
21h – Megazord
.
Praça Anita Costa
Domingo, 14
10h – Projeto Tradição e Raiz
Ciê Paiva
.
Cine Santa Helena
16h30, 19h, 21h30
“Divertidamente 2”
17h, 19h15
“Meu Malvado Favorito 4”
21h – “Twisters”


FALEI E DISSE
“Na pandemia, sem poder me apresentar nos palcos, só sobrevivi graças ao que recebi pela execução em rádio.”
Jorge Vercillo
.
“A vida é um aprendizado. Eu, que tive um grande acidente de helicóptero e quase fiquei pelo meio do caminho, resisti e estou aqui tentando ser forte.”
Danton Mello
.
“Quando tinha 20 anos, pensava que estaria usando bengala aos 63.”
Antonio Banderas
.
“Já sofri preconceito, mas, à medida que você mostra o seu trabalho, ela vai caindo por terra. Meu maior trunfo é minha música, e não quem eu sou.”
Lauana Prado
.
“Só lembro quando acordei na UTI, depois de o pior já ter passado.”
Tony Ramos
.
“O brasileiro vai ao restaurante para se divertir, comemorar, conhecer o lugar. O francês vai mais para criticar, para dizer a verdade.”
Erick Jacquin



Feira do Doce

Estive na abertura oficial da Feira do Doce e fui homenageado através de vídeo que gravei há um tempo, contando como foi a ideia e o início do evento. No encerramento, durante a entrega dos certificados aos produtores de doces, também recebi uma homenagem. Agradeço ao prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, secretário da Cultura e Turismo e Aprodoce por essa honraria.

É emocionante ver um projeto criado por nós chegar ao décimo ano, sem interrupção.

Bom, vamos contar um pouco sobre esse projeto… Quando vereador, já vislumbrava criar um evento com produtos da cidade, que tivesse apelo turístico e que levasse o nome de Tatuí além da região. Nossos “doceiros” sempre me chamavam atenção: Belarmina, com os doces ABC; Luxa, com seus bolos de festa; Celina, com seu bolo xadrez; Cida, com suas balas de alfeniz; e outros tantos, com seus doces caseiros, feitos no fogão a lenha e no tacho, no fundo do quintal: goiabada, marmelada, laranja, figo, mamão.

Pesquisei no cadastro da prefeitura e vi que poucos tinham inscrição. Poucos queriam participar.

Aí veio o Departamento de Cultura. Resolvemos fazer uma feira de domingo – a primeira na Praça da Matriz. Reunimos quase 20 doceiros. Na segunda, na Praça da Santa, não mais que seis. E a ideia da feira fracassou. Mas não desisti.

Levei o tema para ser discutido no Comtur, e, durante anos, foi assunto de debate, e a vontade do Conselho de Turismo era fazer outra versão da feira na área de exposições do Centro Cultural.

Foram até criadas as comissões, mas também não saiu do papel.

O primeiro projeto que fiz era para acontecer no clube XI de Agosto. Tinha visto uma feira da Unimed lá e visualizei como o lugar ideal. O tempo passou, mas a vontade de fazer, não.

Em 2013, no governo do prefeito José Manuel Coelho, quando entrei como diretor de Turismo e Cultura, em conversa sobre o assunto, ele topou e autorizou a realização da feira.

E aí, junto com a equipe da secretaria, planejamos, corremos atrás dos “doceiros” e fizemos o evento. Entre feira e festa, ficou “Festa do Doce”. Paralelo à festa, criamos também as apresentações musicais – afinal, Tatuí é a Capital da Música.

O conceito do evento seria um espaço de negócios, uma vitrine para os produtores de doces, não uma quermesse. Uma feira para desenvolver o trade turístico e trazer recursos para a cidade, além de criar empregos. Era um evento com conceito.

Do primeiro evento, com 42 produtores, até a última edição, com 65.

Com o sucesso do evento, sugerimos a criação de uma Associação dos Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce), para fortalecer e responder pela classe. E aí está ela, fazendo seu papel.

O evento tem muito a crescer ainda, hoje já está a nível estadual, mas queremos ele a nível nacional.

Para isso, temos que criar um espaço de eventos para abrigar e fomentar mais produtores e doces diferentes, um local com uma boa infraestrutura para atender aos turistas.

Nossos hotéis, no último fim de semana, estavam lotados. E tem muitos itens a acrescentar na feira: cozinha experimental, troca de receitas de família, concurso de bolo confeitado, ringue de briga de bolo, loja de suvenires…

E contar com grandes marcas que trabalham com doces, como União, Nestlé, Garoto, Lacta, Walita, Arno, Brastemp, Tramontina, Sicao e por aí afora.

Vamos aguardar. Sonhar não custa nada, assim como sonhamos e realizamos a “Feira do Doce”.


Ariane Campos reuniu amigos no Emílio, na véspera de feriado, para comemorar seu aniversário.


Noventa atletas saltando a 16 mil pés com três aeronaves voando em ala durante três dias de evento enfeitaram o céu de Tatuí, onde aconteceu o 3º Tryout, de 28 a 30 de junho.


João Alcântara também festejou na segunda, 8, seu aniversário, no Garden do Emílio, com muitos amigos.


Guilherme Elmec celebrou seu aniversário na última semana, reunindo familiares e amigos.


Cida Brandão comemorou aniversário no último fim de semana.


Marcello Antony virou notícia em todos os meios de comunicação depois que esteve em Tatuí, no “Espelho, Espelho Meu”, para realizar uma harmonização facial.

O ator e agora corretor imobiliário em Portugal mostrou o resultado ao vivo no programa “Fofocalizando”, do SBT. A equipe de jornalismo esteve na cidade e registrou tudo.


Um dos empreendimentos mais antigos de Tatuí abriu suas portas há mais de 45 anos e mantém a tradição até os dias de hoje. Dona Nena Restaurante foi fundado pela própria Nena, que começou a fazer seus salgados no fundo de sua casa, entregando para alguns comércios locais na época. “Logo, ela e meu avô tiveram a ideia de abrir o próprio negócio, com venda direta de salgados e refeições”, conta o neto de Dona Nena e sócio do local, Evaldo da Costa Silveira Junior.

“Nossos produtos são todos feitos e produzidos pela família, assim como os salgados e refeições. Diria que nosso diferencial seria a qualidade, sendo tudo preparado no dia, tudo fresquinho e bem caseiro, eu diria que é a real comida de vó”, destaca o entrevistado.

O espaço funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta, das 8h30 às 13h30, aos domingos, e fica na avenida Doutor Salles Gomes, 365.

Evaldo explica que, recentemente, a “Dona Nena” se rendeu às redes sociais. “Hoje vocês podem nos encontrar no Google, Facebook e Instagram, decidimos expandir de tanto nos pedirem isso. Lá traremos muitas coisas novas e legais, teremos alguns menus diferentes em dias especiais, entre muitas outras coisas”, diz.

“Eu, como sócio e neto da dona Nena, queria demonstrar o orgulho e admiração que tenho por ela, uma pessoa simples, de origem humilde, do interior do Rio Grande do Sul, de uma cidade chamada Serafina Corrêa, saiu bem cedo de casa com seus 14 anos pra tentar algo melhor pra sua vida. Uma mulher de índole incomparável, um caráter invejável e uma garra que nunca vi igual. Admiro não só como neto, mas como mulher, mãe, avó, empresária e ser humano. Ela nos ensina muito todos os dias, sobre como levar a vida da maneira mais íntegra e leve. Queremos agradecer a todos os clientes e amigos que nos seguem por anos e anos.

Daqui o nosso muito obrigado de toda a equipe Dona Nena”, finaliza.

Nós também agradecemos a Dona Nena por compartilhar suas delícias conosco!

Coluna com colaboração de Maria Eliza Rosa