Jogos Escolares retomam atividades antigas

Pira dos Jogos Escolares de Tatuí foi acesa durante do evento no ginásio da Associação Atlética XI de Agosto (foto: AI Prefeitura)

Com o intuito de promover a integração e a cooperação entre os alunos da rede municipal de ensino por meio de atividades esportivas, o primeiro “Jogos Escolares de Tatuí”, disputado entre segunda-feira e quarta-feira da semana passada, 4 e 6, permitiu a retomada de atividades “antigas”.

O evento realizou a disputa de 17 modalidades, entre elas, algumas pouco comuns ao público infantojuvenil, como o arremesso de pelotas, recreação com bexigas, cabo de guerra e queimada.

Além dessas atividades e das modalidades convencionais – como basquete, jogo de damas, corrida de 50, 75, 100, 200 e 400 metros de distância, salto em distância e tênis de mesa -, foram promovidas disputas de boliche, jogos eletrônicos, minobol (vôlei adaptado) e xadrez.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior, “a ideia era diversificar, oportunizar e proporcionar um leque maior de atividades aos estudantes, para que eles pudessem sair do convencional”.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, o evento reuniu, ao todo, mais de 2.000 atletas, estudantes de 24 escolas municipais.

As disputas foram divididas por faixa etária, envolvendo ensino fundamental I, de alunos do quarto e quinto ano, e II, do sexto ao nono ano.

A abertura do Jogos Escolares de Tatuí aconteceu na manhã do dia 4, no ginásio da Associação Atlética XI de Agosto, com a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo, autoridades locais e integrantes da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento Municipal de Esporte.

Os hinos Nacional e a Tatuí foram executados pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob a regência de Mário Almeida Júnior. A prefeita falou sobre a importância do evento e pediu aos alunos que valorizem o aprendizado e a dedicação ao esporte.

“O esporte carrega consigo essa magia de construir famílias, preenchendo lacunas, ensinando valores, multiplicando alegria, mostrando que a vida pode ser completa e mais feliz quando se tem alguém ao seu lado”, declarou.

“O esporte é muito mais que socialização, educação, lazer e saúde: ele engloba tudo isso e mais um pouco, pois esporte é vida e feito de vidas”, complementou Maria José.

Em seguida, o aluno David Bryan Vidal Bernardo, do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam), fez o juramento dos atletas e o árbitro Marcelo José Almeida Oliveira, o juramento dos árbitros.

A chama olímpica, símbolo na história dos Jogos Olímpicos, representando a paz, a união e a amizade, foi conduzida através de uma tocha por duas personalidades esportivas do município até o acendimento da pira, quando a prefeita declarou abertos os Jogos Escolares de Tatuí.

Os responsáveis por acender a pira olímpica foram o tatuiano Thyago Vieira, jogador profissional de beisebol da seleção brasileira e do time Chicago White Sox, da MLB (Major League Baseball) – a liga norte-americana da modalidade, e William Drudi, pivô do XI de Agosto/AABT/Tatuí, com passagens pela seleção nacional e equipes como VIVO/Franca Basquete, São Paulo e Minas Tênis Clube, além de atuar no Chile, México e China.

As disputas se estenderam até o dia 6. Entre as modalidades promovidas aos estudantes do ensino fundamental I, as Emefs “Paulinho Ribeiro” e “Sarah Campos Vieira dos Santos” venceram quatro e três disputas, respectivamente.

Já as competições realizadas aos alunos do ensino fundamental II foram “dominadas” pelo Nebam e pela Emef “Lígia Vieira Camargo Del Fiol”. Das 25 atividades oferecidas aos estudantes do sexto ao nono ano, as duas unidades escolares alcançaram a primeira colocação em 20.

Conforme o secretário Cardoso Júnior, todos os alunos que participaram dos Jogos Escolares de Tatuí receberam medalhas, assim como as 24 instituições de ensino foram premiadas com troféus.

O titular da pasta afirma que o evento esportivo foi melhor que o esperado e que “os estudantes ficaram maravilhados”. “Um sonho realizado. É muito gratificante proporcionar essa oportunidade aos alunos da rede municipal de ensino”, concluiu Cardoso Júnior.