
Da reportagem
Cinco jogadores de basquete tatuianos integraram o time sub-16 da Liga Desportiva Paulista da modalidade na 10ª Copa José Ordenes, competição realizada em Santiago, no Chile, entre os dias 3 e 8.
Os atletas do município que compõem o time são: Matheus Poles, Leonardo Freitas, Kristian Drumond, Marcos Vendrameli e Paulo Miguel Camargo, os quais, atualmente, atuam na categoria sub-16 do Grupo BT/Clube de Campo, o Basquete Tatuí. Os outros sete atletas da equipe são de cidades vizinhas.
De acordo com Aline Cardoso Poles, mãe de um dos jogadores (Matheus), a oportunidade de integrar a equipe foi a partir de uma seletiva com aproximadamente 300 atletas.
As seletivas foram realizadas na liga realizada na região de Sorocaba, onde o presidente da entidade aprovou os atletas de Tatuí para representarem o país.
Ainda conforme Aline, os custos da viagem foram oriundos de ações realizadas pelos pais, como venda de rifas e pizza. “O que não arrecadou todo o valor, arrecadou um pouco, e o restante foi custeado por cada pai”, complementou ela.
A LDP ficou em sexto lugar, entre as 16 equipes participantes, e participou de cinco partidas. Na primeira, perdeu para o Boston College por 96 a 45; na segunda, venceu o Colo Colo por 99 a 36; na terceira, ganhou do Llolleo por 104 a 65; na quarta, foi derrotado pelo San Luis por 71 a 57; e na quinta, venceu o JMM por 84 a 83.
De acordo com Aline, o filho ser selecionado “foi uma gratificação muito grande”. “Eles tiveram pouco tempo de seletiva, pois começou no final de agosto e foi até novembro, cada mês com uma seletiva, e apenas no final de novembro tivemos certeza de que os cinco de Tatuí iriam para o Chile”.
“Ele já está no basquete desde após a pandemia e pretende seguir carreira, com a gente investindo, como a arrecadação para essa competição, e valeu muito a pena. Um aprendizado e experiência muito grande, com eles voltando muito mais maduros. Nós sempre o apoiamos. Conheço os pais dos outros atletas, que estão apoiando e incentivando para ajudar no sonho deles”, complementou ela.
Já Drumond, um dos atletas do evento, expressou “imensa gratidão pela convocação para disputar um torneio internacional no Chile”. “Essa oportunidade representa muito mais do que uma viagem ou competição: é o resultado de muito esforço, disciplina e dedicação diária aos treinos”, afirmou.
“Cada treino intenso, cada correção e cada desafio enfrentado ao longo do caminho contribuíram para esse momento tão especial”, acrescentou.
Já a mãe de Freitas, Renata Paula Freitas Barros, disse que a convocação “foi uma alegria imensa pelos desafios enfrentados na seletiva”.
O filho afirma que “foi um sentimento muito gratificante ser convocado pra essa seleção. Meu dia a dia de treinamento é muito intenso, fico bastante tempo na quadra e na academia diariamente”.
Outro jogador da equipe, Camargo, conta que receber a notícia da convocação foi “um momento de muita felicidade e gratidão”. “Fiquei realmente emocionado, porque sei o quanto eu treino e me dedico todos os dias, tanto nos treinos com a equipe quanto fora deles. Nada disso acontece por acaso, e essa convocação veio como a prova de que o trabalho e o esforço sempre devolvem”, argumentou.
Sobre a rotina de treinos, ele declarou que “é bastante intensa”. “Procuro dar o meu melhor em cada treino, focando não só na parte técnica e física, mas também em evoluir mentalmente dentro de quadra”.
“Mesmo fora dos treinos oficiais, continuo trabalhando, buscando melhorar e aprender mais, porque sei que cada detalhe faz diferença”, sustenta.
O jogador também comentou que deseja se tornar profissional no basquete. “Sei que o caminho ainda é longo, mas essa convocação me motiva ainda mais a continuar treinando forte, acreditando no processo e correndo atrás dos meus sonhos”, disse.
Outro jogador tatuiano convocado, Poles, falou que o sentimento de ter sido convocado “é de muita alegria”. “A experiência no Chile foi única! Grande aprendizado, a bagagem voltou cheia de novos amigos e força para continuar lutando!”, comentou.
O atleta também disse que “o dia a dia é de bastante treino, tanto na academia para preparo físico, quanto nas quadras nos tênis de basquete”. “Pretendo e luto buscando para seguir a carreira, é um caminho muito difícil, mas sempre peço para Deus abrir as portas, e a ajuda dos meus pais é muito importante e me motiva a cada dia para eu seguir em busca do meu objetivo”, acrescentou o jogador.
Finalizando, Vendrameli, outro tatuiano convocado, disse que receber a notícia foi “uma das maiores emoções da vida”. “Todo o esforço nos treinos, as dificuldades, o cansaço e a dedicação valeram a pena. Sou muito grato aos meus treinadores, colegas de equipe e à minha família, que sempre acreditaram em mim e me apoiaram em todos os momentos. Essa viagem representa não só uma conquista esportiva, mas também um grande aprendizado pessoal”, disse o atleta.
A mãe do jogador, Nathalia Vendramelli Miranda, afirmou que, como pais que acompanham o filho em um campeonato de basquete no Chile, foi uma experiência “inesquecível e muito emocionante”.
“Ver de perto o quanto ele se dedicou, treinou e lutou para chegar até esse momento encheu meu coração de orgulho. Cada jogo, cada desafio e cada conquista mostraram o crescimento dele não só como atleta, mas também como pessoa. Sou imensamente grata à equipe e a todos que tornaram essa viagem possível. Volto para casa com o coração cheio de gratidão, alegria e a certeza de que o esporte transforma vidas”, finalizou Nathalia.







