Jd. Santa Rita de Cássia é escolhido para abrigar 17ª Emef do município





A 17ª Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) de Tatuí será construída no Jardim Santa Rita de Cássia. A unidade terá capacidade para atender aproximadamente 350 alunos do primeiro ciclo (1º ao 5º ano) e será edificada com recursos próprios.

O Executivo está finalizando o projeto de construção, conforme informou a O Progresso o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu. Em entrevista no sábado, 17, ele afirmou que as obras podem começar ainda neste ano.

Manu destacou que a escola representa a segunda proposta idealizada e a ser viabilizada pela administração atual na área da Educação. As três creches inauguradas neste ano haviam sido fruto de convênio assinado pela gestão anterior. “Este já é um projeto Manu e Ângela Sartori”, citou.

O primeiro projeto anunciado como próprio (elaborado pela atual administração) é a “maior creche do município”, também no Santa Rita.

A previsão é de que seja investido R$ 1 milhão na construção da nova unidade de educação infantil. Já para a Emef, a Prefeitura ainda não definiu valores.

Antecipou, contudo, que a unidade terá 11 salas e 1.800 metros quadrados de área construída. O Executivo estuda instalá-la numa área ao lado da futura creche. “É uma escola que eu quero deixar como modelo do nosso governo”.

De acordo com o prefeito, o projeto está sendo elaborado pelo corpo de engenheiros da municipalidade. Ele disse que não contratou nenhuma empresa de engenharia para desenvolver a planta de construção. “Nossa equipe está fazendo os projetos elétrico, hidráulico e estrutural”.

Manu fará o anúncio oficial em setembro, em data a ser agendada pelo Departamento de Comunicação e Gestão Estratégica. Na ocasião, divulgará a planta do prédio e detalhará o projeto. “A população verá a qualidade dessa escola, fruto de trabalho da nossa secretária junto com o prefeito”, disse ele.

A Prefeitura deverá utilizar recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para as obras. “Nós temos o recurso, do qual podemos utilizar 40% para construção. Os outros 60% são para folha de pagamento”, detalhou.

Caso seja necessário, o prefeito disse que poderá pleitear verbas junto aos governos estadual e federal para complementar os valores. “Durante o processo, vou batalhar para conseguir concluir essa obra”.

Atualmente, Tatuí conta com 16 escolas municipais. O ensino fundamental, no entanto, é oferecido em 24 unidades mais o Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, o número chega a 24 porque oito instituições de ensino funcionam na zona rural e são vinculadas a unidades urbanas.

A entrega da última Emef em Tatuí aconteceu no dia 23 de abril de 2010. Denominada de “Allan Alves de Araújo”, a unidade fica no bairro Tanquinho, atende alunos do 6º ao 9º ano, tendo sido concluída por meio do “Convênio PAC” (Programa de Ação Cooperativa), da Secretaria de Estado da Educação.