
Neste domingo, 27, às 14, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí apresenta show especial no teatro “Procópio Ferreira”. O espaço fica à rua São Bento, 415, no centro.
A apresentação tem coordenação de Rodrigo Ursaia e integra a programação da 56a Semana da Música. Os ingressos são vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada).
O show especial contará com obras de Léa Freire (“Vatapá”), Dom Salvador (“Depois da Chuva”), Rodrigo Ursaia (“Acepipe”), Léo Ferrarini (“Praiana”), Vinícius Dorin (“Gota Serana”) e quatro obras de Rosa Passos: “Dunas”, “Morada do Samba”, “Verão” e “Samba com Pressa”.
A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí é formada por Léo Ferrarini (piano), Felipe Brisola (contrabaixo), Everton Barba (bateria) e Rodrigo Ursaia (saxofone, flauta e coordenação), Lucas Chagas (violino), Breno Cavalcanti (flauta), Rodrigo Parente (saxofone), Pablo Marques (trompete) e Arthur Rita (trombone). Para esta apresentação, o grupo contará com participação especial de Ana Lessa, Luciana Canizella e Lucy B. (voz) e Fabio Leal (violão).
No concerto, a Jazz Combo apresentará uma faceta menos conhecida da obra de Rosa Passos. “Reconhecida internacionalmente como uma das principais intérpretes da música brasileira atual, Rosa é também uma compositora inspiradíssima e de uma sensibilidade única, e é isso que o programa pretende demonstrar”, disse Ursaia em nota enviada pela assessoria do Conservatório.
Cantora, compositora e violinista, Rosa nasceu e viveu cercada de música na capital da Bahia, Salvador. Desde os 5 anos envolvida com música, Rosa conquistou plateias nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. Em 1972, sua composição “Mutilados” ganhou o 1o lugar no festival da Universidade da Bahia.
Sua primeira obra veio em 1979, junto com o compositor Fernando de Oliveira, parceiro de longa data, com o álbum “Recriação”. Em 1991, baseada em Brasília, lançou seu primeiro CD, “Curare”, contendo clássicos da MPB que incluem compositores como Tom Jobim, Ary Barroso e Carlos Lyra, entre outros.
Em 1996, lançou o CD “Pano pra Manga”, solidificando uma preciosa parceria com o grande violonista Lula Galvão, também de Brasília. No total são 17 álbuns, o último sendo lançado em 2013, “Samba Dobrado”, com composições de Djavan e em homenagem ao próprio.
Rosa tem uma vasta experiência no exterior, tendo se apresentado na América Latina, Europa, Ásia e Estados Unidos, também ao lado de grandes nomes da música mundial, como Ron Carter, Paquito D’Rivera, Yo-Yo Ma e Henri Salvador entre outros.
O concerto integra a Semana da Música, evento que será encerrado neste domingo, 27. A programação prevê, no total, oito concertos especiais. Em todos eles, alunos da instituição são destacados como solistas. Parte deles fará apresentação neste domingo, às 20h. Na data, os estudantes vencedores do Prêmio Incentivo à Música de Câmara, coordenados por Míriam Braga, fazem concerto.