Jazz Combo homenageia ‘ícones’ da MPB

Jazz Combo, grupo do Conservatório fundado no ano de 1992 (foto: AI Conservatório)

O Jazz Combo do Conservatório de Tatuí apresenta nesta quarta-feira, 19, o concerto “Compositores Brasileiros”, uma homenagem a alguns dos nomes mais consagrados da música popular brasileira. O grupo sobe ao palco do teatro “Procópio Ferreira” às 20h. A entrada é gratuita.

“O concerto ‘Compositores Brasileiros’ presta uma homenagem a uma parcela importante da matéria-prima da MPB. Estes senhores têm um papel fundamental na formação estética do estilo e seguem nos surpreendendo com novos ritmos e sonoridade particulares”, comenta o coordenador do grupo, Cláudio Sampaio “Cambé”.

A seleção musical inclui: “Tema Teimoso”, de João Donato; “April Child”, de Moacir Santos; “Improviso” e “São Salvador”, de Milton Banana; “Bebê”, de Hermeto Pascoal, com arranjo de Zimbo Trio; “Gershwin”, “Voo dos Urubus” e “Minas Train”, de Toninho Horta.

“Teremos, ainda, obras de Paulo Malheiros e Hudson Nogueira, professores e compositores do Conservatório de Tatuí”, acrescentou.

Criado em 1992, a Jazz Combo reúne alunos e professores dos cursos de MPB/jazz da instituição em torno do “resgate da história da música popular brasileira”, além de desenvolver composições e arranjos inéditos.

Nascido com o sobrenome “Combo” (do inglês “combination” – combinação em português), o grupo tem formação não convencional e a missão de “propagar” a música instrumental.

“Cambé” iniciou os estudos em 1979, com o professor Francisco Belculfiné, o “Chiquito”, na Corporação Musical União dos Artistas de Itu (SP).

Posteriormente, estudou na classe do professor Edgar Baptista dos Santos, “Capitão”, no Conservatório de Tatuí, onde formou-se em trompete clássico.

Na mesma instituição, atuou como primeiro trompete da Big Band por 15 anos e primeiro trompete e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica por um ano e meio.

Participou de várias turnês e apresentações pelos Estados Unidos, Canadá, Itália, Mônaco, Escandinávia, tocando no Copenhagen Jazz Festival e Aarhus International Jazz Festival, com a Brazilian-Scandinavian Jazz Orchestra, com a Big Band Paulista Funk Como Le Gusta, Espanha-Madrid e festival de Jazz de Ascona Suíça. Atualmente, é professor de trompete MPB/jazz no Conservatório.