
Da redação
Jaime Pinheiro, artista plástico com décadas de realizações nas mais diversas linguagens culturais – sobretudo na cenografia –, realiza a abertura da exposição “Visões do Imaginário” na noite desta segunda-feira, 8, às 19h, no Centro Cultural – Edifício Alvorada.
A mostra é concretizada através do edital municipal de cultura Exposição de Artes de Tatuí “Josué Fernandes Pires”, da prefeitura, promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
Com entrada gratuita, após a abertura, os trabalhos de Pinheiro podem ser contemplados pelo público até o dia 30, das 9h às 17h, à praça Martinho Guedes (Praça da Santa), 12, no centro.
A exposição soma um apanhado de diversas expressões artísticas de Pinheiro, como desenhos, bonecos, rascunhos, pinturas, ilustrações, esculturas, cartazes, adereços e outros objetos.
“’Visões do Imaginário’ é uma pequena mostra da minha trajetória no caminho das artes, em suas mais variadas formas. Uma paixão que surgiu na infância e segue por toda a extensão da minha vida”, comenta Pinheiro.
“Nesta exposição, compartilho um pouco dessas memórias, antigas e atuais, pessoais e profissionais.
É uma pequena retrospectiva, onde apresento algumas obras de muito valor pessoal”, segue o artista.
No mesmo espaço, Pinheiro ainda preparou um pequeno ateliê para demonstrar aos visitantes, crianças e adultos, algumas técnicas de trabalho.
O realizador
Jaime Pinheiro é graduado em educação artística, com habilitação em artes plásticas e especialização em design. Trabalhou como professor de cenografia e teatro de animação na Universidade de Sorocaba de 2008 a 2010 e 2012.
Atuou como cenógrafo no Conservatório de Tatuí desde a década de 90, responsável por projetar e executar cenários para concertos, shows, festivais e teatro. Na mesma instituição, manteve curso de cenografia e adereços.
Pinheiro também foi professor de desenho, técnicas de materiais expressivos, fundamentos da expressão artística, desenho de observação e cenografia na Associação de Ensino Tatuiense, de 1996 a 2010.
Além disso, participou de diversos projetos para teatro, shows musicais, espetáculos de dança, teatro de animação e vários outros eventos para diversos grupos artísticos, como o Esparrama, Cia. Mútua, Coletivo Cê, TV Cultura, Encantoria, Baleteatro Mônica Minelli, Fred Astaire e Pindorama.
Durante vários anos, esteve à frente da cenografia do renomado Festival de Inverno de Campos do Jordão, promovido pela secretaria da Cultura do estado de São Paulo.
Também fez direção, cenografia e bonecos dos espetáculos “Pedro e o Lobo” e “Cruzada de Crianças”, assim como bonecos, cenografia, figurinos e adereços para Ingrid Koudela, em espetáculos nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2012.
Ainda trabalhou nas óperas “Dido e Enéias”, de Henry Purcell (2009), “Orfeu no Inferno”, de Jacques Offenbach (2011), e “A Peste e o Intrigante”, de Mário Ficarelli (1985).
Pinheiro atua e desenvolve pesquisas na área de teatro de animação, com trabalhos apresentados em São Paulo, Santa Catarina e Portugal.
Tem trabalho autônomo como ilustrador e em artes gráficas, além de projetos especiais na área de design, como troféus, móveis, ambientes e arquitetura, como o saguão do Conservatório de Tatuí, entre outros.
Realizou as instalações cenográficas do Museu Histórico de Tatuí e foi coordenador do Festival Estadual de Cururu, do Conservatório de Tatuí.
Entre inúmeras premiações ao longo da carreira, Jaime Pinheiro já foi laureado pelo Mapa Cultural Paulista como autor do melhor cenário do Estado de São Paulo, no ano de 2000.