Da reportagem
Os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços) e demais taxas municipais para o ano de 2023 já estão sendo entregues pela prefeitura, por meio da Secretaria de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho.
A O Progresso de Tatuí, o gestor da pasta, Aniz Eduardo Boneder Amadei, informou que, em 2023, a prefeitura está aplicando reajuste de 6,72% no IPTU em comparação com o do ano passado.
A atualização, conforme Amadei, não contém nenhum aumento. Ele explica que o índice representa o número oficial da inflação no Brasil, em relação ao ano passado, e ocorre de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido mês a mês pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O reajuste deste ano ficou 4,02 pontos percentuais acima do praticado em 2022, quando o Executivo atualizou o IPTU em 10,25%. Na ocasião, a correção também se referiu à inflação medida pelo IPCA.
O prazo de vencimento da parcela única, com 10% de desconto para o pagamento à vista, é no dia 15 de março. O mesmo prazo é para a primeira parcela, para quem optar pelo pagamento de forma parcelada (em até dez vezes).
Ainda é possível fazer a opção pela parcela única, com 5% de desconto no pagamento à vista, até o dia 15 de abril. Ele pode ser feito no Banco do Brasil e nas demais instituições bancárias, inclusive online, ou nas casas lotéricas. A taxa de coleta, remoção e destinação de lixo não prevê desconto para pagamento à vista.
Neste caso, com menor desconto, o contribuinte pode “pular” o pagamento do mês de março, levando em conta que, em abril, a parcela única englobará todo o valor lançado para o imóvel.
Conforme o secretário, todos os carnês de IPTU, ISS e taxas para o ano de 2023 já foram entregues, de acordo com os endereços de correspondência indicados nos respectivos cadastros da prefeitura.
No entanto, se o contribuinte não recebeu o carnê, ou no caso de ter sido extraviado ou perdido, o secretário lembra que “o contribuinte poderá, de forma rápida, fácil e sem filas, gerar uma segunda via destes impostos no site da prefeitura (www.tatui.sp.gov.br)”.
Os contribuintes que não receberem o carnê podem emitir a segunda via pelo site, clicando no link “serviços online” (localizado na parte superior do site), na opção “IPTU Digital 2023”, e digitando o número da inscrição (que se encontra na capa do carnê de IPTU do ano passado). Aí, deve-se selecionar as parcelas em atraso e clicar no ícone impressora.
Amadei salienta ser importante, antes de iniciar a impressão do imposto, certificar-se de que as informações correspondem ao imóvel desejado. Na mesma opção (serviços online), também é possível emitir a segunda via de boletos e débitos pendentes de impostos em atraso.
O secretário ressalta que, caso o contribuinte e ou algum familiar não tenha acesso à internet, pode ir ao CAC (Centro de Atendimento ao Contribuinte), no paço municipal, que fica na avenida Domingos Bassi, 1.000, Jardim Junqueira, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, ou entrar em contato com o Departamento de Cadastro, pelo WhatsApp (15) 3259-8429 ou pelo e-mail cadastro@tatui.sp.gov.br.