Nesta segunda-feira, 4, e terça-feira, 5, taxistas de Tatuí deverão passar pela verificação periódica anual de taxímetro. Realizada pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), a ação acontece, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 15h, na rua Padre Ernesto, sem número, no Jardim Fortunato Minghini.
A ação também visa aferir a mudança de tarifa nos veículos, determinada pela Prefeitura, para garantir que o consumidor não pague mais caro pela corrida. Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência.
O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do Ipem (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.
Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar alvará de estacionamento fornecido pela Prefeitura; certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel); certificado de verificação do Ipem, referente ao exercício de 2016; GRU quitada; comprovante de endereço; e guia de serviço fornecida por oficina credenciada autorizada para execução das atividades no exercício de 2017 que efetuou a mudança da tarifa.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221-7995 ou pessoalmente na sede da Delegacia de Ação Regional do Ipem, em Sorocaba, na avenida Américo de Carvalho, 58, no Jardim Europa, em Sorocaba.