Dilea Silva
Nesta quinta-feira, 23, começa o projeto de incentivo à cultura e educação Comunidades Criativas – apoiado pelo Instituto CCR e CCR SPVias – que utiliza o grafite como forma de expressão e faz uma reflexão sobre diversidade e inclusão em 22 instituições de assistência social de 21 cidades brasileiras.
No trecho da SPVias, o projeto será realizado nas cidades de Itapetininga, 23, na Instituição Parada Jovem e em Tatuí, 24, na escola estadual Altina Mainardes Araújo.
De acordo com a concessionária, na primeira etapa, o projeto realiza uma oficina de orientação, onde todos os envolvidos “arregaçam as mangas” para produzir desenhos sobre diversidade e inclusão e, após a votação popular, o desenho vencedor é escolhido para o “Dia do Grafite”. A ilustração mais votada será, então, grafitada pelos próprios participantes.
A concessionária destaca que a escolha do grafite para discutir a diversidade e a inclusão não é por acaso. “A arte urbana já se mostrou uma experiência didática que estimula a reflexão e o pertencimento. No Comunidades Criativas este envolvimento acontece a partir das oficinas de orientação, passando pela etapa de produção das ilustrações temáticas, pela votação popular e pelo Dia do Grafite, ponto alto do projeto”, ressalta a concessionária.
A etapa final será a distribuição gratuita do livro Comunidades Criativas, que reunirá os 22 muros grafitados e os desenhos feitos pelos participantes, mostrando um panorama interpretativo das 21 cidades sobre o tema.
“Por meio do projeto Comunidades Criativas, iremos apoiar a criatividade e uma abordagem do ponto de vista educacional e inclusivo. Apoiar a arte de grafitar é estimular a criatividade e abrir caminhos para a socialização, por meio de projetos como estes apoiados pelo Instituto CCR”, destaca Ariane Teles, analista de responsabilidade social do Instituto CCR.
O Comunidades Criativas é uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e patrocínio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.