Inscrições para ‘Tatuí­ Open’ encerram-se na próxima sexta, dia 14





Seguem até o dia 14 deste mês, as inscrições para o 7º “Tatuí Open de Dardos”, evento que acontece a partir das 13h do dia 15, um sábado, no Grando Sports. As disputas podem ser acompanhadas pelo público. O endereço do local da competição é a rua Rio de Janeiro, 520, na vila Santa Luzia.

Promovido pelo TatuiDarts Club, o torneio aceita inscrições pela internet, ou por telefone. Segundo Danilo Serafim Alves, que atua na organização, os atletas devem entrar em contato pelo e-mail tatuidarts@hotmail.com, ou 3205-2338.

Os atletas devem direcionar os pedidos de informações – e preenchimento de fichas de inscrições – para Verônica ou Paulo Maeda. Quem preferir, pode confirmar presença em evento criado em rede social (Facebook). A taxa de inscrição é de R$ 30.

Até o momento, o evento conta com 12 inscritos, sendo quatro deles mulheres. Segundo Nathan Perks, que também ajuda na organização e compete, caso haja inscrições de cinco mulheres, acontecerá um “Open Feminino”.

Caso o número de participantes permaneça (de quatro), as mulheres serão realocadas para disputas nas chaves masculinas. “No ano passado, as mulheres tiveram ótimo resultado, Verônica Maeda ficou entre as primeiras colocadas na classificação geral”, destacou Alves.

A expectativa dele e de Perks quanto às inscrições é a mesma das edições anteriores. O clube quer atingir 20 dardistas inscritos na categoria masculina e cinco na feminina.

Também há ansiedade em torno da participação, ou não, de dardista de renome. A organização espera que Diogo Portela (competidor carioca) participe da disputa em Tatuí. Ele competirá, ainda, na “Copa América” e na “Copa Caribe”.

Os vencedores receberão troféus que são adquiridos pelo clube e cedidos aos campeões (das categorias masculina e feminina) com o valor arrecadado das inscrições. Conforme Alves, 50% do total arrecadado é utilizado na premiação.

Ainda segundo ele, o torneio também garante vaga ao campeão para o “Campeonato Brasileiro”. “O evento foi criado para proporcionar aos tatuianos maior facilidade para a prática, no sentido de não precisarem se locomover para disputarem campeonatos, além de atrair os melhores competidores de todo o Estado”, destacou Perks, um dos fundadores do clube local.

A organização informou que não há uma expectativa de público. Conforme Perks, as disputas são acompanhadas por quem está no local (o Grando Sports), amigos e parentes dos convidados. Entretanto, o torneio é aberto ao público.

“São apenas 20 minutos. Então, muitas pessoas passam pelo local, mas é difícil contabilizar. Quem quiser prestigiar e entender mais sobre esse esporte deve comparecer ao evento neste mês. A entrada é gratuita”, destacou Alves.

Retomando projeto

De modo a estimular a prática do dardo, o clube pretende retomar uma ideia que havia sido apresentada anteriormente à Prefeitura. Perks informou que, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, viabilizou projeto de divulgação e de prática do esporte juntamente com a Prefeitura.

Conforme informou à reportagem, a iniciativa “só não emplacou porque o número de inscritos não foi suficiente” para que o projeto pudesse ser iniciado. Entretanto, Perks afirma que pretende levar a ideia adiante. Enquanto isso, ele ensina passo a passo do esporte em inglês, em escola de idiomas.