
As inscrições para a Corrida Rural “Diniz Polo”, realizada no bairro dos Mirandas, permanecem abertas. Conhecida como a “São Silvestre” de Tatuí, a prova tem número de participantes limitado a 250 pessoas.
A corrida está marcada para o dia 31 de dezembro e será realizada em três modalidades: além dos já tradicionais percursos de 5 km e 10 km, a organização acrescentou uma prova de caminhada. A nova prova não terá premiação com troféu, como ocorre nos outros percursos, somente a divulgação dos colocados por ordem de chegada.
Para participar, os atletas devem pagar taxa de inscrição, que varia de R$ 35, sem a camiseta oficial do evento, até R$ 50, com a vestimenta da corrida.
No dia do evento, os atletas participantes receberão kit composto por número de peito, camiseta (opcional), chip de cronometragem (que deve ser devolvido após o cumprimento do percurso) e suporte de hidratação. Para atender aos competidores, a organização vai montar estandes para distribuição de águas. Os locais estarão espalhados em cada dois quilômetros.
Segundo a organização, não serão entregues kits de participação no dia do evento para os inscritos “via internet”. A retirada do número de peito se dará no dia da prova, das 13h às 15h. As largadas serão às 16h. Informações são obtidas pelo e-mail: contato@proeesp.com.br e pelo fone (15) 3411-3958.
A organização premiará com troféus os três primeiros colocados nas categorias geral, masculina e feminina, nos dois percursos. Será entregue medalhas aos participantes que cumprirem a prova no tempo mínimo estabelecido. O regulamento também prevê premiações para os atletas de acordo com a faixa etária, porém, os prêmios não são cumulativos.
Menores de 18 anos também poderão participar da Corrida dos Mirandas, desde que apresentem autorização por escrito dos pais ou responsável legal. A permissão deverá ser entregue acompanhada de documento de identidade com foto do responsável e do participante.
No ano passado, Anísio Rodrigues, da equipe Labex, foi o vencedor da prova na categoria geral de 10 km, com o tempo de 33min33s. Em segundo lugar ficou Augusto Falcão da Silva, da Sociedade da Corrida Piracicaba, e em terceiro, Aristalvo Gabriel da Silva, da Panga Sarapuí.
O morador de Tatuí com melhor colocação na prova masculina geral foi João Paulo Rosa. Ele completou a prova em 38min54s e ficou em sexto lugar.
No percurso de 5 km, Felipe Augusto Ribeiro da Silva foi o primeiro colocado. O atleta da equipe Pé Vermeio terminou o percurso em 15min28s. Francisco Valdemir Azevedo, também da Pé Vermeio, foi o segundo colocado. Completou o pódio Edson Mauri Santos.
Dentre as mulheres, Maria de Lourdes Soares Vieira foi a ganhadora. Ela percorreu os 10 km de prova em 44min37s. A atleta competiu pela equipe Climm Corpo & Harmonia, de Tatuí. Em segundo lugar ficou Odete Pereira de Camargo, da Spazio Run. Completou o pódio Daniele de Oliveira Montagne, da Studio Personal.
Na prova de 5 km, Bruna Halcsik recebeu a medalha de ouro. A atleta de Tatuí completou a prova em 22min01s. Valéria Lara Waldermarin German, da AASP Sorocaba, e Marice Pasquine Circhia Pinto, da Superação, completaram o pódio.
Neste ano, a corrida deixou de ser realizada pela Prefeitura. A organização está a cargo da Proeesp (Profissionais de Eventos Esportivos). A associação, com sede em Sorocaba, tem o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
O evento deverá contar com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) para a delimitação do trajeto e de uma viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para prestar primeiros-socorros e eventuais remoções.
Realizada há 14 anos, a competição tem como objetivo motivar os adeptos da modalidade esportiva e difundir a prática da corrida e da caminhada.
Há três edições, a Corrida dos Mirandas presta homenagem ao fundador e patrono da prova, Diniz Polo. O idealizador da competição realizou o evento desde o surgimento até 2012. No ano seguinte, a responsabilidade da organização foi repassada à Prefeitura.