Infraestrutura e inclusão integram as ações mais relevantes da Educação de Tatuí

Prefeitura divulga o balanço de atividades da secretaria em 2025

Concurso “Nosso Futuro Verde” integra as ações (Foto: AC Prefeitura)
Da redação

A prefeitura, por meio da Secretaria de Educação de Tatuí, divulgou ter encerrado 2025 “com resultados expressivos que refletem o fortalecimento das políticas públicas educacionais, o cuidado com os estudantes e a valorização dos profissionais da rede municipal”.

“Ao longo do ano, ações pedagógicas, investimentos em infraestrutura, programas de inclusão e ampliação do ensino em tempo integral contribuíram para a qualificação da educação ofertada no município”, acrescenta a divulgação.

Para o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, “os avanços ao longo de 2025 reafirmam o compromisso da administração municipal com uma educação pública de qualidade”.

“Os resultados alcançados mostram que investir em educação é investir no futuro de Tatuí. Trabalhamos para garantir estrutura, inclusão, formação continuada e oportunidades reais de aprendizagem para nossas crianças e jovens, fortalecendo a rede municipal como um todo”, complementou.

Entre os indicadores de acompanhamento, a Secretaria de Educação contabilizou a distribuição de mais de 4 milhões de merendas escolares ao longo do ano, todas elaboradas com base nas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), incluindo a realização de testes de aceitação com os alunos para o aprimoramento dos cardápios.

Já o transporte escolar percorreu cerca de 904,9 mil quilômetros em 2025, “assegurando o acesso dos estudantes às unidades escolares”, cita a assessoria de comunicação do Executivo.

Além disso, afirma que “a política de inclusão foi um dos pilares da educação em 2025”. “O Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Autista (CMEAA) ‘Maria Lígia Miranda Cortese’ e o Núcleo de Atendimento Terapêutico Educacional (Nate) atenderam, juntos, cerca de 300 estudantes por semana, garantindo suporte a alunos com transtorno do espectro autista (TEA) e dificuldades de aprendizagem”.

“O fortalecimento dessa área também contou com a contratação de cem profissionais de apoio e de duas professoras de atendimento educacional especializado (AEE), ampliando a capacidade de atendimento da rede e assegurando acompanhamento pedagógico mais adequado às diferentes necessidades dos alunos”, acrescenta.

Outra ação sublinhada é referente ao programa escola em tempo integral (Peti), “que registrou avanços significativos em 2025, com a ampliação para mais três unidades escolares”. Atualmente, o programa está presente em cinco escolas de ensino fundamental um e dois, atendendo a 615 estudantes.

Além da consolidação da política pública do ensino em tempo integral no município, foram realizados investimentos em infraestrutura e na aquisição de materiais pedagógicos, como 86 notebooks e instrumentos musicais, qualificando as atividades desenvolvidas no contraturno escolar.

A formação dos coordenadores também integrou as ações do Peti, com foco nas diretrizes da política pública correspondente.

Ao longo do ano, o setor de manutenção da Secretaria de Educação atendeu a cerca de 960 demandas, incluindo serviços elétricos, hidráulicos, pintura e reparos de pedreiro.

De acordo com a comunicação, entre as melhorias estruturais, destacam-se as reformas realizadas na Emef “Prof. Alan Alves de Araújo”, na Emef “Prof. Accácio Vieira de Camargo”, na Emef “Prof. José Galvão Sobrinho” e na Emei “Yolanda de Castro Del Fiol”. Na Emef “Eugênio Santos”, foram executadas a reforma do muro de arrimo, da despensa da cozinha e do almoxarifado.

“Como reconhecimento pela qualidade do trabalho desenvolvido, a rede municipal conquistou o ‘Selo Ouro’, do Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização, além de ter cinco escolas reconhecidas com o prêmio ‘Excelência Educacional’, ação integrante do programa ‘Alfabetiza Juntos SP’, do governo do estado de São Paulo”, complementa a assessoria.

Além disso, aponta que “a valorização dos profissionais da Educação foi evidenciada pela realização de quase 200 horas de formação pedagógica, abordando temas como relações étnico-raciais, bullying, alfabetização, letramento, entre outros”.

Com a chegada de novos gestores, também foram promovidas mais de cem horas de formação específicas com foco nos coordenadores pedagógicos.

Outra medida lembrada é o trabalho com mais de 20 temas voltados ao desenvolvimento de bebês e crianças, discutindo aspectos como a rotina na educação infantil e a importância do cuidar e educar no cotidiano escolar, além da replicação desses conteúdos nos HTPCs (horário de trabalho pedagógico coletivo).

“As ‘Trilhas de Aprendizagem’ proporcionaram momentos de reflexão conjunta entre a educação infantil, o ensino fundamental e os professores do atendimento educacional especializado (AEE), fortalecendo a troca de experiências entre os profissionais”, complementa a divulgação.

Já referente a projetos, programas e engajamento da comunidade escolar, o Executivo cita o “Histórias Viajantes”, que incentivou a leitura compartilhada em família; o programa “Ler para Crescer”, que contemplou alunos do 1º ao 9º ano com livros literários; e o programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)”, voltado ao desenvolvimento da criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe.

A primeira edição do concurso de sustentabilidade “Nosso Futuro Verde” mobilizou estudantes do 5º ano da rede municipal. Ao final da primeira fase, 15 turmas participaram de uma “imersão pedagógica” no Sítio do Carroção.

A escola vencedora foi a Emef “João Florêncio”, contemplada com a execução do projeto de revitalização da praça do bairro Parque San Raphael.

Também foram desenvolvidas ações pedagógicas sobre a história da cultura afrobrasileira e indígena, integrando professores e alunos em atividades interdisciplinares, além do curso “Os fazeres da Educação Infantil: para as crianças e com as crianças”, que promoveu reflexões sobre o papel da dupla gestora e a profissionalização do corpo docente.

As ações da Secretaria de Educação em 2025 contaram com o apoio de parceiros, entre eles: Conservatório de Tatuí, Instituto Sicoob, Justiça Restaurativa, Polícia Militar, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Sítio do Carroção, além das Secretarias Municipais de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer; de Saúde; e de Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-Estar Animal.