Informe visa hotéis e similares sobre Ficha Nacional de Registros

Sistema digital facilita gestão de dados (Foto: AC Prefeitura)
Da redação

A prefeitura da estância turística de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, informa aos proprietários de hotéis, pousadas e similares sobre a implantação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital, conforme a portaria 41 do Ministério do Turismo.

A medida substitui o antigo registro em papel e tem como objetivo modernizar o setor, agilizando processos de “check-in” e “check-out”, “reduzindo burocracia e fornecendo dados estratégicos em tempo real para o planejamento de políticas públicas”.

Todos os meios de hospedagem do país têm até 14 de fevereiro de 2026 para se adequarem integralmente ao novo processo.

O sistema permitirá que hóspedes preencham seus dados antes da chegada ao estabelecimento por meio de login na conta gov.br, QR Codes ou links disponibilizados pelos meios de hospedagem.

O registro digital será obrigatório para todos, inclusive para visitantes internacionais, cujos dados serão inseridos pelos atendentes do hotel. A digitalização também possibilita integração com sistemas de gestão hoteleira, garantindo mais agilidade e eficiência para empresários e turistas.

Para utilizar o sistema e operar legalmente, os estabelecimentos devem estar regularizados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), conforme a lei federal 11.771/2008.

“A regularização é requisito essencial para o pleno funcionamento dessas empresas e reforça a importância da adequação às normas federais”, declarou o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima.

Para auxiliar os empreendedores, a prefeitura disponibiliza o link oficial do Ministério do Turismo, com a portaria completa, manuais e orientações para implementação da FNRH digital: https://bit.ly/4pGe8y8. Há, também, este vídeo explicativo sobre o assunto: https://bit.ly/48TFLwf.

“A prefeitura de Tatuí reforça a importância da adequação e segue à disposição para esclarecer dúvidas e apoiar os meios de hospedagem neste processo de modernização e inovação do turismo local”, conclui a comunicação do Executivo.