Da reportagem
Nesta sexta-feira, 26, a prefeitura de Tatuí inaugurou o Ginásio de Esportes “Professor Jordão do Canto e Silva”, localizado na rua Dionísio Campos Pedroso, 315, no Jardim Santa Rita de Cássia. O novo dispositivo é um equipamento atrelado à Emef “Professora Magaly Azambuja de Toledo”.
Por meio da lei municipal 5.390, de 30 de setembro de 2019, sancionada pela prefeita Maria José Vieira de Camargo, o ginásio recebe o nome de “Professor Jordão do Canto e Silva”, que atuou no ensino de educação física e foi incentivador do esporte na área. A lei é de autoria do então vereador Rodnei Rocha, o Nei Loko.
Estiveram presentes no evento: o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; os vereadores Paulo Sérgio de Almeida Martins (PRTB); João Francisco de Lima Filho (Cidadania); Renan Cortez (MDB); o vice-presidente da Câmara Municipal, Márcio Antonio de Camargo (PSDB); os secretários municipais Renato Pereira de Camargo, do Governo e Negócios Jurídicos; José Hélio de Oliveira Júnior, da Agricultura e Meio Ambiente; Alessandro Bosso, da Assistência e Desenvolvimento Social; Elisângela da Costa Rosa Cecílio, da Educação; Elaine Leite de Camargo Miranda, dos Direitos Humanos, Família e Cidadania; Tirza Luiza de Melo Meira Martins, da Saúde; Cassiano Sinisgalli, do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer; e o chefe de gabinete da prefeitura, Christian Pereira de Camargo.
Também compareceram a esposa de Jordão do Canto e Silva, a professora Sílvia Regina do Canto e Silva, e seus filhos Bruno do Canto e Silva e Lucas do Canto e Silva. Eles tiveram mais um filho, Jordão Júnior, já falecido.
Segundo o prefeito Cardoso Júnior, a homenagem ao professor Canto e Silva é “justa e no local certo”. “Tive o privilégio de conhecê-lo, e muitos professores de educação física da minha geração escolheram esta profissão por conta da convivência com Canto e Silva”, enfatizou o prefeito.
“A gente nota o quanto este ginásio será importante para a comunidade do bairro Jardim Santa Rita de Cássia. Gostaríamos que a comunidade nos ajudasse na conservação deste espaço público, que será utilizado para educar e trazer valores às crianças e jovens, além de atividades esportivas”, declarou o prefeito.
“Após as lutas que tivemos para conseguir reorganizar este espaço, vendo-o todo estruturado, com banheiros e demais equipamentos novos, não tenho dúvidas de que todo o esforço valeu a pena. É um dia histórico para a comunidade e para a nossa cidade”, acrescentou Cardoso Júnior.
Segundo a secretaria Elisângela, o novo ginásio “é motivo de alegria, já que o local chegou a ser invadido e depredado em um momento em que as obras foram interrompidas”. “Era preciso dar uma solução para o ginásio. Agora, ele também será usado pela comunidade, com festas e eventos”, relatou.
De acordo com Elisângela, o ginásio funcionará também com o esquema de contraturnos, para que os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, da Emef “Professora Magaly Azambuja de Toledo” saiam do período de aula e vão para lá, realizar oficinais de arte, música, teatro e esporte, com professores de educação física.
“Estes trabalhos serão coordenados pela professora de artes, Potira Lisboa”, complementou a secretária. Outro detalhe frisado pela secretária é o reforço nas disciplinas de matemática e língua portuguesa a ser concretizado no espaço.
“Pretendemos, uma vez por semana, dar este reforço ao aluno com bom comportamento e que participe dos projetos da oficina”, contou Elisângela.
Ela reforçou que a comunidade do bairro usará a ginásio no período noturno para atividades esportivas. Para isso, os interessados devem se cadastrar para a utilização, como forma de organizar o espaço.
Sobre a questão pedagógica no âmbito das oficinas, a secretária expos que a ideia é escolher alunos em “alta vulnerabilidade”, que geralmente ficam nas ruas após o período de aulas, por conta de os pais estarem fora de casa.
“Muitos acabam tendo acesso às drogas. Com as atividades no ginásio, eles preencherão o tempo livre ganhando conhecimento e com segurança”, acentuou Elisângela.
Para Sinisgalli, o ginásio é um ganho para a zona sul de Tatuí, além de poder ampliar a escola de esportes de base. “A ideia também é estender este trabalho para outros esportes, como o futsal, handball, vôlei, basquete e atividades de lazer”, prevê o secretário.
De acordo com Sinisgalli, o papel da comunidade na zeladoria do espaço é fundamental para que os trabalhos a serem desenvolvidos, a partir de agora, gerem frutos. “É uma parceria importante, pois a comunidade também poderá apresentar propostas e projetos para as secretarias do Esporte e da Educação”, explanou.
Para o ex-vereador Rocha, o novo ginásio no bairro facilita a vida de quem reside nele e é adepto a atividades esportivas. “Antigamente, não havia tantos aparelhos como este na cidade. As pessoas tinham que se deslocar e, muitas vezes, desistiam de frequentar. O Santa Rita ganha algo que será valorizado pela comunidade”, sustentou.
Rocha relembrou dos tempos em que fora aluno do professor Jordão do Canto e Silva. “Em 1987, fomos campeões no vôlei, pela Escola Técnica “Sales Gomes” (Etec). Eu o admirava muito. Canto e Silva foi uma pessoa importante durante a minha vivência escolar. Com seu nome neste ginásio, sua memória será mantida vive pelo povo tatuiano. Nada mais merecido para quem deu sua vida ao esporte”, mencionou o ex-vereador.
Emocionada com a homenagem, Sílvia, que foi casada com o professor Canto e Silva por 36 anos, enalteceu o nome dele. “Quando perdemos um ente querido, não queremos que as pessoas se esqueçam dele. Jordão foi um marido, pai e profissional exemplar. Estou muito feliz e numa paz muito grande, pois o nome dele será sempre lembrado”, declarou.
O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Camargo, celebrou a conquista. “Meus pais me trouxeram para o bairro em 1978. O Santa Rita cresceu muito nos últimos anos e precisa de uma atenção especial com relação às nossas crianças e adolescentes”, frisou.
Para ele, “é através da educação que o mundo construí bons cidadãos para o futuro”. “A iniciativa do Executivo municipal foi imediata. É uma satisfação saber que, com muita luta, as coisas vêm acontecendo e estamos colhendo os frutos para o bem da população que nos elegeu”, salientou.
O vereador destacou que acompanhara as etapas da obra diariamente e que fiscalizará o funcionamento e a conservação. “Todos os dias eu passava aqui na frente. E agora não será diferente. Vamos olhar e cuidar com amor e com carinho deste ginásio. O trabalho feito será conservado, afinal, ele é a extensão de nossa casa”, acrescentou Camargo.
O estudante do 8º ano do ensino fundamental da Emef “Professor Alan Alves De Araújo” Victor Hugo Vieira Volpi, de 14 anos, estava presente, juntamente com amigos da escola, e disse ter gostado do novo aparelho esportivo.
“Quero jogar muitas partidas de futebol e basquete aqui. O ginásio ficou muito bonito e bem estruturado. Espero que mais pessoas venham aproveitar a quadra”, disse Volpi, que é meia-direita nos times do Santa Rita e do XI de Agosto.
O professor
Jordão do Canto e Silva nasceu no município de Conchas (SP), em 12 de abril de 1952. Veio para Tatuí ainda pequeno e estudou na Escola “Barão de Suruí” e no Colégio de Ensino Técnico e Comercial de Tatuí. Graduou-se como educador físico, na Faculdade de Educação Física de Tatuí, e em pedagogia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, “Silva foi incentivador da educação ao esporte no município, colaborou com a formação educacional e cívica de jovens tatuianos e formou equipes de destaque no cenário esportivo municipal”.
Ainda segundo a assessoria, Silva foi professor do Club Athlético Paulistano de São Paulo, “mas seu reconhecimento veio mesmo quando esteve à frente das aulas de esporte e educação física, que, por anos, realizou na Escola Técnica ‘Sales Gomes’ e no Colégio Objetivo de Tatuí, formando vários adeptos ao esporte”. Na Escola “Fernando Guedes de Morais”, foi diretor substituto. Participou da instalação e criação da Escola “Professor José Celso de Mello”, no bairro CDHU, no ano de 1999.