Inaugurada a creche ‘Alzira L. Bomfim’





Cristiano Mota

Familiares da homenageada, secretária da Educação, prefeito Manu e vereadores descerram fita inaugural de sexta unidade inaugurada

 

Solenidade na manhã de sábado, 20, marcou a inauguração da Creche Municipal “Alzira Ledo Bomfim”. O evento contou com participação de autoridades, familiares da homenageada e funcionários da Secretaria Municipal da Educação. Entre elas, a professora Maria Helena da Silva.

Responsável pela unidade, ela destacou que a nova creche manterá o padrão de qualidade adotado pela administração. “Além de ambientes maravilhosos e bem organizados, essa creche, como todas as outras, oferecerá cuidado, amor e carinho, que é o mais importante, na minha percepção”, disse.

Sexta unidade de educação infantil inaugurada pela Prefeitura no período de dois anos e meio, a creche deve começar a funcionar a partir do mês que vem.

Em função disso, a secretaria não definiu o número de vagas a serem abertas e o total de profissionais que atuarão na unidade. Para tanto, devem ser levadas em consideração a demanda e a lista de crianças à espera de novas vagas.

A inauguração reuniu o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Cury Fiuza Coelho, e o vice-prefeito e secretário municipal da Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, Vicente Aparecido Menezes, Vicentão.

O cerimonial também teve a presença dos familiares da patrona, entre filhos, noras e netos. A abertura teve início com execução do Hino Nacional, acompanhado pelo vereador José Eduardo Morais Perbelini, representando a Câmara, e pela secretária municipal da Educação, Ângela Sartori.

Localizada na rua Humaitá, 630, no centro, a unidade é apontada como necessária pela secretária para atender à demanda de vagas do município. Ela deve atender a crianças de pais que residem nas vilas Esperança e São Paulo.

O prédio adquirido pelo município por R$ 1,2 milhão tem 600 metros quadrados. São 212 metros quadrados de área construída, que abrigarão cinco salas de aula, sala multiuso, de recreação e administrativas e banheiros. Possui, ainda, espaço ao ar livre com “playground”.

A secretária da Educação abriu os discursos enfatizando “o apoio dado pelo prefeito a todos os projetos, ideais e ideias da secretaria”. Ângela também agradeceu a presença de pais convidados para conhecer a nova estrutura educacional.

“Esse é um momento muito importante para nós, educadores, e para o prefeito. Hoje, estamos inaugurando a sexta creche em tão pouco tempo desse governo”, iniciou a titular. Conforme ela, são quase 700 vagas abertas.

Ângela disse que se sentia orgulhosa pela inauguração e afirmou que a unidade oferece atendimento de qualidade. Também voltou a abordar críticas atribuídas à oposição com relação ao valor do investimento feito pela Prefeitura.

Conforme a secretária, elas são “normais, bem-vindas e decorrentes da política da administração que prioriza a igualdade entre os filhos de ricos e pobres”.

“É um dever dessa administração proporcionar aos filhos de cidadãos de bem o melhor, porque, no futuro, eles serão professores, médicos, prefeitos, vereadores”, disse.

Sobre a família da homenageada, a secretária mencionou uma das filhas dela, com quem trabalhou na Escola Estadual “Professor José Celso de Mello”, e o trabalho do policial militar cabo Valdemir Ledo Bomfim à frente do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

O cabo comanda o programa da Polícia Militar em Tatuí desde 2000 e atende alunos da rede municipal de ensino e de escolas particulares. “Ele é um professor, por assim dizer. Tenho que agradecê-lo por tudo que fez”, disse a secretária.

Representando a família, o cabo agradeceu a homenagem pelas autoridades. Emocionado, destacou os princípios ensinados pela mãe. Os familiares também receberam um arranjo de flores entregue pela primeira-dama.

Alzira Ledo Bomfim nasceu em 17 de setembro de 1932, na cidade de Rio das Contas, no Estado da Bahia. Casou-se com João Florindo Bomfim, com quem teve seis filhos. A patrona da creche morreu em 7 de dezembro de 2013, aos 81 anos.

O nome dela foi sugerido pelo vereador Perbelini, em projeto aprovado pela Câmara. Na ocasião, o parlamentar destacou que é preciso que as pessoas “falem e exerçam política”. Entretanto, disse que “a politicagem precisa ser evitada”.

Dirigindo-se à família, Perbelini também falou da relação dele com os Bomfim. Disse que esse reconhecimento por parte da Câmara deixou-o alegre e que a creche recebeu o nome da matriarca por conta da “qualidade de educação que ela e o marido tiveram em cuidar não só dos filhos, mas das pessoas”.

Terceiro a falar, na ordem do cerimonial, Vicentão iniciou discurso mencionando as ações feitas na área pela administração. Também disse que “os prefeitos que investem em educação investem menos em segurança pública”.

Também cumprimentou os familiares da homenageada e mencionou o falecimento da mãe dele, no ano de 2004, para abordar o “conceito da atual administração”.

Conforme o vice-prefeito, Manu tem adotado o mesmo princípio defendido pela mãe dele quando em vida, de adquirir patrimônio, com a compra das casas para adaptação em creches. A Prefeitura adquiriu cinco imóveis.

“Eu estou falando isso porque o governo municipal tem que ter conceito. E o Manu, desde que assumiu, ele teve conceito. O governo anterior tinha mania de aluguel. De veículo, também, era outro absurdo”, comentou, ao propor cálculos a respeito dos valores empregados pela Prefeitura com locações.

Vicentão disse que o gestor municipal tem de investir em patrimônio. Conforme ele, a compra de imóveis resulta em bens para toda a população. No caso das creches, em “área pública de qualidade para os filhos dos tatuianos”.

Também fazendo menção ao trabalho da administração, Vicentão disse que as creches representam “um pouco do trabalho de dedicação dos políticos que pediram votos nas ruas”. Ainda frisou que “ama Tatuí” e alegou que as críticas da oposição são válidas e necessárias como forma de ajustes no governo.

Antes de passar a palavra ao prefeito, Vicentão ressaltou a gestão de Ângela à frente da Educação. Conforme o vice, o trabalho dela é “digno de respeito em toda a região”.

“Quero deixar claro que nós amamos essa cidade, e a hora que entregarmos esse governo, não tenho dúvidas que vamos entregá-lo muito melhor do que pegamos”, concluiu.

Como as demais autoridades, o prefeito iniciou fala referindo-se à família de Alzira. Manu disse que a homenagem é justa e que ela está incluída “dentro de um trabalho que vem sendo desenvolvido com muitas dificuldades”.

O prefeito afirmou que a administração tem vencido todos eles por conta do esforço de sua equipe de governo. “A cada dia mais, estamos aumentando e melhorando. Tenho que tirar o chapéu para a equipe da Educação, não menosprezando nenhuma outra secretaria com seus papéis”, declarou.

Conforme o prefeito, a Educação de Tatuí é motivo de inveja na região. “Dou crédito para Ângela. Ela tem ótimas ideias, é uma grande liderança e sabe que pode contar com o prefeito”, disse.

Manu também voltou a falar do processo de aquisição dos imóveis – tema de CEI (comissão especial de inquérito) aberta pela Câmara Municipal.

Ele disse que a casa adquirida pela Prefeitura representou “o melhor negócio”, como a comprada no Jardim São Paulo, que abriga creche inaugurada no mês passado.

O prefeito mencionou que o imóvel já abrigou uma escola particular e ideal para atender à demanda. Além da estrutura, destacou que a unidade vai abrigar crianças do entorno e da vila Brasil, funcionando em período estendido até às 19h.

“Essa creche também vai ter a mesma merenda de qualidade que todas têm, material de primeiro mundo, que adquirimos no ano de 2013. Também vai ter sistema de monitoramento por câmeras, como todas as escolas, prés e creches”, disse.

O prefeito defendeu a implantação do sistema de segurança – que tem custo mensal de R$ 400 mil para a Prefeitura, em um contrato de dois anos (também alvo de CEI). Conforme ele, “não há preço quando se trata de vida de crianças”.

Após os discursos, houve bênçãos a cargo do padre Edvilson de Godoy, da Paróquia Sagrada Família. Em seguida, Manu, as autoridades e familiares da patrona instalaram o quadro dela, descerraram placa e cortaram a fita inaugural.