Inauguração de monumento marca 1º ato de Maria José como prefeita

 

Terceira construção dedicada à “Palavra de Deus” construída no Brasil, o “Monumento da Bíblia”, instalado na Praça da Matriz, passou por revitalização.

A obra, viabilizada por meio de parceria entre comerciantes e a prefeita Maria José Vieira de Camargo, teve reinauguração na manhã de segunda-feira, 2.

O evento marcou o primeiro ato de Maria José como prefeita e reuniu representantes do Conpas (Conselho dos Pastores), da Igreja Presbiteriana e o ex-vereador Claro Bueno de Camargo, autor do projeto de lei que permitiu a construção da obra, danificada em função da queda de uma árvore.

“A proposta surgiu do Marcelo Peixoto, que está à frente de um dos comércios mais antigos do município (a Óticas Peixoto). Ele teve a ideia de recuperar este monumento, que é muito importante para a cidade e para os cristãos, nos propôs e nós aceitamos”, explicou a prefeita a O Progresso.

Peixoto recebeu ajuda do também empresário Alziro Aparecido de Agustini (da Ideal Modas) para a recuperação. Os dois discutiram os detalhes com a prefeita no final do ano passado.

O cerimonial registrou a presença de secretários municipais, vereadores, membros de igrejas e equipe do Fundo Social de Solidariedade. Representando o Conselho de Pastores, José Altair Pereira falou sobre a importância da “Palavra de Deus” e do símbolo da pregação do Evangelho (a Bíblia).

Ele destacou “o respeito demonstrado pela prefeita para com os cristãos”, mencionando o ato de bênção na entrada do paço municipal (na ocasião da posse).

“Por tudo que tem acontecido no início deste ano, não tenho a menor dúvida de que vem um tempo de prosperidade para a nossa cidade”, declarou.

O reverendo João Leonel falou sobre o papel do monumento. De acordo com ele, a construção é representativa não só para os evangélicos, mas para todos os que creem. “Não estamos aqui para um ato voltado a apenas um grupo, mas para dizer que a Bíblia é o que Deus deixou para a humanidade”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Donizetti Vaz Júnior, mencionou o trabalho do ex-vereador, autor do projeto de lei que permitiu a construção do monumento original, em 1968. “Ele fez história na cidade”, afirmou.

Em discurso, o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva disse que a reinauguração traz um significado a mais. “Através deste ato, estamos mostrando que vamos recuperar a nossa cidade. Queremos trazer de volta o orgulho aos tatuianos, com muito trabalho, e, tenham a certeza, que vamos vencer”, falou.

Quinta a discursar, Maria José declarou estar empenhada em melhorar os serviços públicos. O ato inicial dela, no cargo, foi visitar unidades básicas de saúde (reportagem nesta edição) pela manhã do dia 2.

“Como vocês sabem, uma das nossas prioridades de governo é a Saúde, e começamos visitando os postos para vermos como eles se encontram e quais são as necessidades”, comentou.

Sobre a reinauguração, a prefeita declarou estar contente por participar do evento, uma vez que considera o monumento um símbolo para todos os cristãos. “A ‘Palavra de Deus’ merece ser tratada com todo respeito devido”, disse.

Maria José também destacou a presença do ex-vereador que apresentou o projeto de lei e citou a colaboração dos empresários para a recuperação do monumento.

Ela afirmou que a atitude dos dois comerciantes deve ser repetida por todos os cidadãos de Tatuí. “Precisamos dar as mãos, todos, para reconstruirmos o nosso município”, ressaltou.

Em agradecimento, Maria José entregou placas de homenagens aos empresários e ao ex-vereador. Este último, com 84 anos, declarou que o evento “vai ficar para a história do município”.

Camargo também recordou a “saga” para convencer os ex-colegas de Câmara a aprovar o projeto de construção do monumento na cidade. “Naquele tempo, a ‘Palavra de Deus’ não era esse doce que é hoje em dia”, argumentou.

O ex-vereador disse, ainda, que a prefeita não deve encontrar a mesma dificuldade que ele na ocasião em que legislou. Camargo afirmou que Maria José contará com “a Câmara inteira”, porque é “uma prefeita honesta”.

“Ninguém vai ter coragem de ir contra Tatuí por política, porque o povo vai ver o que está sendo feito com o dinheiro que passar por suas mãos”, afirmou.

Em seguida aos discursos, houve descerramento do monumento restaurado. A cerimônia contou, ainda, com participação da Banda da Guarda Civil Municipal, sob a regência do maestro Waldomiro Proença. O grupo musical da corporação também fez apresentação na cerimônia de posse da prefeita.

Maria José participou, ainda, de uma caminhada. Ela percorreu o trecho entre a Praça da Matriz e o paço municipal a pé, acompanhada pela equipe do Fundo Social, voluntárias, a presidente da entidade, professora Sônia Maria Ribeiro da Silva, e pelo vice-prefeito, Luiz Paulo Ribeiro da Silva.

Durante o percurso, a prefeita conversou com a população, recebeu abraços e ouviu sugestões. No paço, cumprimentou todos os funcionários antes de iniciar o expediente.

 

Missa de posse

Na noite de domingo, 1º, a prefeita também participou de missa de ação de graças (de posse). Ela esteve acompanhada do vice-prefeito Luiz Paulo, familiares, vereadores, secretários e assessores da nova administração.

A missa registrou, ainda, a presença de populares, sendo celebrada na Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Conceição pelo padre Jânio Procópio da Silva. A solenidade teve como colaboradores os padres Elcio Roberto de Góes e Milton Rocha.

Na ocasião, a prefeita ganhou de presente a imagem de Nossa Senhora da Conceição.