A Prefeitura anunciou nesta quinta-feira, 13, que está concluindo a obra viária no acesso ao Jardim Paulista. Além da construção de nova ponte, foi duplicado um novo trecho da marginal do Manduca, realizadas obras de drenagem, construídas duas rotatórias e realizada a contingência da erosão das margens do ribeirão, por meio do sistema de bolsacreto.
A fase final de obra contempla a sinalização, paisagismo e iluminação pública de todo o complexo viário.
“Estamos encerrando um ciclo, das pontes no chão, que herdamos no início de 2017. Não foi fácil, mas chegou a hora de virar essa página triste da nossa história. Foram dois anos de muito trabalho para reverter este quadro”, declarou a prefeita Maria José Vieira de Camargo, que visitou a obra nesse mesmo dia.
A inauguração do complexo viário deverá acontecer na sexta-feira, 21, a partir das 18h30, no acesso à ponte do Jardim Paulista, entre a rua Lions Clube de Tatuí e avenida João Batista Correa Campos (marginal do Manduca).
A ponte do Jardim Paulista foi interditada parcialmente no dia 10 de janeiro de 2017. No dia 18 do mesmo mês, acabou interditada definitivamente.
Em fevereiro do ano passado, foi realizada a construção de uma ponte de madeira, de forma provisória, para atender aos moradores do bairro. A demolição da antiga ponte do Jardim Paulista aconteceu no dia 2 de junho de 2017.
Em março deste ano, ocorreu o içamento das vigas longarinas e o início da colocação das pré-lajes da ponte. Após a construção do dispositivo, concluído em outubro deste ano, começaram as obras de drenagem, duplicação da marginal, construção de rotatórias e reconstituição das margens afetadas pela erosão, pelo sistema bolsacreto.
Conforme divulgado à imprensa pela assessoria de comunicação da Prefeitura, “ao assumirem em 2017, a prefeita Maria José e o vice-prefeito Luiz Paulo viram como caótica a situação das pontes sobre o ribeirão do Manduca”.
Com três pontes no chão (Marapé, Jardim Junqueira e Jardim Paulista); uma em obras, porém abandonada (Jardim Colina Verde); e outra comprometida (Residencial Bosques do Junqueira), “foi necessário buscar recursos e priorizar a questão da infraestrutura”.
“Os recursos vieram através do trabalho do deputado federal Samuel Moreira e do então secretário do Governo, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, do governo do Estado (R$ 950 mil, para a ponte do Marapé) e do Ministério da Integração Nacional (R$ 1 milhão, para as pontes do Jardim Junqueira e Jardim Paulista)”, acrescenta o serviço municipal.
A Prefeitura liberou o tráfego de veículos nas pontes do Residencial Bosques do Junqueira em março de 2017 e do Jardim Colina Verde, em maio do mesmo ano. A ponte do Marapé foi inaugurada em agosto de 2017 e a do Jardim Junqueira, em dezembro do ano passado.