II Seminário de Regência é atração do mês na programação do CDMCC





Divulgação

Maestro americano Matthew George é convidado especial do evento

 

Uma das principais atrações do Conservatório de Tatuí neste mês de junho será o Seminário de Regência. O evento, que faz parte das ações do Coreto Paulista, está na segunda edição e oferece aulas técnicas e concertos abertos a qualquer interessado. A coordenação é de Dario Sotelo e o maestro convidado será o americano Matthew George.

O Seminário de Regência é realizado com objetivos de oferecer renovação de conhecimento musical, conhecimento de repertório mundial e brasileiro; renovação de técnicas de ensaio; e conscientização sobre a necessidade de intercâmbios entre instituições.

O evento é voltado a regentes de bandas sinfônicas, estudantes de regência e músicos de todo o território nacional. Será composto por masterclasses de prática de regência, ensaios abertos, palestras, recitais e concertos.

Para participar das atividades, basta efetuar a inscrição gratuita, aberta até o dia 16 de junho, no site www.coretopaulista.com.br.

Os inscritos, que receberão certificados ao final do evento, poderão participar de palestras sobre o universo da banda sinfônica e sobre técnicas de regência, além de bate-papo com os maestros residentes.

Aqueles que desejarem apenas assistir aos concertos já podem se programar: as apresentações estão programadas para os dias 24, 25 e 26 de junho, sempre com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”.

Na terça-feira, 24, sob regência de Sotelo e George, a Banda Sinfônica apresenta obras de Jan Van Der Roost (“Olympica – Abertura Sinfônica”), Edson Beltrami (“Concertino para Flauta e Sopros Sinfônicos”), David Gillingham (“Cantus Laetus – Sons de Júbilo – Concerto para Sopros e Percussão Sinfônicos”) e Philip Spark (“Movimentos de Dança”).

Na quarta-feira, 25, o repertório do concerto inclui obras de Edson Beltrami (“Estórias de Tião”), David Gillingham (“Century Variants”), Victoriano Valencia Rincón (suíte “Arrullo”- para banda sinfônica), James Barnes (“Sexta Sinfonia para Banda opus 130”), Ferrer Ferran (“La Rodana – Pasodoble”), John Philip Sousa (“Semper Fidelis – Marcha”).

O concerto de encerramento do evento, agendado para a quinta-feira, 26, contará com obras de James Barnes (“Eagle Band – Abertura”), Alexandre Travassos (16 variações sobre o tema “La Folia de

Spagna”), David Gillingham (“New Century Dawn”), Alfred Reed (“Quinta Sinfonia” para orquestra de sopros) e Francisco Braga (“Barão do Rio Branco”).

Os dois últimos concertos terão regência de maestros selecionados dentre os inscritos ao seminário.