Projeto Avivar do Fundo Social enumera ações do ano de 2025

Entre atividades, está visita de idosos à Expoflora em Holambra

Caminho da Capacitação também integra ações (Foto: AC Prefeitura)
Da redação

Continuando as divulgações da prefeitura sobre o ano passado, de acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, o projeto Avivar integrou as ações do Fundo Social de Solidariedade (Fusstat de Tatuí), com um passeio de idosos à Expoflora.

O evento em Holambra foi viabilizado por meio da arrecadação do imposto solidário, além da participação no programa “Tá no Ar Interior”, da TV Record, e da atuação como figurantes no filme “Nico”, gravado no município.

“O Fundo Social consolidou-se como um importante instrumento de transformação social, ampliando oportunidades, promovendo capacitação profissional e fortalecendo ações solidárias em diferentes regiões do município, tanto na área urbana quanto na zona rural”, afirma a assessoria.

“O Fusstat é um elo entre o poder público e as pessoas que mais precisam. Cada curso, cada ação solidária e cada parceria construída ao longo do tempo representam dignidade, oportunidade e cuidado com a população”, comentou a presidente do Fusstat e primeira-dama, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso.

Entre os principais resultados divulgados, o Fusstat ofereceu mais de 165 cursos, distribuídos em cinco núcleos de capacitação e, também, na zona rural, em parceria com a comunidade católica, beneficiando mais de 1.300 pessoas.

A programação inclui cursos como bala de coco, zero glúten, frutas caramelizadas, saboaria e aromatizantes, tranças nagô, garçom e spa para os pés, “ampliando as possibilidades de geração de renda e empreendedorismo”, frisa a assessoria.

O Fundo Social também integrou o programa Caminho da Capacitação, do governo do estado de São Paulo, com a vinda das carretas dos cursos de soldagem e de mecânica automotiva, que possibilitaram a formação de mais de 150 alunos.

A iniciativa ainda marcou a realização de uma formatura regional em Tatuí, com a presença do governador Tarcísio de Freitas e da primeira-dama Cristiane Freitas.

Em parceria com o Sebrae, foram oferecidos mais de dez cursos, entre eles, de design de sobrancelha, esmaltação em gel, depilação com linha, “quick massage”, confeitaria e hamburgueria artesanal.

O Fusstat também participou da Feira da Mulher Empreendedora, realizada na Praça da Matriz, “fortalecendo o protagonismo feminino e o empreendedorismo local”.

As ações chegaram à área rural, com cursos de culinária nos bairros Congonhal, Mirandas, Enxovia, Jurumirim e Guaxingu, além do curso de automaquiagem, realizado em parceria com a Grandino Participações.

“O espírito solidário também marcou o ano com ações voluntárias de alunos e professoras dos cursos de manicure e cabeleireiro no Dia das Mães, na Praça da Matriz, e junto aos idosos do Lar São Vicente de Paulo”, lembra o setor de comunicação.

“Outro destaque foi a inscrição e seleção de 30 casais para o casamento comunitário, previsto para o mês de março de 2026”, complementa.

Na área social, o Fusstat realizou o repasse de mais de 1.700 cestas básicas, recebidas por meio do Fundo Social do Estado de São Paulo, destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade.

“Graças a parcerias com o Ballet Municipal de Tatuí, o Futebol Solidário do Clube de Campo, a Etec ‘Sales Gomes’, o Sicoob Crediceripa e o Sicoob Crediguaçu, foram arrecadadas mais de 1,5 tonelada de alimentos e leite, distribuída a entidades sociais do município”, evidencia a prefeitura.

Encerrando o ano, o tradicional Bazar de Natal teve a arrecadação revertida para a realização dos cursos previstos neste ano de 2026, “reforçando o compromisso contínuo do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí com o cuidado, a capacitação e a promoção da cidadania”