‘ígua da cidade é fantástica’, diz diretor de fundo do Comitê SMT





Tatuí tem água de qualidade considerada excelente na avaliação do diretor técnico do FABH (Fundo da Agência da Bacia Hidrográfica), James Martins Pereira. “A água daqui é de qualidade fantástica”, disse a O Progresso.

Em entrevista, o representante do fundo disse que o município é privilegiado. Pereira afirmou, também, que a população local não precisa ter preocupação. “O povo pode ficar tranquilo, porque, se a água daqui fosse ruim, a cidade não seria procurada por fabricantes de refrigerantes”, argumentou.

O diretor técnico citou as “condições climáticas” e geográficas da cidade como vantagens. De acordo com ele, a região na qual Tatuí está inserida, de modo geral, tem como diferenciais grandes áreas não impermeabilizadas (pasto), solo com boa absorção para alimentação do lençol freático e chuvas constantes.

Desde o mês passado, a cidade passou a registrar dados meteorológicos. Tatuí abriga uma central de monitoramento que recebe dados de cinco estações de medições atmosféricas implantadas em prédios do Ceeteps (Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”), uma delas instalada na Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”.

Segundo Pereira, as informações darão maior subsídio ao CBH-SMT (Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê) para projetos de preservação.

Existe, ainda, a possibilidade de o sistema auxiliar na chamada “produção de água”, uma vez que permitirá o cálculo de quanto é absorvido pelo lençol freático da região abrangida e o quanto de água é consumido.

Funcionando desde o mês passado, o sistema é um dos exemplos de projetos atendidos pela Fundação Agência, cuja gerência continua “com Tatuí” pelos próximos quatro anos.

Pereira explicou que, a cada dez anos, uma das cidades do comitê fica encarregada de presidir os trabalhos. O período de Tatuí vence em 2020 e compreende a gestão de Maria José Vieira de Camargo.

“Nós, como fundação, não visamos bandeira política. A gestão passada (do ex-prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu) foi excelente, porque abriu os caminhos para as cidades trabalharem, subsidiou a fundação. Essa nova gestão já está de parabéns, pois já atua em parceria com a FABH”, declarou Pereira.