Humberto Tozzi

5
CLÁUDIO ALDECIR

Olha o alviverde, antes de ganhar do Bangu por 4 a 0, em um amistoso no estádio do Pacaembú, dia 27 de setembro de 1960.

Treinador Oswaldo Brandão escalou Djalma Santos, Waldir, Valdemar Carabina, Aldemar, Clovis e Zequinha. Julinho, Humberto, Abílio, Chinesinho e Ênio Andrade.

O futuro ídolo palmeirense, Ademir da Guia era um dos jogadores do Bangu neste jogo.

Humberto Tozzi estava retornando ao Palmeiras, era a sua 1ª partida na sua 2ª fase no clube (1953/58 – 1960/61). Fluminense do distrito de Agostinho Porto pertencente à São João do Meriti, Humberto Barbosa Tozzi começou no Coqueiro FC da sua cidade, porém ganhou destaque no São Cristovão, revelando-se um atacante de muita velocidade, raça e oportunismo.

Foi destaque ao lado de Vavá, Larry, Zózimo nos jogos olímpicos da Finlândia em 1952.

Contratado pelo Palmeiras, Humberto foi duas vezes (1953-22 gols e 1954-36 gols) artilheiro do campeonato paulista.

Jogou na Lazio da Itália e portanto retornou no alviverde em 1960, para ser campeão da Taça Brasil.

Também defendeu o Fluminense, Portuguesa de Desportos, onde encerrou a carreira

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade