A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizará, na segunda-feira, 5, às 19h30, a abertura da exposição “Terra de Paulo Setúbal”. A mostra é assinada pelo artista plástico Domingos Jacob Filho, mais conhecido como Mingo Jacob. O evento acontece em parceria com o Hotel Del Fiol.
A exposição, que também faz parte da 77a Semana Paulo Setúbal, permanecerá aberta ao público até o dia 15, das 9h às 20h. O objetivo é homenagear o escritor tatuiano e a cidade de Tatuí, que comemora 193 anos no próximo dia 11.
Ao todo, dez trabalhos em óleo sobre tela, da mais recente produção do artista, integram a exposição. Os trabalhos são da temática intitulada “Paisagens rurais de nossa terra, a terra de Paulo Setúbal”.
O artista conta que a exposição com trabalhos feitos para a semana faz parte de uma tradição iniciada com a Amart (Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região), antes realizada como exposição coletiva com o tema “Tatuí na Visão dos Artistas”.
“A associação acabou, os artistas acabaram se diluindo, mas eu continuei sozinho. Fiz uma muito grande há uns sete anos, o pessoal gostou muito e como sou bem ‘pé vermeio’, gosto muito da cidade, o 11 de agosto está na minha alma, decidi seguir com este trabalho”, contou.
De acordo com Mingo, as obras se identificam com a cultura regional e retratam a tradição da região e paisagens rurais. Além disso, ele ressalta que a mostra é uma forma de homenagear Paulo Setúbal e a cidade de Tatuí por meio das artes visuais.
“Toda a programação da semana é muito focada na literatura – o que é muito correto, porque Setúbal era um escritor – e na música, mas desta forma, fazemos tributo a ele também, por meio das artes visuais”, completou.
Todas as telas expostas são inéditas. A mostra vai até o dia 15 de agosto e a visitação é aberta ao público. O Hotel Del Fiol está situado na Praça da Matriz, 26, centro.
Sobre o artista
Mingo Jacob iniciou a carreira artística no final dos anos 70, desenvolvendo trabalhos como desenhista em diversos eventos da época. Conheceu Jaime Pinheiro e iniciou no ofício da serigrafia.
Na pintura em óleo sobre tela, iniciou estudos com a professora Theresinha Pinto. Em 2008, se aperfeiçoou em pintura acadêmica, na Associação Paulista de Belas Artes, em São Paulo.
Foi presidente da Amart e, em 2012, realizou a exposição “Tatuí na Visão do Artista”, dando visibilidade artística a diversos patrimônios históricos da cidade. Também participou de salões, exposições coletivas e individuais, obtendo diversas premiações.
Em 2013, ilustrou o caderno especial produzido pelo jornal O Progresso em comemoração ao aniversário de Tatuí. A publicação intitulada “Tatuí na Visão do Artista” trazia as origens de alguns dos mais significativos patrimônios históricos de Tatuí, como a Igreja Matriz, a Estação Ferroviária e as fábricas de tecelagem, retratados pelo artista plástico.