Homenagem ao Dia da Mulher aconteceu na Pça. da Matriz





Amanda Mageste

Mulheres realizam exames oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde

 

No sábado, 8, na Praça da Matriz, aconteceu homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento, que começou às 10h, ofereceu, às homenageadas, uma manhã com música, orientações, exames e curso.

O local recebeu tendas da Secretaria Municipal da Saúde, do Fundo Social de Solidariedade e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, junto com a OAB. Também havia praça de alimentação, barracas vendendo artesanatos e brinquedos para crianças.

A Secretaria Municipal da Saúde ofereceu exames, somente às mulheres, para aferição de pressão arterial, diabetes, glicemia, circunferência abdominal e testes rápidos de HIV e sífilis.

Também informou e alertou sobre endometriose, câncer de mama, câncer de útero, papanicolau e prevenção sexual.

Na tenda da Saúde, houve o maior fluxo de pessoas. A ajudante geral Roseneide Maria Soares comentou que “foi muito importante fazer os exames, porque a gente não tem oportunidade, quando vai no posto, demora muito para ser atendido. Aqui, o resultado foi rápido”.

O Fundo Social realizou aulas práticas de artesanato, fez exibição de trabalhos artesanais desenvolvidos e divulgação dos cursos que serão oferecidos, ao longo deste ano, nos centros de capacitação.

O Conselho Municipal da Mulher, em parceria com a OAB, divulgou os direitos femininos, destacando a lei Maria da Penha.

Taís Souza Silva, moradora da cidade, que esteve na comemoração, afirmou que é muito importante festejar o Dia Internacional da Mulher. “O pessoal tem mania de falar que o Dia da Mulher é todo dia, mas acho que deve ser comemorado, sim”.

Para ela, a parte mais emocionante foi a apresentação musical: “Muito lindo, estava muito emocionante, e as músicas foram muito bem escolhidas”.

Por volta de 11h, começou o show com o Quarteto Coisas de Mulheres, formado por Cibele Sabione, Natália Ferlin, Sérgio Frigério e Ítalo Ribeiro.

Antes da apresentação, a vocalista do grupo, também maestrina do Coral da Cidade de Tatuí “Prof. José dos Santos”, Cibele, anunciou que, no show, haveria interação da música com outras artes, como pintura e dança, além de apresentação de coral feminino.

Cibele afirmou que o projeto da música no Dia Internacional da Mulher era para levar ao público “um momento de harmonia”, porque, conforme ela, “o mundo precisa disso e a população, até mesmo de Tatuí, vive constantes momentos de violência”.

As artistas plásticas Carmelina Monteiro, Carlota Franco e Raquel Fayad subiram ao palco e fizeram pinturas em telas durante o show do quarteto.

A apresentação seguiu com músicas, a maioria de gênero MPB, que homenageavam mulheres. Em um momento, Natália Ferlin assumiu o microfone e cantou rock para o público.

O show foi interrompido por um instante para que a escritora e integrante do Coral de Tatuí Cildete Saroba Vieira dos Santos recitasse o poema “Mulheres ou Mulheres”, de própria autoria, que, com comparações, homenageia a figura feminina.

Ao final da apresentação, as mulheres do “Coral Feminino”, na companhia de um pianista homem, se apresentaram junto com o quarteto, cantando duas músicas. Quatro bailarinas também dançaram no palco.

O show terminou com a música “Maria Maria”, de Milton Nascimento, e com o público interagindo e cantando junto.

A junção de várias artes no palco foi ideia das integrantes do quarteto, Cibele e Natália, que foram convidadas por Jorge Rizek, diretor do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, para fazer a apresentação.

“Gostei muito da resposta do público. Quando as pessoas viam que tinham outras formas de arte acontecendo junto com a música, elas se surpreendiam com isso, e essa era a intenção da proposta inicial, quando organizamos o projeto”, afirmou Cibele.

“Algumas pessoas ‘tocam’ mais com a música; outras, com as artes plásticas; outras, com a dança. Então, quando eu pensei nesse projeto, eu pensei nessa questão de como tocar as pessoas, de trazer uma harmonia dentro desse contexto. E o Dia Internacional da Mulher é uma data comemorada por causa de uma ação muito violenta que aconteceu”, ressaltou Cibele.

A vocalista finalizou dizendo que “deu tudo certo” e que espera conseguir fazer outras apresentações e interações como a que ocorreu.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, esteve na comemoração e comentou: “Foi um casamento muito bacana juntar todos esses setores, serviços públicos, e trazer para a população uma manhã de sábado bastante animada e descontraída”.

De acordo com ele, é importante homenagear as mulheres “porque elas são essenciais e geram a vida da gente”.