O deputado federal tatuiano José Guilherme Negrão Peixoto, o Guiga Peixoto, do PSL (Partido Social Liberal), inaugurou escritório político na cidade, na manhã de sábado, 16. O espaço fica na Galeria das Mangueiras, à avenida Cônego João Clímaco de Camargo, 141, primeiro andar, sala 103.
O evento foi aberto ao público e reuniu prefeitos e vereadores de cidades da região, além de parlamentares tatuianos e do deputado estadual Rodrigo Gambale (PSL). O senador Major Olímpio (PSL) ainda era presença confirmada, porém, não pôde comparecer, por conta de forte chuva que caia em São Paulo.
O espaço deve funcionar como uma extensão do gabinete “333” de Guiga em Brasília. Tatuí é o único município que possui um escritório político do deputado, aberto em horário comercial, de segunda-feira a sexta-feira.
Conforme Guiga, prefeitos e vereadores de cidades vizinhas, além da própria população, serão recebidos no local “para trabalharem juntos e formarem um grande diferencial para a região”.
O deputado federal ressaltou a importância de a população comparecer ao local para “participar da mudança que o Brasil tanto precisa e para criar uma possibilidade de resgate das esperanças das vidas brasileiras”.
“É muito importante que as pessoas estejam participando dessa mudança. Mais do que qualquer plano para o país, o plano inicial é o combate incessante contra a corrupção que impera neste país há algumas décadas”, declarou.
“Tenho um compromisso selado com a nossa cidade e a nossa região, e, dentro dos nossos princípios e leis, iremos fazer tudo aquilo que for possível para resgatar o progresso”, complementou Guiga.
Ele reforçou a representatividade que Tatuí possui por contar com um deputado no Legislativo federal. Guiga afirmou já ter enviado ofícios para que emendas sejam encaminhadas ao município.
De acordo com ele, até o momento, foi solicitada verba de R$ 1 milhão, junto ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para beneficiar a Santa Casa de Misericórdia. Também, informa, ele já solicitou R$ 250 mil ao Ministério de Infraestrutura.
Durante o evento, o deputado comentou sobre a audiência com o secretário especial da Cultura federal, José Henrique Medeiros Pires, na quinta-feira, 14. Guiga esteve acompanhado do diretor executivo da Abaçaí Cultura e Arte, gestora do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, Ary Araújo Júnior.
“Levei o Araújo Júnior para se encontrar com Pires em Brasília. É notório que fazem 20 anos que o Conservatório está ‘penando’, e isso tem de ser solucionado. Foi muito bacana a conversa entre os dois”, garantiu.
Representantes do PSL no município endossaram o discurso de importância do escritório político em Tatuí para atender às demandas regionais.
De acordo com Fábio Villa Nova, coordenador do PSL em Tatuí, o maior objetivo do espaço é garantir um elo com o gabinete de Brasília, para prefeitos, vereadores e a população em geral.
Villa Nova afirma que todos que comparecerem ao local serão atendidos. Ele ressalta que “muitos dos pedidos podem ser de nível municipal, que a prefeitura deve fornecer. Mas, o que estiver ao alcance do Guiga, a nível federal, será feito”.
Para Wagner Rodrigues, presidente do PSL na cidade, a existência do escritório está diretamente ligada à representatividade. Segundo ele, Tatuí e região passam a ter “um marco referencial para onde devem levar as demandas, os anseios, de quem podem cobrar e de quem podem, realmente, fiscalizar as ações que estão sendo desenvolvidas”.
“Acredito que este escritório político é a materialização de uma efetiva representação do munícipe eleitor, que pode ter um contato mais direto com o seu deputado”, declarou o presidente.
Rodrigues aponta que, “normalmente, os prefeitos conseguem ir para Brasília e levam as reivindicações para lá; já os eleitores não têm a possibilidade de comparecerem ao gabinete para ter um contato com o deputado”.
Ele ainda destaca que Guiga, nos dias que não estiver desenvolvendo as atividades em Brasília – geralmente, entre terça-feira e quinta-feira -, deverá estar em Tatuí.
“Diferentemente do que as pessoas possam pensar, que ele esteja passeando, é muito pelo contrário: será o momento em que existirá um contato com o seu eleitorado, para que possa recepcionar essas demandas”, garantiu Rodrigues.
Já o diretor comercial da Galeria Mangueiras e também vice-presidente do PSL em Tatuí, Eduardo Jordão, assegurou ser uma honra receber o escritório político de Guiga, “justamente por tudo o que ele representa para a cidade como deputado federal”.
Jordão sustentou que Guiga necessitava de um espaço confortável e de fácil acesso para garantir maior proximidade com a população e as lideranças da região.
O diretor afirma que a Galeria Mangueiras possui o propósito de oferecer, a clientes e empresários, espaços para negócios. Segundo ele, o escritório político deve aumentar o fluxo de pessoas no local e, consequentemente, a dinâmica do prédio.
Como vice-presidente do partido, Jordão afirma que propôs ao deputado federal que conhecesse o prédio e, segundo ele, o espaço ia ao encontro das necessidades do escritório político.
“Muito se pensou em comércio de rua ou alguma coisa que fosse próxima da calçada, mas, por outro lado, como há um público especial de liderança política – como vereadores e prefeitos -, também tinha necessidade de uma certa privacidade, para receber bem”, salientou.
“A junção de perspectiva de Guiga com aquilo que a gente podia oferecer culminou com a vinda dele para cá”, finalizou Jordão.