Da reportagem
O portal “Tatuí Cidade Ternura”, estruturado a partir do tradicional Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” – que já soma cinco edições impressas pelo jornal O Progresso – apresentou sua nova versão online no começo deste mês, com atualizações e inéditos recursos para os usuários e leitores, no www.tatuicidadeternura.com.br.
Os atrativos turísticos mais significativos, os títulos históricos mais relevantes, atividades de lazer, agenda de eventos, agenda musical e as principais opções de gastronomia e turismo na cidade estão disponíveis da versão digital, assim como na impressa.
O editor da publicação e diretor de O Progresso de Tatuí, Ivan Camargo, conta que a primeira versão do guia digital começou a ser preparada em 2019, pouco antes da pandemia de Covid-19. Contudo, como entre outras tantas atividades correlacionadas ao turismo, acabou paralisado.
Com o passar do tempo – pelo menos dois anos até que a vacinação começasse a surtir efeito e apaziguasse a contaminação -, o portal de turismo acabou evidenciando a necessidade de atualizações – como tudo o mais de forma constante e rápida no âmbito digital.
“Por esta razão, e com a retomada das atividades turísticas, a opção não foi a de simplesmente recolocar o site online, mas de ‘começar do zero’, refazendo-o completamente, o que acabou demandando mais tempo e levando-o a ter a nova versão apresentada agora, no início de 2023”, declarou o editor.
Entre as novidades, está a possibilidade das postagens de vídeos dentro da própria plataforma, para a divulgação dos estabelecimentos da área de turismo e gastronomia do município e o “georreferenciamento”, pelo qual o turista é informado sobre o melhor caminho para chegar aos locais, a partir de um mapa acessado com um simples toque no endereço desejado.
Além dos principais atrativos da cidade, o portal tem como foco principal a divulgação completa dos serviços, produtos e opções em gastronomia locais, algo de interesse dos visitantes e de todo tatuiano.
De acordo com João Francisco Leite – consultor empresarial na área de tecnologia da informação da Compweb, em Sorocaba -, responsável pela implementação do site, o guia online foi atualizado para “conectar pessoas a empresas, lugares, produtos, profissionais e serviços, além de incluir notícias e informações turísticas relevantes sobre Tatuí e sua história”.
“Os anúncios permitem descrições, fotos, vídeos, categorias e muito mais. Em caso de acesso por dispositivos móveis, a referência por mapa facilita o encontro de resultados, indicando, inclusive, os locais próximos à sua localização”, explicou o consultor.
Na versão digital, conforme Francisco Leite, dependendo do plano escolhido, o anunciante também poderá incluir o anúncio dele em diversas categorias, “o que amplia a divulgação do seu negócio”.
A versão impressa do guia configurou-se na primeira publicação especializada em determinado nicho de mercado na cidade, o turismo, assim permanecendo por sete anos e, agora, ganhando uma nova versão digital.
O portal de turismo e gastronomia não tem objetivo de substituir o modelo tradicional, cuja edição 2022/2023 chegou aos assinantes do jornal O Progresso de Tatuí no aniversário da cidade.
Antes, já havia tido o lançamento oficial e a distribuição junto ao maior evento turístico do município, a Feira do Doce, retomada em julho e que chegou a receber público de quase 200 mil pessoas.
A partir de então, a publicação teve lotes direcionados ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), à prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer-, a locais de fluxo turístico e, ainda, está sendo parte da divulgação do município em grandes eventos – como recentemente, na programação de Natal 2022.
Na Feira do Doce, o então secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli destacou que o impresso foi “extremamente importante” para auxiliar os turistas que vieram visitar Tatuí.
“O guia nos auxiliou muito para promover os atrativos turísticos da cidade na feira. Muitos vieram buscar o impresso no nosso estande, e com ele nós dávamos todas as dicas. A publicação é uma grande referência”, ressaltou Sinisgalli.
Além dos dados históricos, a publicação agrega todas as categorias de bares e restaurantes. De acordo com o ex-secretário, as informações também auxiliaram os expositores e o estande da secretaria com a indicação dos estabelecimentos aos visitantes da Feira do Doce.
“O material foi utilizado por quem queria conhecer os pontos turísticos, através do ‘Mapa Turístico’, e por quem precisava de informações sobre a nossa gastronomia e sobre setor hoteleiro”, comentou.
Sinisgalli ressaltou que o guia vai além do que se propõe. Para ele, o material serve não só para os turistas, mas para a população local, que, muitas vezes, ainda não conhece os equipamentos turísticos e culturais da cidade.
“Acho que o guia também vai abrir os olhos de muitas pessoas para as maravilhas que temos na cidade, e vão começar a visitar mais, levar os filhos para conhecer e vivenciar um pouco da nossa história. O guia vai auxiliar as pessoas a verem a importância e a dar valor ao que Tatuí já tem”, argumentou à época.
O então secretário também classificou como louvável a disposição do jornal em contribuir com o município. Ainda ressaltou a colaboração entre o poder público e o semanário para a concretização do projeto, que também estimula a atividade comercial.
Para Sinisgalli, “ao somar dados de festas, eventos e tradições aos classificados, o guia se torna um material completo. Também estimula a economia, ao divulgar a lista de restaurantes, bares e hotéis de forma gratuita”, concluiu o então secretário.
O projeto de edição do guia “Cidade Ternura” nasceu, justamente, em uma reunião do Comtur, em 2016, na qual foi informado que a cidade não possuía nenhuma publicação especializada em sua gastronomia e potencial turístico.
O jornal O Progresso, então, propôs-se a produzir o guia, o qual alcançou grande repercussão, tanto por servir como um referencial gastronômico para os próprios tatuianos quanto por atender aos turistas em busca de informações sobre a cidade.
“Havia sites que, parcialmente, somavam algumas dessas informações, mas não de maneira integral, com todos os estabelecimentos, inclusive, divulgados gratuitamente”, observou Camargo.
Justamente essa carência embasou a publicação do guia, ele próprio projetado para ser distribuído – também gratuitamente – não apenas a todos os assinantes do jornal, mas junto aos principais pontos de circulação do município.
Desde então, na verdade, a publicação inicial, já em 2016, passou a ser disponibilizada pela internet, acessada por meio do portal de notícias do jornal O Progresso.
No entanto, o conteúdo consistia na reprodução exata do material impresso, em formato PDF – portanto, sem explorar ao máximo a flexibilidade e a rapidez com que as informações podem ser transmitidas e atualizadas pela rede.
Na sequência, em especial com o avanço das iniciativas em turismo estimuladas pela elevação de Tatuí a município de interesse turístico (MIT), o jornal identificou a necessidade de um novo investimento na promoção dos atrativos da Capital da Música.
Em razão disso, O Progresso efetivou parceria por meio de uma nova empresa, a Tatuí Cidade Ternura, e investiu na produção de um portal de turismo efetivo, com todas as possibilidades permitidas pela internet.
O conteúdo do portal segue o mesmo objetivo e a segmentação da publicação impressa, destacando as festas e eventos anuais, além de apresentar, uma a uma, as atrações turísticas da cidade.
Também integram o portal várias reportagens sucintas, abordando as principais virtudes de Tatuí. Por elas, o internauta – e potencial turista – é informado sobre as origens dos consagrados títulos do município, como “Capital da Música”, “Cidade Ternura” e “Terra dos Doces Caseiros”, além da história do “imortal” escritor tatuiano Paulo Setúbal.
Aproveitando o dinamismo possibilitado pela versão virtual – como no guia impresso, com o objetivo de servir de fonte de consulta também ao próprio tatuiano -, o portal apresenta a seção de produtos e serviços, na qual se encontra “de tudo” na cidade.
Nela, estão listados todos os bares, restaurantes, cafés, hotéis, agências de viagens, alambiques, artesanatos, antiguidades, padarias, casas noturnas, docerias, sorveterias, sítios, resorts, livrarias, motéis, pastelarias e outros pertinentes.
Ainda, há destaque para as atrações consagradas pelo público, do Carnaval às demais festas anuais, como a de Corpus Christi, a procissão de São Jorge e a Feira do Doce.
A Semana Paulo Setúbal, atração do mês de agosto, também está presente. A iniciativa, que nasceu de um movimento promovido pelo jornal O Progresso de Tatuí, consiste em uma série de eventos literários e musicais em homenagem ao escritor tatuiano.
As comemorações ao aniversário de Tatuí, no dia 11 de agosto, à Nossa Senhora da Conceição e o Natal Musical ainda são lembrados no portal.
As tradições do município não ficam de fora. Cada vez mais conhecida como a “Terra dos Doces Caseiros”, o portal conta a história da atividade em Tatuí, a partir da década de 1950.
A relação da cidade com a música, particularmente estimulada a partir das antigas fábricas de tecelagem até a implantação do Conservatório, é evidenciada como a maior virtude e “vocação” tatuiana.
No site, também é encontrado o artigo que consagrou Tatuí como “Cidade Ternura”. A fama de hospitalidade teve origem em outubro de 1934, quando o jornal O Progresso publicou texto assinado pelo jornalista Osmar Pimentel.
Já as atrações turísticas são todas acompanhadas de pequenos históricos e das demais informações básicas para as visitações, como locais, contatos, horários de atendimento e, os que possuem, links para acesso direto aos respectivos sites.
As diferenças mais significativas, por sua vez, já podem ser notadas na página de abertura do portal de turismo, onde encontram-se reportagens dos fatos relacionados às áreas de cultura e turismo, apurados a partir dos acontecimentos mais relevantes do momento.