
Neste momento em que começam as inscrições para os produtores e confeiteiros locais à 11ª edição da Feira do Doce de Tatuí, também se inicia a reta final da produção do Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura, material que tem sido o mais utilizado na versão impressa para a divulgação dos atrativos locais, inclusive pela própria municipalidade.
Com distribuição escalonada ao longo de todo um ano, a publicação é lançada, em maior volume e parceria com o jornal O Progresso de Tatuí, sempre na Feira do Doce.
A mais recente distribuição em larga escala do guia aconteceu no encerramento do ano passado, junto à programação de Natal, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
Nessa oportunidade, em meio aos eventos do final de ano, o secretário municipal da pasta, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), reconheceu a parceria com o jornal, apontando que o conteúdo do guia é de grande valia, sendo que os visitantes da cidade podem, além de procurar por informações de pontos turísticos, saberem a história de Tatuí.
“É um material bem completo, que engrandece ainda mais a cultura e o turismo do nosso município”, comentou. Para ele, um momento como o período natalino, com ações que atraem grande público, contribui para que muitos tatuianos possam conhecer, por meio do guia, mais a fundo a parte histórica do município.
“O material é um guia de roteiro completo, que traz várias histórias de pontos turísticos da cidade, sendo uma ferramenta que só tem a contribuir para o turismo local”, salientou.
O secretário lembrou, ainda, que o guia Cidade Ternura também costuma ser distribuído a autoridades e artistas que passam pela cidade, quando realizam apresentações, e aos turistas, que procuram o órgão em busca de informações sobre o município.
“É uma ferramenta muito importante de divulgação, tanto gastronômica quanto turística. Nós, da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgamos o guia em vários espaços, no museu, nas secretarias, porque ele é importante”, acentuou o secretário.
“Também colocamos esse material nas cestas de doce que nós levamos para o governador do estado de São Paulo, para os secretários do governo, os deputados”, acrescentou.
Agora caminhando para a oitava edição, o guia turístico possui um calendário de distribuição pontual, considerando as épocas de maior fluxo de visitantes na cidade.
Por esse motivo, tem o primeiro lote levado a público durante a Feira do Doce, o evento com maior número de turistas, no início de julho. Em seguida, reforça a distribuição durante os eventos de aniversário da cidade, em agosto, e, já no final do ano, aproveita o Natal para uma nova remessa ser levada gratuitamente aos visitantes e mesmo aos próprios tatuianos.
Ainda, outro volume é reservado para os demais eventos de maior relevância promovidos durante o ano.
A gerente administrativa de O Progresso de Tatuí, Lívia Amara Rodrigues de Oliveira, observa também ser importante a responsabilidade do jornal no sentido de ajudar na divulgação de pontos turísticos e atrativos da cidade.
“Todo veículo de comunicação profissional tem uma função social, que é a de informar o cidadão. Sabemos que as notícias são aquilo que os leitores mais esperam, mas não é por isso que vamos deixar de fazer a nossa parte também na promoção do município”, salienta.
De acordo com ela, o guia começou a ser pensado há cerca de oito anos, durante uma reunião do Conselho de Turismo, em razão da ausência de material realmente específico à promoção da Capital da Música. A ideia era que Tatuí pudesse divulgar de forma ampla os pontos turísticos, hotéis e gastronomia, além de contar a história da cidade.
“Assim, tivemos a ideia de criar algo que pudesse contribuir de alguma forma, pois sempre acreditamos que o turismo pode ser uma fonte de renda para muitas pessoas”, reforça.
A proposta, como novamente se observou durante o Natal, tem alcançado seu objetivo. Quem pegava pela primeira vez o guia se dizia surpreso com tantos pontos turísticos relacionados na cidade. No “Espaço do Doce”, que pela primeira vez então integrou o “Natal Encantado”, o material esteve distribuído gratuitamente.
O guia também está disponível pelo portal digital www.tatuicidadeternura.com.br. Nele, os visitantes têm acesso ao conteúdo do impresso de forma virtual, além de reportagens com foco no turismo e na cultura local, produzidas pelo jornal O Progresso de Tatuí.
No portal, os visitantes também podem acessar o conteúdo por segmentos, facilitando o acesso do usuário.
“O portal traz as mesmas informações do formato em papel, porém, com as facilidades que a internet pode oferecer, como a divulgação diária das notícias sobre cultura da cidade. E, mais, a opção do link de pedidos via delivery. Uma opção oferecida àqueles que são clientes do portal, para facilitar a vida do leitor”, explica Lívia.
O objetivo, com a circulação escalonada do guia, é tanto divulgar, sobretudo, os atrativos locais para os visitantes quanto, em simultâneo, dinamizar ao máximo a visibilidade dos parceiros publicitários do guia turístico, que o figuram como anunciantes.
Em benefício ao anunciante, Lívia observa que divulgar as empresas da cidade no guia agrega valor a elas, “por estarem inseridas em um produto de qualidade, sério e que, há muito tempo, já ultrapassou as fronteiras do município”.
“Já tivemos observações de pessoas que vieram de outras cidades e disseram ter se interessado por Tatuí por meio do guia. Isso é um incentivo a mais para nós, que produzimos, tanto quanto para aqueles que se agregam a ele como parceiros”, conclui a gerente.
No ano passado, conforme divulgado pela prefeitura, a décima edição da Feira do Doce de Tatuí vendeu 426 mil unidades e movimentou R$ 2,3 milhões nos seus cinco dias de duração. O evento começou na primeira sexta-feira de julho, 5, e terminou na terça-feira, 9, feriado da Revolução Constitucionalista de São Paulo.
A feira ainda gerou 869 empregos diretos e indiretos. Na edição de 2024, o total de pessoas empregadas foi de 615. Além disso, as empresas doceiras participantes – de acordo com uma pesquisa realizada entre elas – gastaram, naquele período junto ao comércio tatuiano, um montante estimado em R$ 790,7 mil.
Conforme os registros feitos pela empresa de monitoramento, a feira somou o fluxo de 298 mil pessoas. Dante dos números crescentes, pode-se esperar ainda mais movimentação em 2025.
E é dentro dessa animadora expectativa que o Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura possa contribuir ainda mais com o município, promovendo seus atrativos e a própria economia. Assim, com o melhor guia possível, que mais este ano seja doce para Tatuí!