Guia ‘Cidade Ternura’ ganha a 2ª edição

Fábrica São Martinho é um dos atrativos culturais cuja a história é relembrada em publicação anual

Os atrativos turísticos mais significativos, uma parte da história local, atividades de lazer, agenda de eventos e as principais opções de gastronomia na cidade. O “Guia Turístico e Gastronômico Cidade Ternura”, lançado pelo jornal O Progresso em 2016, reúne todas estas informações em sua segunda edição, que chega aos assinantes no domingo, 2.

A publicação especial será entregue aos leitores do impresso, gratuitamente, junto com a edição de fim de semana. O “presente” também estará encartado nos exemplares que chegam aos pontos de venda avulsa, como as bancas de revista.

Nos próximos dias, o jornal enviará lotes da publicação a pontos de interesse turístico e aos órgãos municipais que atuam na área, como o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Projetado para ser uma inovação, por apresentar, pela primeira, vez um “apanhado” de todas as informações relacionadas ao turismo e à gastronomia da cidade, o guia está “de cara nova”. Além de atualizada, a segunda edição contempla capa em couchê, papel especial que tem alta qualidade de impressão.

Com uma pauta elaborada a partir de informações interessantes tanto para tatuianos quanto para turistas, o guia chama para as festas e eventos, destaca as tradições locais e apresenta, em detalhes, as atrações turísticas. Os assuntos são apresentados em reportagens sucintas, cada uma acompanhada por imagens também atualizadas.

Editado pela primeira vez em 2016, o guia “Cidade Ternura” está dividido em cinco capítulos. Na primeira, consta o calendário cultural e turístico do município. Ele traz informações relativas ao Carnaval de rua e nos clubes, bailes de salão, eventos religiosos e, mais recentemente, os gastronômicos.

Como o próprio nome sugere, o calendário lista as atividades culturais e gastronômicas por meses do ano. As atrações começam em fevereiro e seguem até dezembro, quando a cidade comemora o “Natal Musical”, iniciativa promovida pela ACE (Associação Comercial e Empresarial) e Prefeitura.

Na seção “história”, a publicação explica como surgiram os principais títulos ostentados por Tatuí: “Cidade dos Doces Caseiros”, “Capital da Música” e “Cidade Ternura” – este último, com origem em artigo publicado pelo jornalista Osmar Pimentel no jornal O Progresso, em 14 de outubro de 1934.

Igualmente importante, a figura do escritor tatuiano Paulo de Oliveira Leite Setúbal está presente na publicação. Principal expoente da literatura tatuiana, ele dá nome ao museu histórico do município e a uma das praças centrais.

Na terceira parte, o guia apresenta as atrações turísticas de Tatuí. São, ao todo, 20 páginas contendo informações diversas, entre as quais, sobre a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, a capela de São João do Bemfica (marco inicial da cidade), o Conservatório, a estação ferroviária e as antigas fábricas de fiação.

Também estão presentes informações sobre a Capela do Divino, Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Mercado Municipal “Nilzo Vanni” e o Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”.

Há, ainda, o “Circuito das Praças”, que inclui descrições sobre a Antônio Prado (Concha Acústica), Cesário Mota (“Junqueira”), Matriz, Olívio Junqueira (“chafariz”), São Martinho (“Santa”) e Paulo Setúbal (“Barão”).

O guia ainda apresenta a avenida Cônego João Clímaco de Camargo (avenida das Mangueiras), o Aeroclube de Tatuí e a Fazenda Maria. Espaços como o Sítio do Carroção – único resort pedagógico do Brasil -, o Sítio Santa Rosa e o Solar Quim Quevedo complementam a seção informativa.

Abrangendo todas as categorias de bares e restaurantes, a seção dos classificados engloba hotéis, espaços para diversão e arte e prestadores de serviços de locomoção.

De modo a privilegiar este setor da economia local e reunir o maior número de empreendimentos, o jornal O Progresso manteve a dinâmica da primeira edição, cuja divulgação nos classificados acontece gratuitamente.

Por meio desta iniciativa, o jornal, de um lado, prestigia o comércio do município e, de outro, oferece a quem “degusta” o material a melhor experiência em termos de acesso à informação e de contato com os prestadores de serviços.

Mais que instigar o turismo, a medida impacta na economia da cidade, uma vez que estimula o consumo diversificado. Também representa a primeira iniciativa pública – embora feita por uma empresa de comunicação privada – no sentido de divulgar Tatuí para o maior público possível, tanto interno como externo.

Não por acaso, o guia se soma aos esforços da sociedade civil, de autoridades e, particularmente, do Comtur para que Tatuí fosse reconhecida como MIT (Município de Interesse Turístico). Ao compilar dados do turismo e da gastronomia, juntando-se a estes setores do turismo os bares, cafés, restaurantes, hotéis e espaços de diversão e arte, a publicação extrapola o caráter primário de informação.

Também atende às expectativas dos próprios tatuianos – que passam a conhecer mais a cidade onde residem – e dos visitantes, de forma gratuita.

Para impulsionar ainda mais a divulgação da Cidade Ternura, o guia ainda estará totalmente disponível em versão on-line, podendo ser acessado por meio do portal de notícias do jornal, “O Progresso Digital”, pelo endereço eletrônico www.oprogressodetatui.com.br.