O jornal O Progresso já iniciou a distribuição do “Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura”. A publicação chega à terceira edição trazendo novidades na versão 2018/2019.
Além de atualizado, o guia mantém o objetivo maior de apresentar pautas elaboradas a partir de informações interessantes tanto para tatuianos quanto para os turistas.
O guia chama para as festas, eventos, destaca as tradições locais e apresenta, em detalhes, as atrações turísticas. Os assuntos são apresentados em pequenas reportagens, todas com imagens também atualizadas.
A versão lançada neste ano está dividida em cinco capítulos. No primeiro, consta a agenda cultural da cidade ao longo do ano; no segundo, a agenda musical; e no terceiro, reportagens explicando as razões pelas quais Tatuí é conhecida como Capital da Música, Cidade Ternura, Terra dos Doces Caseiros e, ainda, relembra a história do “imortal” Paulo Setúbal.
Na sequência, a publicação enumera todas as principais atrações turísticas do município e, por fim, é encerrado com o segmento de produtos e serviços, no qual são encontrados, por exemplo, todos os bares e restaurantes, docerias, hospedagens e demais informações úteis.
O impresso foi editado pela primeira vez em 2016 e, desde então, vem trazendo novidades a cada edição, sempre valorizando as tradições artísticas e culturais da cidade. Neste ano, a publicação procurou focar ainda mais na tradição musical.
A valorização da produção artística tatuiana já começa pela capa. A foto que ilustra a primeira página ostenta um violino fabricado na luteria do Conservatório de Tatuí. A instituição, fundada em 1954, consolidou a maior vocação cultural do município e elevou-o à notoriedade no ensino da música.
Considerando o título “Capital da Música” e buscando fortalecer ainda mais as raízes musicais, o guia apresenta, como um diferencial desta edição, uma agenda musical com eventos exclusivos da escola de música.
Outro diferencial do lançamento deste ano é o “Mapa Turístico Tatuí Cidade Ternura”, encartado no miolo da publicação. Ele destaca os pontos turísticos do município de forma estilizada, com ilustrações dos principais atrativos.
A ilustração também é impressa em couchê – como a capa do guia -, porém, em tamanho quatro vezes maior que o da publicação.
A qualidade da impressão e o formato foram elaborados para que o mapa possa ser destacado do guia, fazendo com que seja próprio para ser guardado ou fixado na parede, por exemplo.
O material foi produzido com patrocínio da Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara) e produção e arte da Agência de Comunicação e Marketing AG6.
Para reforçar a questão cultural e a elevação de Tatuí a MIT (município de interesse turístico), assim como na primeira e na segunda edição, continuam tendo destaque na pauta os principais pontos turísticos e a agenda anual de eventos.
O primeiro lote da publicação foi entregue à Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em tempo para que pudesse ser usado durante a Feira do Doce.
“O impresso é extremamente importante e vai auxiliar muito com os turistas que estamos esperando para visitar a nossa cidade”, comentou Cassiano Sinisgalli, secretário da pasta.
Ele recebeu um lote com mil exemplares na tarde de quinta-feira, 5, no Centro Cultural Municipal. A secretaria distribuiu uma parte deles nos dias 6, 7, 8 e 9, durante a sexta edição da feira, e pretende entregar o restante nos departamentos de Cultura e Turismo.
“O guia nos auxiliou muito para promover os atrativos turísticos da cidade na feira. Muitos vieram buscar o impresso no nosso estande, e com ele nós dávamos todas as dicas. A publicação é uma grande referência”, ressaltou Sinisgalli.
Além dos dados históricos, a publicação agrega todas as categorias de bares e restaurantes. De acordo com o secretário, as informações também auxiliaram os expositores e o estande da secretaria com a indicação dos estabelecimentos aos visitantes da Feira do Doce.
“O material foi utilizado por quem queria conhecer os pontos turísticos, através do ‘Mapa Turístico’, e por quem precisava de informações sobre a nossa gastronomia e sobre setor hoteleiro”, comentou.
Sinisgalli ressaltou que a terceira edição do guia vai além do que se propõe. Para ele, o guia servirá não só para os turistas, mas para a população local, que, muitas vezes, ainda não conhece os equipamentos turísticos e culturais da cidade.
“Acho que o guia também vai abrir os olhos de muitas pessoas para as maravilhas que temos na cidade, e vão começar a visitar mais, levar os filhos para conhecer e vivenciar um pouco da nossa história. O guia vai chegar na casa das pessoas e auxiliá-las a verem a importância e a dar valor ao que Tatuí já tem”, argumentou.
O secretário também classificou como louvável a disposição do jornal em contribuir com o município. Ainda ressaltou a colaboração entre o poder público e o bissemanário para a concretização do projeto, que também estimula a atividade comercial.
Para Sinisgalli, ao somar dados de festas, eventos e tradições aos classificados, o guia se torna um material completo. Também estimula a economia, ao divulgar a lista de restaurantes, bares e hotéis de forma gratuita.
“Entendo que este guia dará um norte para o turista que chegar à cidade e não conhece nada. Acho que, além da feira, ele vai nos auxiliar muito durante todo este ano”, concluiu o secretário.