Da reportagem
Em atendimento a um ofício apresentado pelo deputado Carlos Cezar (PL) no mês de agosto, o secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, autorizou a doação de 80 pistolas calibre ponto 40, da marca Taurus, à Guarda Civil Municipal de Tatuí.
A corporação foi contemplada em um lote de 245 armas que pertenciam ao arsenal da Polícia Civil. Conforme a resolução publicada na edição do dia 17 de outubro do Diário Oficial de São Paulo, os armamentos também foram destinados aos municípios de Americana e Cruzeiro.
De acordo com a corporação, a GCM de Tatuí possui efetivo de 138 guardas, e atende cerca de 400 ocorrências por mês, aproximadamente 75% das atendidas na cidade.
A doação faz parte de uma política de “integração” com municípios paulistas, promovida pela SSP por meio de convênios, conforme anunciado.
Cezar define a doação dos armamentos como “um importante reforço ao efetivo municipal, em especial, às ações preventivas, de proteção ao patrimônio público e de policiamento comunitário”.
“Parabenizo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o secretário Derrite por Tatuí fazer parte dessa iniciativa de fortalecimento às Guardas Civis, os quais permitem reforçar a segurança pública de todo o estado”, declarou o parlamentar, por assessoria de comunicação.
O deputado apresentou o pedido à SSP a partir de uma solicitação do então vereador Hiago Daros (PRTB). As armas usadas pela Polícia Civil estão sendo substituídas gradativamente, com previsão de término em 2024.
A corporação mudou a padronização do armamento e está substituindo as pistolas ponto 40 por armas de calibre nove milímetros. As pistolas em condições de uso são doadas às GCMs paulistas.
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Tatuí desta semana, segunda-feira, 23, o vereador Leandro de Camargo Barros (Cidadania), que também é guarda municipal, subiu à tribuna para parabenizar o governador e o secretário da Segurança, “pela iniciativa e celeridade na doação das armas para a corporação local”.
Ele lembrou que, no dia 20 de julho, havia solicitado ao governador que o processo de requisição das pistolas fosse célere.
Com as três cidades atendidas pela nova resolução, já são dez prefeituras beneficiadas pela doação do armamento neste ano, totalizando quase 700 pistolas entregues. Outros pedidos já realizados estão em análise pela SSP.
As armas têm menos de dez anos de fabricação e são testadas antes de a doação ser formalizada. A destinação às prefeituras está prevista no decreto estadual 51.027/2006.