Guarda inaugura sistema que busca otimizar administração





A GCM (Guarda Civil Municipal), em parceria com a Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, lança no próximo dia 9, terça-feira, um sistema informatizado. A “inauguração” será feita em cerimônia na instituição, programada para as 19h.

O software permitirá o registro de ocorrências e controle operacional da corporação “em tempo real”. O sistema foi produzido pelos estudantes Mário Fernando Oliveira e Renato Fernando Antunes de Almeida, do curso de gestão da tecnologia da informação, sob orientação do professor José Márcio Mathias.

Denominado de “Sistema de Gestão Administrativa”, o programa é fruto de um ano e meio de trabalho. Ele tem como principal objetivo auxiliar a corporação no planejamento e tomada de decisões estratégicas para garantir a segurança urbana.

Desenvolvido com tecnologia responsiva, que funciona via “browser” (navegador) em computadores e dispositivos móveis, o software fará o gerenciamento da escala de horário das tropas. Também permitirá organização do armamento, controle de viaturas e materiais de almoxarifado.

Por meio do sistema, os guardas poderão, ainda, elaborar dados estatísticos em tempo real. “Os alunos participaram de diversas reuniões e visitas técnicas à Guarda Municipal, para criar uma solução focada no ganho de tempo com a otimização dos processos internos”, disse o orientador do trabalho.

Segundo os estudantes, os procedimentos anteriormente registrados em bancos de dados diversos ganharam integração. Com isso, poderão ser compartilhados entre as divisões da GCM.

“A agilidade no fluxo de informações permitirá melhor controle e mapeamento das ocorrências, ajudando a direcionar as ações de inteligência da corporação”, destaca Almeida.

Já Oliveira destacou que o sistema trará benefícios para a população. “É uma experiência muito gratificante aplicar nossos conhecimentos no aprimoramento da qualidade de um serviço prestado ao cidadão”.

“Nossa ideia é utilizar esse modelo acadêmico como referência para desenvolver novas soluções, tanto para o poder público quanto para a iniciativa privada”, acrescentou.

Para o inspetor da GCM Fábio Luciano Leme, a expectativa é de que o projeto auxilie a corporação a “obter um registro mais preciso, seguro, dinâmico e de fácil acesso”.

“Após a implantação completa, o novo sistema contará com o apoio de tablets instalados nas viaturas, tornando mais célere a percepção dos problemas, assim como a operacionalização de estratégias”, declarou, via assessoria.