Um grupo de 30 pessoas realizou ato de “ocupação” na região central de Tatuí. A ação aconteceu na manhã do dia 21 deste mês, sábado passado, na Praça da Matriz, e integrou a programação local do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.
O objetivo é conscientizar sobre o uso indevido de vagas especiais, destinadas ao estacionamento de veículos que transportem ou sejam conduzidos por pessoas com necessidades especiais. A ação foi desenvolvida pela prefeitura, por meio do DMMU (Departamento Municipal de Mobilidade Urbana).
O órgão contou com parceria do CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais).
Realizada das 9h às 13h, a atividade consistiu em “ocupar” vagas de estacionamento com cadeiras de rodas. A intenção é sensibilizar a população com relação à dificuldade encontrada por pessoas com deficiência quando motoristas sem necessidades especiais estacionam nas vagas reservadas.
De acordo com a prefeitura, cada uma das cadeiras de rodas continha uma frase “quase sempre utilizada como desculpa por motoristas desobedientes”. O Executivo informou, ainda, que o ato fez parte das ações do “Setembro Verde”, mês dedicado à visibilidade da inclusão social, e da Semana Nacional do Trânsito, que visa conscientizar condutores do município.
Na ação, também foram estendidas faixas educativas na rua 11 de Agosto. Por meio dos materiais, o DMMU pediu “o respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência”.
A Praça da Matriz ainda abrigou uma tenda, destinada à orientação feita por agentes de trânsito e voluntários. O grupo informou a população sobre quem tem o direito e onde podem ser emitidas a carteirinha de estacionamento preferencial.
Entre os voluntários, estiveram pessoas com deficiência física, visual e intelectual.