Grupo Jovem de Teatro vai a SP para encenar ‘Submarino’

267





Divulgação

Atores também apresentam espetáculo em Tatuí nesta terça-feira, 5

 

O Grupo Jovem de Teatro do Conservatório de Tatuí faz estreia oficial do espetáculo “Submarino” no próximo domingo, 10, às 16h, no teatro Cultura Inglesa, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. A entrada é franca, sendo que a bilheteria abre uma hora antes de cada apresentação à rua Deputado Lacerda Franco, 333.

Em Tatuí, o espetáculo terá pré-estreia nesta terça-feira, 5, às 15h, na Sala Preta, no setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí (à rua Coronel Aureliano de Camargo, 550, 1º andar).

Uma segunda apresentação já está confirmada para o dia 29 de novembro, às 18h, no teatro “Procópio Ferreira”, localizado à rua São Bento, 415, no centro, dentro da “Mostra de Artes Cênicas 2013”. Todas as apresentações são gratuitas.

“Submarino” faz parte da 7a “Mostra Conexões de Teatro Jovem”, resultado do Projeto Conexões, que reúne dez grupos pedagógicos de São Paulo. O Grupo Jovem do Conservatório de Tatuí é o único do interior do Estado.

No projeto, os grupos trabalham quatro textos inéditos escritos por autores brasileiros e britânicos. Eles são desenvolvidos especialmente para dialogar com o universo jovem. O grupo local trabalhará com “Submarino”, de Leonardo Moreira.

O espetáculo, que também marca a estreia de Marcos Caresia na carreira de diretor, conta a história de um grupo de amigos que, no primeiro dia de retorno às aulas após a morte de um dos colegas, tem que conviver com sua ausência.

No elenco, estão: Jeferson Rodrigues, Mateus Milani, Rodrigo Vieira, Beatriz Lopes, Mira Ribeiro, Kelly Oliveira e Renata Cresciulo. Marcos Caresia assina direção e iluminação.

A cenografia é de Jaime Pinheiro e a sonoplastia, de Lucas Gonzaga. Os figurinos são de Carlos Alberto Agostinho e a maquiagem, de Dalila Ribeiro.

O Projeto Conexões existe há sete anos em São Paulo e tem como objetivo incentivar o teatro feito por jovens e para jovens. Está inserido em um programa amplo e consagrado no National Theatre (Inglaterra), o New Connections que, em mais de 20 anos de atividade, contemplou a montagem de mais de cem peças.

Ele também é realizado por parceiros internacionais na Itália, Noruega, Georgia e Portugal. A ação visa estimular novos autores, promover discussões e encontros entre estudantes, atores e diretores sobre a encenação, o diálogo e o interesse dos jovens sobre as questões contemporâneas.

O Conservatório de Tatuí participa do Projeto Conexões com grupos residentes desde o ano de 2008.